Faz bem ir ao ginásio todos os dias?

Emanuel Santos
2025-08-02 21:05:05
Count answers
: 19
De acordo com dois estudos “irmãos” que avaliaram a influência da frequência de treinamento sobre a resposta muscular, apesar de não sabermos qual seria uma frequência ideal, existe certa vantagem em se distribuir as séries ao longo da semana. Ambos os estudos concluíram que, em relação ao quesito força muscular, todas as frequências apresentaram os mesmos resultados. Por outro lado, em relação à hipertrofia muscular, que vai nos oferecer melhor resultado estético, treinar mais vezes na semana seria mais vantajoso do que apenas uma. Se você já está na vibe do verão, com aquele desejo de aumentar sua massa muscular para te ajudar a conquistar um corpo mais atlético, organize sua agenda para encaixar mais dias de treinos na sua semana, controle a boca e mantenha a disciplina.

Margarida Macedo
2025-08-02 20:30:01
Count answers
: 16
Na busca por resultados imediatos, há quem leve o treino como uma obrigação a qualquer custo, sentindo-se no dever de malhar intensamente todos os dias. Esse hábito, no entanto, pode levar a pessoa a ignorar os sinais de fadiga do próprio corpo, aumentando a probabilidade de lesões, de queda no rendimento e, inclusive, de prejuízos à saúde mental.
O excesso de treino pode trazer consequências como sensação de fadiga e até propiciar o início de lesões musculares ou osteoarticulares.
Se o descanso mínimo recomendado não for respeitado e a pessoa passar a sentir fadiga e muita dor, ela pode estar desenvolvendo a síndrome do overtraining, e neste caso, há uma diminuição do desempenho e resposta ao treino, além da sensação de fadiga duradoura de forma crônica e persistente.
Não quer dizer que no dia seguinte você não possa se exercitar.
Por exemplo, se você treinou costas e bíceps em um dia, no seguinte, pode treinar coxas e pernas.
No dia de descanso, você pode seguir treinando a mesma modalidade desde que utilize outros grupos musculares.
Também é possível realizar outra modalidade, outro estímulo que esteja acostumado, atividades aeróbicas ou de flexibilidade são algumas sugestões.
A melhor forma de saber se você está descansando corretamente é conhecendo o próprio corpo, levando em consideração a sua realidade e condicionamento físico.
Além disso, converse com um profissional qualificado para adequar os seus objetivos ao seu planejamento e à sua rotina.
E lembre-se: não tenha medo de tirar um tempo para se recuperar e descansar.

Eduarda Almeida
2025-08-02 20:14:54
Count answers
: 20
A resposta de uma frequência máxima é complexa e depende do condicionamento físico de cada um.
De forma geral, os especialistas recomendam que apenas atletas profissionais em preparação para competições treinem todos os dias.
Ao malhar todos os dias, aumentamos o risco de estresse muscular e de problemas nas articulações.
Por isso, não é recomendado repetir a prática mais do que cinco vezes na semana.
Podemos sim fazer atividades físicas diárias, mas intercalando treinos resistidos com práticas de cardio, como uma caminhada ou uma corrida.
Treinar todos os dias pode até ter o efeito contrário e causar perda de resultados ao mantê-lo em constante desgaste, facilitando as inflamações.
O treino diário pode aumentar os riscos de lesão física, mas também pode se tornar um vício, colocando a pessoa em quadros de sofrimento psíquico por uma cobrança irreal de desempenho que pode dar lugar a quadros de ansiedade, culpa e estresse.
Treine de três a cinco vezes por semana.
Mas alterne os grupos musculares.
O descanso é fundamental para a hipertrofia.
Read also
- Quais são os exercícios de treino de força?
- Como ganhar força feminina?
- Como montar meu treino de força?
- Qual o melhor tipo de treino para ganhar força?
- Quais são 10 tipos de exercícios de força?
- Como deixar a energia feminina mais forte?
- Como ganhar massa corporal feminina rapidamente?
- Quantas vezes se deve treinar por semana?