Quais exercícios são considerados cardio?

Laura Leite
2025-08-07 19:44:50
Count answers
: 19
Existem vários tipos de treinos cardiovasculares que você pode fazer, como corrida ao ar livre, caminhada, natação, spinning, pular corda, burpees, HIIT e hidroginástica.
A corrida ao ar livre é um dos treinos cardiovasculares mais conhecidos e é de baixo custo.
A caminhada é uma ótima alternativa para quem está iniciando no treinamento cardiovascular.
A natação é um ótimo tipo de treino cardiovascular para quem quer reduzir o impacto e promove o aumento da massa muscular.
O spinning é um tipo de exercício cardiovascular que agrupa mais pessoas em bicicletas fixas e normalmente tem foco no trabalho com coxas e glúteos.
Pular corda é um ótimo exemplo de exercício que pode ser praticado dentro de casa e de forma simples.
O burpees é um exercício que deve ser feito apenas por pessoas que já possuem um ritmo considerável de trabalho físico.
Os treinos de intervalo de alta intensidade, também chamados de HIIT, são ótimos modelos de exercícios cardiovasculares.
A hidroginástica é um outro tipo de treino cardiovascular que reduz impacto e é muito indicada para pessoas de todas as idades.

Nicole Pereira
2025-08-07 19:06:04
Count answers
: 19
Exercícios cardio são atividades que solicitam a função cardíaca, nomeadamente as funções respiratória e circulatória. Geralmente, o treino cardiovascular é associado a um exercício de baixa a moderada intensidade, durante um período prolongado de tempo. Alguns exemplos são a corrida, a caminhada, a natação, o remo, etc. Nos ginásios, este tipo de atividades é realizado através dos cicloergómetros, como a passadeira, a elíptica, o remo, … O Fartlek tem como objetivo estimular o atleta através da variação de ritmos e de pisos, com intervalos, intensidades e volumes que variam entre o baixo, médio ou alto/longo. Exemplo, na bicicleta de indoor cycle: Realize 5 a 10 minutos de aquecimento a um ritmo leve; Aumente a intensidade/resistência da bicicleta, e mantenha-se nessa velocidade durante 2 quilómetros; repita 4 a 5 vezes; O treino fracionado com intervalos é realizado a velocidades baixas e médias, com intervalos ajustados à velocidade de execução. Os intervalos extensivos longos são realizados a uma velocidade fácil, são esforços ligeiros para o atleta. Exemplo, com máquina de treino de força, extensão de pernas. O treino intervalado intensivo trabalha a uma intensidade que varia entre os 82 e os 87% do VO2 max. Exemplo de treino que pode realizar na passadeira ou no remo. No método intermitente, o tempo de exercício é de curta duração com um curto tempo de pausa e que solicita um elevado nível do VO2 máx. Método repetitivo é realizado a alta intensidade com intervalos longos de maneira que seja possível recrutar de novo a mesma potência para a próxima repetição. Exemplo de exercícios: Burpee, saltar à corda, Kettlebell swing, skipping, agachamento com salto, mountain climbers, jumping jacks, lunge com salto.

Ângelo Lourenço
2025-08-07 19:02:42
Count answers
: 15
Exercícios de cardio aumentam a frequência cardíaca e respiratória. Em geral, eles envolvem a repetição de uma série de movimentos que trazem diversos benefícios para a saúde, como melhora na respiração, na circulação e até no controle de peso.
Existem muitas maneiras de montar um treino de cardio. A Nike reuniu uma lista com seis exercícios voltados para esse objetivo.
Entre os exercícios de cardio incluem-se agachamento com salto, polichinelo, alpinista, burpees, pular corda e corrida parada.
No agachamento com salto, você fortalece os músculos de maneira simplificada, em vários momentos do dia.
No polichinelo, você afasta as pernas e estende os braços na horizontal, pula unindo as pernas e os braços, repetindo a sequência por 15 segundos a um minuto.
O alpinista é um exercício simples, ideal para iniciantes, onde você flexiona a perna direita para frente e traz-a mais para perto do peito, mantendo a esquerda esticada, e faz o mesmo com a perna esquerda.
O burpee é um exercício mais desafiador, que envolve agachar, colocar os braços esticados à frente e os pés esticados para trás, e depois voltar para a posição de agachamento e ficar de pé.
Pular corda é uma ótima maneira de praticar exercícios de cardio e aeróbicos, onde você gira a corda em torno do corpo e pode aumentar a intensidade do exercício conforme se sentir confortável.
A corrida parada é um exercício que imita o movimento de correr sem sair do lugar, e pode ser feita em casa, na academia ou na rua.

Matheus Borges
2025-08-07 17:19:24
Count answers
: 25
Exercícios de baixa intensidade são recomendados se você já possuei o corpo desejado e quer apenas mantê-lo ou caso possua alguma limitação física que não permita a prática mais pesada. Modalidades de cardio não há limites de frequência semanais para treinos de baixa intensidade, porém se você preferir atividades físicas de alta intensidade, os músculos precisam de descanso para se recuperarem do esforço feito. Exercícios como caminhada, corrida, ciclismo, spinning, HIIT, Zumba e jump são considerados cardio. Caminhada na academia onde academia intensidade baixa tempo médio 15 min antes e 15 min depois do treino dias de treino 3x por semana. Caminhada ao ar livre onde nas avenidas e em parques intensidade baixa tempo médio 1h dias de treino 3x por semana. Corrida onde academia e parques intensidade alta tempo médio 30min dias de treino 3x por semana. Ciclismo onde em rodovias e trilhas intensidade alta tempo médio depende do percurso dias de treino 2x por semana. Spinning onde academia intensidade alta tempo médio 45min dias de treino 2 ou 3 vezes na semana. HIIT onde academia ou em casa intensidade alta tempo médio 1h dias de treino 2 ou 3 vezes na semana. Zumba onde academia ou em casa intensidade média tempo médio 45min dias de treino 3x por semana. Jump onde academia intensidade alta tempo médio 45min dias de treino mínimo 2x por semana.

Luna Brito
2025-08-07 16:19:20
Count answers
: 17
Na prática, todo exercício físico é um exercício cardiovascular, já que demanda um trabalho do músculo cardíaco.
Porém, no conhecimento popular, exercícios cardiovasculares são considerados principalmente os exercícios aeróbicos, como corrida, natação, ciclismo, entre outros.
A prática regular destes exercícios promove o desenvolvimento de todo o sistema cardiovascular – o que também pode ser designado como “coração de atleta”.
Ocorre aumento da força de contração cardíaca e melhor aproveitamento do oxigênio.
Entre os efeitos cardiovasculares do treino temos:
Maior volume sistólico ao repouso e esforço, que corresponde ao volume de sangue injetado do coração para os vasos no momento da contração cardíaca;
Elevação do débito cardíaco, ou seja, da quantidade de sangue injetada por minuto, oferecendo mais sangue e oxigênio para todos os tecidos do corpo.
Destas formas, temos maior eficiência mecânica da musculatura esquelética, aumento da capacidade funcional dos pulmões e melhor relação ventilação/ perfusão.
Qualquer pessoa pode praticar exercícios físicos após uma avaliação médica e liberação para a prática.
O ideal é sempre consultar também um profissional da educação física, que orientará sobre a melhor forma de praticar evitando riscos à saúde.
Comece devagar, por exemplo, se quer iniciar na corrida, comece pela caminhada, e com o tempo, você pode passar a alternar trotes junto com a caminhada, evoluindo o tempo de corrida e diminuindo o de caminhada.
Read also
- Qual o melhor cardio para a saúde?
- O que é cardio geral?
- Quantos minutos de cardio por dia para a saúde?
- Quais os benefícios do cardio para a saúde?
- Qual o cardio mais completo?
- Qual o cardio ideal?
- Quais exames o cardio pede?
- É certo fazer cardio todos os dias?
- Qual a recomendação da OMS para o cardio?