O treinamento de força se caracteriza em um treino que foca aumento do recrutamento das unidades musculares, portanto, o corpo fará solicitação de maior quantidade de fibras musculares para que a resistência imposta ao mesmo seja vencida.
Em relação à execução do treino de força, repetições, carga de peso e descanso, de acordo com a literatura vigente, o treino de força pura tem referência de 1 a 6 repetições, usando 90% a 100% da carga máxima, com repouso de 3 a 5 minutos de uma série à outra.
Importante lembrar que essas repetições deve ser feitas corretamente, e caso consiga mais de 6 repetições é sinal de que a carga está leve para um treino de força.
Como esse treino possui uma intensidade muito alta, deve durar entre 2 a 4 semana no máximos sempre periodizando.
Isso evitará que os músculos não fiquem cansados antes de serem trabalhos e/ou não tenha o tempo de recuperação necessária, correndo o risco de sofrer lesões.
Um fator essencial para o sucesso para esse treinamento tem a ver com a alimentação, que deve incluir carboidratos, gorduras e proteínas de modo equilibrado, já que estes elementos são fundamentais à construção muscular.
A nutrição é uma característica à parte na musculação, já que assim como em tipos de treino, a nutrição deve ter organização segundo os objetivos.
Força e músculos exigem tempo para a construção, sendo preciso ter paciência e persistir.