Qual a diferença entre alongamento passivo e ativo?

Juliana Matias
2025-08-10 18:46:06
Count answers
: 10
O alongamento é uma prática essencial para melhorar a flexibilidade, prevenir lesões e aumentar o desempenho físico. Existem diferentes tipos de alongamentos, e entender a diferença entre eles pode ajudar a escolher a melhor abordagem para seus objetivos. Entre os métodos mais comuns estão o alongamento ativo e o passivo. Na coluna CBN Boa Forma desta segunda-feira, Dinei Carlos apontou que no alongamento ativo, a pessoa utiliza a força dos próprios músculos agonistas para alongar os músculos antagonistas.
No alongamento passivo um indivíduo usa seu peso, ou a força de uma outra pessoa ou algum tipo de equipamento para esticar além da amplitude de movimento voluntária ativa, fazendo com que alongue os músculos antagonistas.
Podemos ver assim que os músculos utilizados no alongamento ativo e no passivo mudam, onde o ativo requer a utilização dos músculos agonistas, enquanto o passivo requer auxílio externo, como peso proprio, pessoas ou equipamentos para exercer a força necessária para a movimentação.

Flávio Coelho
2025-08-10 17:41:40
Count answers
: 23
Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo.
O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo.
Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar.
Alguns especialistas preferem chamá-lo de aquecimento dinâmico.
O alongamento ativo, também conhecido como alongamento dinâmico, é um tipo de alongamento que envolve o movimento e a contração dos músculos para alongar outros, geralmente usando o próprio corpo como resistência.

Leonor Freitas
2025-08-10 15:59:10
Count answers
: 19
O alongamento estático é aquele que realizamos parados, sem sair do lugar, por um período estipulado de 20 a 30 segundos.
Já o tipo de alongamento ativo, por sua vez, é aquele que exige movimentação, também conhecido como alongamento dinâmico ou aquecimento.
O alongamento estático permite com que sejam mais toleráveis os desconfortos causados pelas atividades físicas no que se refere a nossa mentalidade nos exercícios.
Os alongamentos dinâmicos são mais indicados para serem realizados antes das atividades físicas, já que são responsáveis por promover mais força, flexibilidade muscular e resistência.
Este tipo de alongamento é realizado com mais intensidade, velocidade e dinamismo.
Para fazer um alongamento ativo da melhor forma, é necessário que haja alta intensidade e movimentação ativa.
Podemos subcategorizar os aquecimentos em quatro tipos: geral, específico, dinâmico e preventivo.
O alongamento ativo é aquele com amplitude suficiente para ser mais um aquecimento do que um alongamento passivo.
Os alongamentos estáticos ou passivos são: flexão dos dedos com as mãos, flexão das pernas com extensão das coxas, adução e flexão da coxa, flexão do tronco e flexão dorsal do pé.
Este tipo de alongamento é mais indicado após os exercícios físicos e não antes, uma vez que torna os músculos mais relaxados.