O que causa a falta de flexibilidade?
Vanessa Oliveira
2025-07-28 11:09:40
Count answers
: 22
Muitas vezes, não realizar alongamentos frequentemente é o que torna alguém pouco elástico.
Mas existe também o componente genético, que faz com que algumas pessoas sejam menos ou mais flexíveis do que outras.
As mulheres, por exemplo, são naturalmente mais flexíveis do que os homens.
Cada um tem sua limitação física.
Em alguns casos, independentemente da frequência e intensidade que realize exercícios para melhorar a flexibilidade, a pessoa pode não conseguir tocar os pés com as mãos, pois a anatomia das articulações vai impedir esse movimento.
Erica Ferreira
2025-07-28 10:19:55
Count answers
: 21
Uma articulação pode ficar com amplitude de movimento limitada devido a: Dor, Lesão anterior da articulação causando a formação de tecido cicatricial significativo, Imobilização prolongada da articulação causando o encolhimento dos tendões, Acumulação de líquido em uma articulação resultante de artrite ou lesão grave, Rompimento de uma porção de cartilagem que bloqueia o movimento da articulação.
A movimentação também pode ficar limitada quando causa dor. Pessoas com dores nos músculos, ligamentos, ossos ou articulações tendem a limitar sua movimentação consciente e inconscientemente.
A flexibilidade da articulação pode ser maximizada com exercícios de alongamento e fisioterapia.
Se a amplitude de movimento da articulação estiver restringida gravemente devido à formação de tecido cicatricial, pode ser necessário realizar uma cirurgia.
Mover-se pode ser difícil por causa de distúrbios que restringem a movimentação da articulação ou causam fraqueza, rigidez, tremor ou dificuldade para iniciar o movimento.
Tomás Melo
2025-07-28 09:29:11
Count answers
: 23
A perda da flexibilidade do corpo é provocada pelo desuso, pelos hábitos posturais ruins, pelo medo da dor e evitação do movimento, e não somente pelo envelhecimento. Movimentos que não são realizados regularmente tendem a diminuir. Evitar o movimento e temer a piora da dor nos músculos e articulações é responsável por diminuir a flexibilidade do corpo ao longo dos anos.
Quando os movimentos do corpo estão envolvidos com a dor, a diminuição da flexibilidade se torna maior ao longo dos anos. Estudos mostram que o medo da dor e a evitação do movimento é uma crença que contribui para o aumento da incapacidade física e alterações do humor, em pacientes com dor lombar crônica.
Clara Lopes
2025-07-28 09:22:05
Count answers
: 15
Com o passar do tempo, essa habilidade tende a diminuir devido a mudanças estruturais nos tendões e articulações, que se tornam menos elásticos.
Além disso, fatores hormonais e comportamentais podem acelerar esse declínio.
Conforme envelhecemos, a flexibilidade diminui naturalmente, funcionando quase como um relógio de envelhecimento.
Essa perda está associada as mudanças nos tendões e articulações, que se tornam menos elásticos.
Nádia Simões
2025-07-28 08:32:50
Count answers
: 22
A dificuldade em ser flexível pode estar relacionada ao avanço da idade e ao sedentarismo.
Além disso, quando uma articulação não é capaz de realizar o movimento em toda a sua amplitude, essa falta é compensada por uma outra articulação.
Assim, esse local da compensação passa a ficar sobrecarregado e com risco ao surgimento de lesões, como distensões e entorses.
A falta de flexibilidade está relacionada à perda da independência na população idosa que acaba recorrendo à ajuda de outras pessoas para auxiliar em atividades simples do dia a dia, como pegar algo no alto e agachar.
Por isso, movimentar o corpo com atividades físicas e manter uma rotina ativa melhora a qualidade de músculos e das articulações e evita o sedentarismo, além de diminuir o risco de lesões.
Carlos Freitas
2025-07-28 08:18:46
Count answers
: 28
O encurtamento muscular é um problema comum que ocorre quando nossos músculos se tornam mais curtos e tensos que o normal e pode ser causado por diversos fatores, como o sedentarismo, posturas inadequadas, falta de alongamento e até mesmo o estresse do dia a dia. Ficar muito tempo na mesma posição, principalmente trabalhando em um computador pode levar ao encurtamento muscular. Isso significa que o corpo passa a ignorar a parte que não é usada e se adapta na posição que demanda menos esforço, ou seja, a posição que não exige amplitude de movimento. Com a idade tendemos a perder a elasticidade e, por isso a prevenção é recomendada para todas as idades, especialmente para quem está na melhor idade.