Qual a diferença entre alongamentos ativos e passivos?

Ema Henriques
2025-08-10 19:09:02
Count answers
: 12
Alongamento ativo é praticado segurando a posição por meio da força da musculatura, sem nenhum tipo de ajuda física.
Nesse alongamento, quem faz a força para deixar a perna levantada é a musculatura da parte da frente da coxa, o quadríceps, permitindo que a parte de trás possa relaxar.
Alongamento passivo é feito com a ajuda de algum tipo de móvel, parte da casa ou aparelho.
Em centros de reabilitação é comum ver profissionais fazendo alongamentos com os pacientes com o auxílio de uma faixa elástica.
Você também pode pedir para que alguém, de pé, segure suas pernas nessa posição, enquanto deita no chão.

Verónica Marques
2025-08-10 19:04:14
Count answers
: 26
Alongamentos ativos são aqueles que exigem movimentação, também conhecido como alongamento dinâmico ou aquecimento.
Os alongamentos dinâmicos são mais indicados para serem realizados antes das atividades físicas, já que são responsáveis por promover mais força, flexibilidade muscular e resistência.
Este tipo de alongamento é realizado com mais intensidade, velocidade e dinamismo.
Para fazer um alongamento ativo da melhor forma, é necessário que haja alta intensidade e movimentação ativa.
Já os alongamentos estáticos são aqueles que realizamos parados, sem sair do lugar, por um período estipulado de 20 a 30 segundos.
O alongamento estático permite com que sejam mais toleráveis os desconfortos causados pelas atividades físicas no que se refere a nossa mentalidade nos exercícios.
Este tipo de alongamento é mais indicado após os exercícios físicos e não antes, uma vez que torna os músculos mais relaxados.
O tipo de alongamento ativo, por sua vez, é aquele que exige movimentação, também conhecido como alongamento dinâmico ou aquecimento.

Márcio Carvalho
2025-08-10 17:31:27
Count answers
: 18
O alongamento é uma prática essencial para melhorar a flexibilidade, prevenir lesões e aumentar o desempenho físico.
Existem diferentes tipos de alongamentos, e entender a diferença entre eles pode ajudar a escolher a melhor abordagem para seus objetivos.
Entre os métodos mais comuns estão o alongamento ativo e o passivo.
Na coluna CBN Boa Forma desta segunda-feira (30), Dinei Carlos, apontou que no alongamento ativo, a pessoa utiliza a força dos próprios músculos agonistas (aqueles que estão sendo ativados) para alongar os músculos antagonistas (aqueles que estão sendo esticados).
Infelizmente, não há mais informações suficientes no texto para determinar a diferença completa entre, alongamento ativo e passivo.