Uma dieta com jejum intermitente associado a um treino Hiit, ou seja, de alta intensidade em um curto período de tempo, podem ajudar as mulheres a perderem o dobro do peso.
É o que mostra uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.
Eles recrutaram 131 mulheres com excesso de peso, com idades entre 19 e 45 anos.
Um quarto delas fez jejum intermitente, ou seja, elas poderiam comer o que queriam dentro de uma janela diária de 10 horas, outras um quarto das participantes fizeram treinos de alta intensidade em períodos curtos de tempo, e o restante foi convidado a fazer as duas coisas juntas.
Um grupo de controle, com 33 mulheres, continuou sua dieta habitual e atividades físicas.
Os quatro grupos fizeram as mudanças na rotina por sete semanas no total.
Em comparação com o grupo de controle, as mulheres no regime alimentar com restrição de tempo, ou seja, no jejum intermitente, perderam no final das sete semanas, 2,1 quilos de peso corporal.
Aquelas que fizeram um treino Hiit, ou seja, uma caminhada intervalada por uma corrida de alta intensidade, ou que subiram montanhas e colinas íngremes, perderam 1,7 quilos.
As participantes que fizeram os dois juntos conseguiram eliminar quase o dobro, perdendo em média cerca de 3,6 quilos em comparação com o grupo de controle.
Exercícios de alta intensidade podem ser feitos rapidamente em um curto período, então se encaixam no dia mais facilmente e comer com restrição de tempo é simples, pois as pessoas só precisam se lembrar de não comer depois de um certo tempo, em vez de recusar certos alimentos, contar calorias ou verificar os rótulos dos alimentos.
Nossas descobertas sugerem que ambas as estratégias juntas são uma boa maneira de perder peso e gordura.
Além disso, as mulheres que fizeram a dieta com restrição de tempo e exercícios de alta intensidade tiveram melhor controle de açúcar no sangue a longo prazo em comparação com o grupo controle, o que pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2.
Nenhuma diferença foi encontrada nos níveis de colesterol ou pressão arterial, entre os grupos que fizeram treinamentos de alta intensidade ou jejum intermitente, entretanto, os médicos afirmam que poderia haver efeitos mais fortes e demonstrativos nas pessoas que se exercitassem e seguissem a dieta por mais de sete semanas.