Como parar de comer ultraprocessados?
Sara Oliveira
2025-09-08 07:22:13
Count answers
: 17
A regra de ouro é: prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.
Alimentos in natura ou minimamente processados são a base de uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.
Já com os alimentos ultraprocessados, a situação muda um pouco.
Enquanto os processados podem ser consumidos em pequenas quantidades, os ultraprocessados devem ser evitados.
Uma forma prática de distinguir alimentos ultraprocessados de alimentos processados é consultar a lista de ingredientes que, por lei, deve constar dos rótulos de alimentos embalados que possuem mais de um ingrediente.
Devido a seus ingredientes, alimentos ultraprocessados – como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e macarrão instantâneo – são nutricionalmente desbalanceados.
Além disso, a formulação desses produtos e até mesmo a sua apresentação, que geralmente é feita em grandes quantidades, incentivam o consumo excessivo e a substituição da comida de verdade.
Portanto, pensando na saúde e no bem-estar geral de uma sociedade.
Nicole Leite
2025-08-26 04:17:57
Count answers
: 17
Um alternativa é consumir alimentos que possuem triptofano, uma substância que auxilia na produção da serotonina.
Entre eles estão o chocolate e a banana.
A nutricionista da Pluxee ensina que uma boa maneira de reduzir o consumo das guloseimas da tarde é se organizar para trazer de casa pequenas marmitas com produtos “doces”, que não possuem adição de açúcar industrial.
Anote a lista de alimentos não industrializados que matam a vontade de comer doce: Frutas in natura como banana, uva e tâmara – que são doces por natureza e fáceis de transportar;
Oleaginosas como castanhas, nozes e avelãs – o segredo aqui é prestar atenção na quantidade, porque apesar de terem inúmeros benefícios para a saúde, possuem um elevado teor de gordura;
Frutas secas – fáceis de transportar e mais resistentes do que as frutas in natura.
Se ficar sem chocolate não é uma opção, prefira o amargo ou meio amargo, e em pequena quantidade.
Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, praticar atividade física e beber bastante água são atitudes imprescindíveis para quem quer ter uma vida longa, saudável e com qualidade.
Se estiver difícil fazer a mudança sozinho, peça ajuda de um nutricionista para replanejar sua dieta.
Inês Figueiredo
2025-08-20 03:09:14
Count answers
: 21
Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Leia os rótulos e prefira levar para casa iogurte natural, integral ou desnatado, ou os iogurtes que contêm o mínimo de aditivos, açúcar ou adoçantes. Aproveite para ir adaptando o seu paladar ao iogurte natural, pesquise receitas para consumir iogurte de diferentes formas. Prefira consumir pipoca de panela, frutas secas e frescas, castanhas, amendoim. Quando decidir por biscoitos doces ou salgados, prefira os integrais que você identifique menos ingredientes no rótulo. Os bolos feitos em casa são ótimos substitutos para os bolos ultraprocessados. Compre os ingredientes e prepare o seu bolo e, caso você faça um bolo grande, congele os pedaços, na porção certa para comer depois. O ideal é evitar as bebidas açucaradas ou adicionadas de adoçantes, para isso, lembre-se de ler a lista de ingredientes e prefira aquelas bebidas com poucos ingredientes e, de preferência, sem açúcares ou adoçantes e outros aditivos. No caso das bebidas, o melhor é comprar frutas frescas e fazer seu suco em casa, busque receitas de água saborizada, ou escolha os sucos integrais produzidos apenas com frutas.
Frederico Faria
2025-08-11 23:37:00
Count answers
: 20
Como fugir dessas armadilhas?
A pesquisadora lembra que as opções mais saudáveis são as menos processadas, os alimentos frescos como as verduras, legumes, frutas, leite, carnes, ovos, cereais e feijões, preferencialmente orgânicos.
Também é importante ter uma postura crítica em relação à publicidade e aos rótulos, já que trazem informações pensando na comercialização dos produtos, e não necessariamente indicam os reais benefícios.
Ainda bem que o Brasil avançou na legislação de rotulagem e agora teremos selos frontais em formato de lupa informando o consumidor que o produto é alto em açúcar adicionado, sal e gordura saturada, mas ainda temos que evoluir e mostrar cada vez mais informações ao consumidor.
A inclusão da informação da presença de adoçantes artificiais, como acontece em países como Chile e México, também é sugerida pela pesquisadora como solução.
Leonardo Andrade
2025-08-05 05:09:34
Count answers
: 15
A mudança de hábitos leva tempo e exige dedicação.
Seja paciente consigo mesmo e celebre cada pequena conquista.
Aqui estão seis estratégias que podem ajudar nesse processo:
1. Aumento gradual de alimentos in natura
2. Leitura atenta dos rótulos
3. Preparo caseiro
4. Substituições gradativas
5. Consciência sobre gatilhos
6. Acompanhamento nutricional
A redução gradativa desse tipo de alimento também é uma opção, assim como a substituição por opções semelhantes, mas com ingredientes mais saudáveis.
Outra sugestão é ingerir os ultraprocessados apenas uma vez por semana, com o objetivo de retira-los totalmente do consumo, melhorando a saúde e beneficiando a longevidade.
Filipa Lopes
2025-08-03 02:48:54
Count answers
: 22
A maioria destes alimentos – doces, salgadinhos, biscoitos recheados – são ricos em açúcares, gorduras saturadas e trans.
Eles estão associados a uma série de problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e aumento do risco de câncer.
Descasque mais e desembale menos é uma regra muito importante: não só em termos de emagrecimento, mas também para quem busca saúde e vitalidade.
Cozinhe em casa: preparar refeições em casa permite que você tenha controle sobre os ingredientes e as porções.
Faça compras conscientes: leia os rótulos dos produtos e evite aqueles com uma lista muito extensa de itens.
Deixe frutas sempre por perto para fazer lanches saudáveis
Facilite o consumo de alimentos saudáveis: deixe frutas, vegetais, nozes e outros alimentos saudáveis à vista.
Evite compras desnecessárias: limite as compras de doces, bolachas, sorvetes, embutidos e congelados.
Planeje suas refeições: organize suas refeições com antecedência para evitar recorrer a improvisos.
Coma com regularidade: estabeleça horários para as refeições e os lanches de maneira que não sinta fome em momentos inadequados.
Saiba reconhecer a fome emocional: evite descontar sensações como tristeza, cansaço ou frustração na comida.
Beba água: mantenha-se bem hidratado, bebendo água ao longo do dia.
Às vezes, a sensação de sede é confundida com fome.
Liliana Gaspar
2025-07-21 12:27:00
Count answers
: 17
Livres-se dos produtos hiperpalatáveis. Comida de verdade é sempre o melhor caminho.
Conheça seu creme de leite e saiba quais são comida de verdade. Invista em acessórios culinários e deixe os preparos ainda mais saborosos.
Faça escolhas conscientes. Um recado da Rita Lobo para você.
Pense a refeição com antecedência e não deixe para quando a fome já bateu.
Lanche é fruta. Mudança de hábito para largar o biscoito recheado.
Read also
- Como podemos nos prevenir dos alimentos ultraprocessados?
- Como podemos evitar o consumo excessivo de alimentos processados?
- Como cortar ultraprocessados?
- Como evitar o consumo exagerado de alimentos industrializados?
- Como diminuir o consumo de ultraprocessados?
- Como substituir os alimentos ultraprocessados?
- Como posso reduzir o consumo de ultraprocessados?
- Como podemos evitar o consumo excessivo?