Qual o melhor exercício físico para crianças?

Eva Pereira
2025-09-03 02:22:02
Count answers
: 19
O exercício físico com pais e crianças através de uma história engraçada, como a do mundo dos Decatoons, é uma forma divertida de se manter em forma.
Existem várias atividades que podem ser feitas com as crianças, como o flamingo, que ajuda a reforçar o tornozelo, ou as minhocas, que ativa os corações e exercita os músculos do corpo.
Outras opções incluem os sapos, que é um exercício cardiovascular, os macaquinhos, que ajuda a desenvolver o equilíbrio, e o elevador, que fortalece os braços, ombros e glúteos.
Além disso, atividades como o agachamento koala, o túnel, a ponte, o cavalo de baloiço e as bolhas de sabão também são excelentes opções para exercícios físicos com crianças.
Essas atividades podem ser adaptadas às necessidades e idades das crianças e são uma forma divertida de se exercitar em família.
Também podemos encontrar diversão em outras atividades como o yoga para as crianças, que proporciona inúmeros benefícios, ou o futebol em casa, que é um momento de partilha em equipa com a família.

Cristiano Pacheco
2025-08-26 18:03:46
Count answers
: 20
Quando se trata de crianças pequenas, atividades como correr, pular, jogar e interagir com outros meninos e meninas evitam o sedentarismo e previnem uma série de doenças.
O ortopedista Evando José Aguila Góis, do Hospital Pequeno Príncipe, ressalta que as atividades físicas ideais para os pequenos são as brincadeiras tradicionais, com muito movimento, como pega-pega, esconde-esconde, jogos com bola, subir em árvore, pular corda, amarelinha, entre outras.
A inatividade da criança, por outro lado, pode trazer problemas físicos e comportamentais.
Góis afirma ser comum que crianças sedentárias tenham má postura, devido à fase de crescimento.
Se a musculatura, tendões e articulações não são alongados com movimentos amplos e repetitivos, como ocorre de maneira espontânea durante as brincadeiras, é natural que haja o encurtamento muscular.
Além de danos na postura e dor, a obesidade e a ansiedade podem ser consequências da falta de atividade física, assim como outras doenças como diabetes tipo 2 e aumento da pressão arterial.
Soma-se a isso falta de habilidade para as relações sociais e para a cooperação.
Já a partir dos 6 até os 11 anos de idade, inicia-se a compreensão de regras e de limites.
Outra característica dessa faixa etária é que as crianças conseguem cooperar com mais facilidade.
Por isso, nesse período, as atividades esportivas mais estruturadas podem ser iniciadas.
As artes marciais podem ser alternativas para a fase dos 6 aos 8 anos.
Em relação à parte física, na faixa etária de 6 a 8 anos, a criança ainda está desenvolvendo suas habilidades, mas não tem velocidade nem força para praticar esportes de competição.
As atividades indicadas são modalidades individuais, como a corrida, as artes marciais e a ginástica.
A partir de 10 anos, a velocidade é integrada à parte motora, permitindo práticas como o atletismo e o ciclismo.
Após o estirão de crescimento, ou seja, quando o adolescente está entrando na fase adulta, há o fechamento das cartilagens de crescimento e o corpo ganha maturidade.
As atividades que demandam força podem ser praticadas nessa fase, como musculação, fisiculturismo e remo, sem prejuízo aos ossos e músculos.
O objetivo principal é que seja divertido e que a criança se sinta motivada a praticá-lo.
Gostar do esporte ou não nem sempre está relacionado ao tipo de atividade propriamente, mas sim à relação com o professor, ao ambiente ou aos amigos que praticam junto.

Matilde Correia
2025-08-22 01:46:41
Count answers
: 16
Para ajudar a responder a estas questões, temos de conhecer um pouco do desenvolvimento da criança e perceber qual é o estímulo ideal para cada idade.
Apesar de podermos trabalhar todas as capacidades em todas as idades, há períodos ótimos para cada capacidade motora, podendo ser priorizado nessas circunstâncias.
Nesse sentido podemos aproveitar o sentido competitivo e transformar os exercícios em jogos desafiantes e divertidos.
Por exemplo, colocar num circuito vários exercícios de estímulos diferentes e contabilizar o tempo de realização, desafiando o “atleta” a melhorar o tempo a cada dia.
Ou fazer pequenas competições entre irmãos / amigos com os mesmos exercícios, verificando quem faz mais, melhor ou mais rápido.
Geralmente nos rapazes o sentido de competição é mais aguçado podendo escolher desafios de confronto direto e individual, as raparigas por norma, são mais colaborativas e funcionam melhor jogos como estafetas ou desafios de grupo.
Exemplo de exercícios que desenvolvem cada capacidade: Força, Transporte de objetos pesados, Resistência, Corridas de bicicleta, Velocidade, Estafetas, Flexibilidade, Passos de gigante, Orientação espacial, Caça ao tesouro, Diferenciação Cinestésica, Tiro ao alvo, Reação, Tempo de reação complexa, Ritmo, Concurso de coreografias, Equilíbrio, Pegadas perdidas.
Para tornar os exercícios ainda mais divertidos, pode fazer um circuito que inclua vários exercícios em sequência: Corrida, saltos, equilíbrios, pontaria, rolamentos e deslocamentos variados.

Rodrigo Pinto
2025-08-10 02:17:16
Count answers
: 15
Crianças focadas e que apresentam boa coordenação podem aproveitar ao máximo a prática de esportes coletivos, como o vôlei, futebol, basquete e handebol.
Para as mais inquietas ou distraídas, a natação e o atletismo são opções recomendadas.
Os pequenos com disciplina e autocontrole podem render bastante em atividades como ginástica, balé, tênis ou artes marciais.
Já os que têm muita força se dão bem em modalidades como o rúgbi e o boxe.
As que já conseguem andar sozinhas devem ser estimuladas fisicamente durante pelo menos 180 minutos, incluindo movimentar, rolar, brincar, saltar, pular ou correr.
Para as crianças de 3 a 5 anos são adequadas brincadeiras na água com acompanhamento, andar de bicicleta, jogos de correr ou com bola.
Crianças e adolescentes de 6 a 19 anos devem acumular pelo menos 60 minutos diários de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, que aumentam as frequências respiratória e cardíaca.
O tipo de esporte deve ser escolhido de acordo com a idade, o ritmo de crescimento, o desenvolvimento global e as habilidades de cada criança ou adolescente.
Read also
- O que fazer para a criança gastar energia?
- Qual cardio perde mais barriga?
- Quantos minutos de cardio por dia?
- É normal a criança ter muita energia?
- Como gastar energia de criança hiperativa?
- Qual o melhor exercício para criança de 11 anos?
- Qual a idade certa para fazer exercícios físicos?
- Como uma criança pode ganhar força?
- Quem não pode fazer cardio?
- Qual o melhor exercício para cansaço?
- O que é bom para dar energia e disposição para treinar?