:

Qual a idade certa para fazer exercícios físicos?

Daniela Rodrigues
Daniela Rodrigues
2025-08-10 02:02:16
Count answers : 12
0
A Organização Mundial de Saúde recomenda que a faixa etária de 5 a 17 anos pratiquem 60 minutos de atividade física por dia. Além disso, é fortemente sugerido treinar com foco nos ossos e músculos três vezes por semana. O treinamento de resistência pode ser benéfico para crianças com sobrepeso ou obesas que não querem ou não conseguem fazer atividades aeróbicas. Então é importante sempre ter um profissional para ficar em observação não só do aspecto físico, mas que possa ajudar com esse tipo de situação. Para a NSCA, quando se trata de crianças fazendo musculação, são necessárias diretrizes de treinamento específicas, incluindo supervisão e orientações de adultos qualificados, ambiente de treinamento seguro e livre de perigos, treinamento de força precedido por um aquecimento dinâmico, e aumento gradual do peso à medida que melhora a proficiência nas habilidades de treinamento de força. Faça treinamento de força dois ou três dias não consecutivos por semana. As crianças devem fazer um relaxamento com ginástica menos intensa e alongamento estático. Varie o programa de treinamento de força ao longo do tempo para otimizar o ganho de força e evitar o tédio.
Igor Neto
Igor Neto
2025-08-10 01:40:17
Count answers : 25
0
Crianças de 0 a 5 anos devem praticar pelo menos 30 minutos ao dia de brincadeiras ou jogos que envolvam atividades que a deixe de barriga para baixo e que estimule a segurar, empurrar, engatinhar, rolar, engatinhar e se equilibrar. Jovens e adolescentes de 6 a 17 anos devem praticar atividades diárias por no mínimo 60 minutos. Adultos de 18 a 64 anos devem praticar atividades moderadas por pelo menos 150 minutos por semana ou, se preferir, 75 minutos de atividades vigorosas. Idosos acima de 65 anos devem praticar 150 minutos de atividades por semana, com foco maior no fortalecimento dos músculos das costas, abdômen, braços e pernas. Nunca é tarde para começar a se exercitar.
Raúl Esteves
Raúl Esteves
2025-08-09 22:19:29
Count answers : 12
0
A musculação na infância e adolescência não é contraindicada, porém, assim como no caso dos adultos, deve ser feita sempre sob a supervisão de um profissional. A musculação pode, sim, se tornar parte de um plano de condicionamento físico já a partir dos sete anos de idade. Mas sempre com o acompanhamento e supervisão de um profissional de educação física habilitado. Para treinar força, as crianças devem ser capazes de seguir as instruções e praticar de forma adequada. É possível instituir programas bem supervisionados, observando as condições de saúde do praticante e os objetivos do exercício. Se a criança tiver determinadas patologias, como hipertensão arterial, cardiopatias, doenças musculares ou neoplasias, pode ser necessário, também, uma autorização médica específica. Além disso, é fundamental realizar uma avaliação médica prévia, a fim de entender as possíveis condições clínicas, bem como as indicações e contraindicações do exercício. A ideia é que a prática da musculação seja duradoura e prazerosa, independentemente da idade. A família e os profissionais de saúde devem acolher as motivações da criança ou do adolescente. Além de conhecer os benefícios, também é preciso conversar sobre dedicação e foco, priorizando um modo de vida mais saudável em vez do estabelecimento de prazos para alcançar determinados resultados.