:

Quantas vezes se deve treinar por semana?

Matilde Anjos
Matilde Anjos
2025-09-03 23:53:58
Count answers : 12
0
O número de sessões depende da intensidade de cada treino. Se investir em exercícios de alta intensidade, o indicado é malhar dia sim, dia não, para dar tempo para o corpo se recuperar. Agora, caso o exercício seja leve, é possível até treinar todos os dias. O número de vezes que você vai à academia depende da divisão do formato do seu programa de musculação (A,B; A,B,C; A,B,C,D etc.), mas já é possível obter bons resultados com três treinos — sendo que o mais indicado geralmente é quatro ou cinco, e algumas pessoas chegam a malhar sete vezes. O mais importante é respeitar o tempo de descanso que um grupo muscular precisa para se recuperar — por isso você não deve fazer em dias seguidos exercícios que trabalham o bíceps (ou pernas, costas, peito), por exemplo.
Neuza Loureiro
Neuza Loureiro
2025-08-30 09:44:41
Count answers : 22
0
Com que frequência preciso treinar para conseguir um resultado satisfatório? De acordo com dois estudos “irmãos” que avaliaram a influência da frequência de treinamento sobre a resposta muscular, apesar de não sabermos qual seria uma frequência ideal, existe certa vantagem em se distribuir as séries ao longo da semana. Ambos os estudos concluíram que, em relação ao quesito força muscular, todas as frequências apresentaram os mesmos resultados; Por outro lado, em relação à hipertrofia muscular, que vai nos oferecer melhor resultado estético, treinar mais vezes na semana (não importando se três ou cinco vezes) seria mais vantajoso do que apenas uma. Portanto, se você já está na vibe do verão, com aquele desejo de aumentar sua massa muscular para te ajudar a conquistar um corpo mais atlético, organize sua agenda para encaixar mais dias de treinos na sua semana, controle a boca e mantenha a disciplina! Mestres e doutores em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP-EPM Fisiologistas Turibio Barros e Gerseli Angeli comentam estudos que comparam os resultados do treino feito uma vez por semana com o mesmo volume distribuído por três a cinco dias semanais.
Valentim Vaz
Valentim Vaz
2025-08-23 11:40:15
Count answers : 16
0
Para ganhar músculos quatro a cinco vezes por semana, cerca de 40 minutos. Aqui a quantidade também pode variar bastante, pois vai depender do número de grupo musculares que você trabalha no dia. O mais importante para a hipertrofia é o volume. Ou seja, o número de séries que você realiza para uma parte do corpo: pesquisas mostram que a faixa ideal fica entre 10 e 20. E essas séries não precisam ser séries de um mesmo exercício. Para quadríceps, por exemplo, você pode atingir a faixa ideal com 3 séries de agachamento, 3 séries de afundo, 3 séries de leg press e 3 séries de cadeira extensora.
Alícia Alves
Alícia Alves
2025-08-15 05:35:44
Count answers : 18
0
A frequência mínima é 1 vez por semana, desde que seja com volume e intensidade adequados. Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana. Inclusive, um estudo do Department of Health Sciences da Lehman College, nos Estados Unidos, mostrou que, especialmente para quem quer ganhar massa muscular, é necessário treinar um grupo muscular ao menos duas vezes por semana para obter resultados. Menos que isso, o efeito não será duradouro no corpo. A frequência máxima descrita na literatura é de 5 vezes na semana, porém com volume de treino baixo em cada dia. No entanto, pode ser mais interessante não exercitar o mesmo músculo mais de 3 vezes na semana.
Mário Monteiro
Mário Monteiro
2025-08-02 21:02:11
Count answers : 15
0
É necessário treinar quantas vezes por semana, é o conselho de treinar de três a quatro vezes por semana, no mínimo. De acordo com a especialista Ratalsky, se sua rotina for muito lotada na semana, é melhor tentar encaixar o compromisso, nem se for o mínimo de vezes. Ela atesta que treinar duas vezes dentro dos sete dias, já basta: Não depende da quantidade, mas da qualidade de estímulos. Ela acrescenta que é necessário ganhar habilidade, nem se for para ir aos poucos. Caso o contrário, se houver muito esforço, pode correr o risco de se lesionar. Em primeiro lugar, vem a saúde e o bem-estar, depois a evolução. É sempre necessário tomar cuidado e se planejar de forma equilibrada e, se possível com orientação de um profissional.