O que devo fazer antes de começar a treinar?

Daniel Nascimento
2025-05-20 08:58:12
Count answers: 5
Você fez a matrícula na academia, comprou um tênis e uma roupa top e está com a maior disposição para começar os treinamentos. Mas já parou para pensar se a atividade que escolheu é a ideal para você e se vai trazer os resultados que você busca? E principalmente, se a sua saúde está em dia e se não tem problemas que possam comprometer a execução?
Para deixar claro todos esses pontos o recomendado é que antes de começar o treino você faça uma avaliação física.
A avaliação deve ser sempre conduzida por profissionais de educação física.
O recomendado é que a avaliação física seja feita antes de começar os treinos e repetida a cada 90 dias.

Paulo Anjos
2025-05-20 08:42:58
Count answers: 1
Antes de treinar opte por refeições ou lanches leves, dando prioridade para os carboidratos, já que eles são fontes de energia e devem ser consumidos antes do treino.
Pode ser uma tapioca com frango desfiado, banana com mel, ou até mesmo um shake proteico.
Ingerir muita água minutos antes de iniciar o treino poderá causar dores na região do abdômen e prejudicar o seu rendimento.
O correto é hidratar-se na medida certa, ao longo do dia e beber pequenos goles durante o treino.
Outra coisa que você deve fazer antes de treinar é escolher a melodia certa, aquela que faz você se sentir mais animado e disposto.
Diversas pesquisas já comprovaram os efeitos positivos da música em nosso cérebro, inclusive ajudando na performance durante as atividades físicas.
Se planeje para chegar um pouco mais cedo, trocar de roupa com tranquilidade e conversar com o seu professor sobre o treino do dia.
Antes de começar a treinar tire alguns minutos para aquecer o corpo.
Muita gente confunde esta etapa do pré-treino, mas é o aquecimento que deve ser priorizado.
Pode ser com 15 minutos de caminhada leve na esteira ou pedalando na bike ergométrica.
O aquecimento ajuda a evitar as terríveis câimbras e também a evitar lesões durante o treino.

Sandro Azevedo
2025-05-20 06:00:49
Count answers: 3
Passar por uma avaliação médica antes de dar o start na malhação é simples e pode, literalmente, salvar sua vida.
O cardiologista, clínico geral ou médico do esporte vai fazer e pedir exames para saber se você tem alguma restrição para praticar esportes e não possui um problema de saúde silencioso, que pode se manifestar durante o exercício, como doenças do coração, diabetes e pressão alta.
As informações obtidas nas análises ainda são importantes para determinar a frequência e a intensidade de exercício mais indicadas para você.
O ideal é que esse check-up seja feito antes de começar a treinar e repetido ao menos uma vez por ano, independentemente do seu estilo de vida.

Alícia Carneiro
2025-05-20 04:38:27
Count answers: 1
Contudo, alguns cuidados são fundamentais e precisam ser colocados em prática, todos os dias antes de realizar o treino, para não prejudicar o bom desenvolvimento da atividade ou a saúde.
Alimente-se bem, pois treinar em jejum pode ser prejudicial e até gerar mal-estar como tonturas ou também desmaios.
Uma boa alimentação, equilibrada, rica em nutrientes e vitaminas, proporciona mais ânimo à atividade e te deixa com mais força, permitindo resultados melhores.
Hidrate o seu corpo, pois treinar com o corpo desidratado também é perigoso.
Um corpo bem hidratado proporciona um treino mais saudável, trazendo também melhores resultados.
Use roupa adequada, pois é fundamental usar uma roupa que seja confortável e adequada, assim como os sapatos, para não colocar a saúde em risco e prejudicar o treino.
O aquecimento antes do treino é primordial, essa é uma etapa que ajuda a evitar lesões e até mesmo cãibras durante o treino, preparando o corpo para as atividades que serão praticadas.
Faça 10 minutos de atividade aeróbica, seja esteira, bicicleta, antes de iniciar o treino de musculação.
Se você nunca praticou algum treino em uma academia, alguns outros cuidados são cruciais e devem ser tomados para a primeira vez, como por exemplo: - Fazer uma avaliação cardiológica; - Fazer uma avaliação com um ortopedista; - Consultar um profissional de nutrição; - Ter o acompanhamento de um profissional para que o treino seja adequado ao seu corpo.