:

Qual o cardio ideal?

Constança Faria
Constança Faria
2025-08-07 20:25:17
Count answers : 17
0
A frequência cardíaca ideal varia conforme a idade, o nível de condicionamento físico, a presença – ou ausência – de condições médicas e o nível de atividade física praticada no momento. De acordo com a Associação Americana do Coração, durante o exercício, a frequência cardíaca deve ficar entre 50% e 85% do valor máximo, levando em consideração a idade. Para determinar o valor adequado para um indivíduo de 20 anos, por exemplo, basta fazer o seguinte cálculo: frequência cardíaca máxima – idade. Uma pessoa de 20 anos deve manter os batimentos cardíacos entre 100 bpm e 170 bpm. Ao iniciar a prática de exercícios, o indivíduo deve manter a frequência dentro do limite menor e aumentar gradualmente ao longo do tempo até atingir o limite maior. Esse processo ajuda a treinar os músculos para responder a esforços repetidos e o coração a fazer menos esforço para bombear o sangue. Quanto menor for o valor, melhor é o condicionamento físico da pessoa. Um atleta profissional, por exemplo, consegue manter-se em 40 bpm. Estudo publicado no periódico científico Canadian Journal of Cardiology mostrou que uma baixa frequência cardíaca em repouso está associada a maior longevidade e menos problemas de saúde. Pesquisa publicada na revista científica Frontiers in Cardiovascular Medicine indica que a melhor forma de alcançar esses resultados é a prática regular de atividade física, o que ajuda a diminuir riscos de saúde como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).
Diogo Ramos
Diogo Ramos
2025-08-07 19:35:42
Count answers : 23
0
O gerente técnico da Companhia Athletica, Cacá Ferreira, explica que existem cinco zonas de batimentos, cada uma com uma função no organismo. As cinco zonas de frequência cardíaca Aeróbica ou Zona 2 Utiliza de 60% a 70% da frequência cardíaca máxima. Aproximadamente 65% das calorias queimadas nesse momento são de gordura e o restante é de glicose. Este é considerado o melhor patamar para quem quer emagrecer.
Eduardo Nascimento
Eduardo Nascimento
2025-08-07 17:03:43
Count answers : 13
0
O cardio ideal depende de vários fatores, incluindo a intensidade e a duração do exercício. Quanto mais tempo fizer de atividade aeróbica, independente de qual for, maior será a queima de gordura. A intensidade que você faz para executar a atividade, também é fundamental na queima de gordura, mesmo que o treino seja mais curto. As atividades que recrutam mais grupos musculares são mais eficientes no emagrecimento. Corrida, natação e remo, por exemplo, são os que apresentam maior queima calórica. O importante é fazer o exercício. Além disso, é quase mínimo, o tempo que se precisa para o organismo começar a queimar gordura, 1 minuto já é suficiente.
Bernardo Sousa
Bernardo Sousa
2025-08-07 16:41:43
Count answers : 11
0
A duração ideal da atividade cardiopulmonar depende da idade, da condição física e do objetivo de cada um. Porém, se consideramos uma pessoa ativa e sem lesões, pode-se considerar um tempo satisfatório de 30 minutos, podendo aumentar para algo entre 45 minutos e 1 hora, de acordo com a melhora na resistência e condicionamento físico. Quando o objetivo é melhorar o desempenho cardiopulmonar e o muscular, que é uma meta comum entre os corredores de rua, por exemplo, o interessante é realizar as atividades aeróbicas antes dos exercícios de força. O ganho neste caso é de resistência, facilitando que o paciente corra por mais tempo. Também é importante abordar, que quando os objetivos são globais, como no caso de quem procura por emagrecimento, ganho de massa muscular e do desenvolvimento de resistência física, pode-se intercalar a prática aeróbica com exercícios de força. Para os idosos, o ideal é realizar o treinamento de força após a atividade aeróbica com o intuito de melhorar o condicionamento e a resistência de uma força global. No caso dos pré-adolescentes e dos adolescentes até os 15 anos, que precisam do treino de força para desenvolver habilidades físicas e vigor muscular, o ideal é realizar os exercícios de força alternados com as atividades aeróbicas. Já os adolescentes acima dos 15 anos e os adultos, podem realizar os exercícios com frequência e intensidade aumentadas, buscando a hipertrofia muscular. Se o objetivo do treino é ganho de massa, a pessoa deve focar nisso, então ela deve começar pelo treino de ganho de massa e fazer o cardio depois, já que é importante ela estar descansada para conseguir dar o máximo dela na musculação. Após o treino de resistência, os níveis de glicogênio muscular estão reduzidos, o que pode aumentar a eficiência do cardio na queima de gordura.