Quais são os melhores músculos para treinar juntos?

Lisandro Freitas
2025-05-28 22:09:20
Count answers
: 10
É por esta razão que os melhores grupos musculares para treinar em conjunto são aqueles que se encontram muito próximos no nosso corpo. Pode passar a segunda-feira a treinar a parte superior do corpo, que inclui o peito, os ombros e os tríceps. A quarta-feira é dedicada ao treino da parte média do corpo, com exercícios para as costas, bíceps e abdominais. Na sexta-feira, pode concluir a semana com um treino para a parte inferior do corpo, com exercícios para os isquiotibiais, quadríceps e panturrilhas.
É por esta razão que os melhores grupos musculares para treinar em conjunto são aqueles que se encontram muito próximos no nosso corpo, ou seja, não faria muito sentido treinar ombros e coxas no mesmo dia, pois estão a trabalhar zonas muito distantes do corpo.
A forma mais comum de treinar é dividir o corpo em três grupos musculares principais: Parte superior do corpo, Parte média e Parte inferior do corpo.
Isto traduz-se em melhores resultados.

Lia Vicente
2025-05-28 19:00:35
Count answers
: 16
Basicamente, os três grupos musculares mais usados para os treinos são divididos em A: tórax, ombro e tríceps; B: costas, abdômen e bíceps; e, por último, C: parte inferior, pernas e glúteo.
De forma geral, o treino ABCD pode ser dividido em costas + bíceps em um dia, peito + tríceps em outro, descanso, pernas em um dia e ombros em outro, seguido novamente de descanso.
Opção 1: Segunda-feira: Peitoral e tríceps; Terça-feira: Costas e bíceps; Quarta-feira: Descanso ou treinamento cardiovascular; Quinta-feira: Ombros e trapézio; Sexta-feira: Pernas e abdominais.
Opção 2: Segunda-feira: Peitoral, ombros e tríceps. Terça-feira: Costas e bíceps. Quarta-feira: Descanso ou treinamento cardiovascular. Quinta-feira: Pernas e abdominais. Sexta-feira: Descanso ou treinamento cardiovascular.
Opção 3: Segunda-feira: Peitoral e bíceps. Terça-feira: Costas e tríceps. Quarta-feira: Descanso ou treinamento cardiovascular. Quinta-feira: Pernas e abdominais. Sexta-feira: Ombros e trapézio.
Opção 4: Segunda-feira: Peitoral e ombros. Terça-feira: Costas e trapézio. Quarta-feira: Descanso ou treinamento cardiovascular. Quinta-feira: Pernas e abdominais. Sexta-feira: Bíceps e tríceps.
Além disso, é importante lembrar que a intensidade e volume de treinamento devem ser ajustados de acordo com a capacidade e experiência do praticante.
Também é importante incorporar exercícios compostos que envolvam vários grupos musculares ao mesmo tempo, como agachamentos, levantamentos de terra e supino.
Esses exercícios podem ajudar a maximizar o tempo de treinamento e aumentar a eficiência do treino.

Carlota Pinto
2025-05-28 18:25:56
Count answers
: 8
Os principais grupos musculares são: costas, peito e pernas.
Esta separação significa que é possível treinar todos os grupos musculares numa semana.
Por outro lado, não é aconselhável misturar dois ou três deles juntos no mesmo dia, devido ao seu efeito adverso no sistema nervoso.
É recomendável centrar-se no benefício de treinar grupos musculares complementares: se nos dedicarmos ao peito, por exemplo, juntaremos exercícios de bíceps, tríceps e ombros.
Ao focarmo-nos nas pernas, combinamos gémeos, femoral, isquiotibiais, glúteos, etc.
As melhores combinações de grupos musculares numa rotina dividida clássica de três dias numa semana, com um dia de descanso alternado, podem ser assim:
Segunda-feira: peito com bíceps ou tríceps e ombros.
Quarta-feira: costas com bíceps ou tríceps.
Sexta-feira: pernas e glúteos, mais concretamente exercícios de femoral, isquiotibiais, quadríceps e gémeos.