Os exames laboratoriais são aqueles feitos a partir da análise bioquímica de amostras corporais, como sangue, urina e fezes.
Por meio dos exames laboratoriais é possível diagnosticar e monitorar, por exemplo, as taxas de gordura no sangue, com a avaliação do colesterol total e suas frações e triglicerídeos.
O raio X de tórax é importante para avaliar diversas estruturas do tórax, inclusive o coração.
Ele é indicado para avaliar o tamanho e o formato do coração, o que é importante para investigar, por exemplo, quadros de insuficiência cardíaca.
O eletrocardiograma é um dos principais exames do coração por conta da sua capacidade de investigar alterações elétricas, que se reflitam no ritmo e na frequência dos batimentos.
Por meio dele, é possível diagnosticar problemas como arritmias ou infarto.
O exame de MAPA é outro exame fundamental para avaliação da saúde cardiovascular, neste caso a avaliação da pressão alta ao longo de 24 horas.
O Holter também é um exame de longa duração, porém, ele não avalia a pressão arterial, mas sim o ritmo e a frequência do coração.
O ecocardiograma é solicitado por cardiologistas que desejam verificar as condições do funcionamento do órgão.
A partir dele pode-se diagnosticar, por exemplo, insuficiência e sopros cardíacos, alterações nas câmaras do coração e nos vasos, além de tumores no coração.
O Teste ergométrico tem a função de analisar as respostas do coração diante de um esforço físico controlado e gradual.
O Ecodoppler de carótidas e vertebrais é um ultrassom das artérias que saem do coração e passam pelo pescoço em direção ao cérebro.
Os exames do coração citados acima são os mais importantes para investigar, diagnosticar e acompanhar a saúde do seu coração e fazem parte do chamado check-up cardiológico.