De 11 a 14 anos: São indicados esportes de marca, de precisão, de invasão e técnico-combinatórios; Algumas opções são futebol, handebol, basquetebol, voleibol, tênis de mesa e de quadra, atletismo e natação; Dança, ginástica e lutas são outras atividades indicadas para essa faixa etária. Nesta idade, não há limitação no quesito atividade física. Cada criança e adolescente é um mundo a ser descoberto com suas potencialidades e dificuldades. Toda atividade pode ser adaptada de acordo com as limitações e saberes de cada um.
Antes de fazer uma lista de opções, o primeiro passo é pensar no que o filho gosta de fazer. Olhar para os seus interesses, capacidades e habilidades vai ajudar a fazer a melhor escolha. Para saber qual é o tipo de prática mais adequada, a criança pode (e deve) participar da decisão.
Manter uma rotina ativa ajuda as crianças e adolescentes a terem um melhor desenvolvimento das habilidades motoras. Ainda melhora a coordenação geral, a propriocepção corporal, o desenvolvimento de músculos, alongamento das articulações, a saúde física e psicológica.
Atividades físicas devem ser feitas durante toda a vida.
Além dos fatores biológicos, o exercício colabora para a compreensão de regras, limites e aprendizado de novas culturas. Também desenvolve habilidades de comunicação, interação e de tomada de decisões.
Cada criança é única. É preciso ter em mente que o desenvolvimento biológico, social e cultural faz toda a diferença na hora de escolher um esporte adequado.