:

Como saber se sou AA ou AA?

Jaime Soares
Jaime Soares
2025-07-11 16:01:53
Count answers : 19
0
Para saber se sou AA ou AA é preciso entender que um indivíduo homozigoto é aquele que possui dois alelos idênticos de um gene, enquanto um indivíduo heterozigoto é aquele que possui alelos diferentes para uma determinada característica. Para determinar se uma pessoa é homozigoto ou heterozigoto é necessário determinar os genes dos seus progenitores, isso pode ser realizado através de uma análise genético. Para determinar si um individuo possuir algumas dessas condições é necessário realizar uma análise genética das gerações antecessoras, avaliando características homozigóticas ou heterozigóticas, como, por exemplo: cor de olhos, cor de cabelo, formato da orelha, etc. Depende para qual característica você quer saber, pois cada ser vivo apresenta um conjunto variado muito grande de características que podem se apresentar de homozigose ou heterozigose e também pode ser governada por interação de diferentes genes. Entre em contato com um médico especialista em genética que poderá te esclarecer melhor sobre o assunto e o ajudará a fornecer mais informações e testes que possam tirar suas dúvidas, tablemaselva.
Andreia Cruz
Andreia Cruz
2025-07-05 22:38:31
Count answers : 15
0
Para saber se você é AA ou Aa, é necessário analisar os alelos que você possui em seus cromossomos homólogos. Indivíduos homozigotos possuem um par de alelos idênticos para uma determinada característica, enquanto heterozigotos possuem dois alelos diferentes para uma característica. Os alelos normalmente são representados por letras, que geralmente são escolhidas considerando a letra inicial da característica recessiva. Em organismos homozigotos, temos “AA” ou “aa”, enquanto organismos heterozigotos são “Aa”. É importante salientar que para representar o heterozigoto, deve-se usar a letra maiúscula antes da minúscula.
Micael Maia
Micael Maia
2025-06-30 07:35:54
Count answers : 13
0
Um indivíduo é homozigoto quando ele possui dois alelos iguais para determinada característica. Considerando, por exemplo, o alelo A para indicar a produção de melanina em seres humanos e o alelo a para indicar a ausência de produção, podemos representar os indivíduos homozigotos como AA ou aa. Isso significa que temos homozigotos recessivos (aa) e homozigotos dominantes (AA). Nesse caso, os homozigotos dominantes são capazes de produzir melanina, enquanto os recessivos são albinos. Organismos que apresentam genótipos homozigotos também são denominados puros.
Filipa Sousa
Filipa Sousa
2025-06-21 03:26:44
Count answers : 16
0
A formação desses pares pode se dar de três formas: AA (homozigoto dominante); Aa (heterozigoto dominante); aa (homozigoto recessivo). Os genes dominantes podem se organizar de dois modos distintos. Os genes dominantes são aqueles que definem as características apresentadas no fenótipo mesmo quando unidos com outro gene dominante ou recessivo: Homozigoto - AA, BB, VV Heterozigoto - Aa, Bb, Vv. Para que uma característica hereditária recessiva seja aparente no fenótipo é necessário haver um par de genes recessivos. Assim, somente genes alelos homozigotos (aa, bb, vv) apresentam características aparentes no fenótipo.
Márcio Carvalho
Márcio Carvalho
2025-06-12 20:52:17
Count answers : 14
0
Genes Alelos Homozigotos: Quando os alelos para uma determinada característica são iguais. Exemplo: AA, aa. Genes Alelos Heterozigotos: Quando os alelos para uma determinada característica são diferentes. Exemplo: Aa. Os genes alelos ocorrem aos pares. Um deles é proveniente da mãe e o outro do pai. Apesar de localizarem-se no mesmo lócus e atuarem na determinação do mesmo caráter, os genes alelos não são necessariamente idênticos. Assim, podem ser classificados em homozigotos e heterozigotos.
Vanessa Carneiro
Vanessa Carneiro
2025-06-12 19:42:37
Count answers : 17
0
Quando os genes alelos são iguais denomina-se "homozigotos" e quando diferentes, "heterozigotos". Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV. Dominante Heterozigoto (híbrido) expresso por uma letra maiúscula e uma minúscula Aa, Bb, Vv. Os genes alelos são segmentos de DNA (ácido desoxirribonucleico) constituídos de pares. Um deles é proveniente da mãe (óvulo) e outro do pai (espermatozoide), os quais se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos. Genes Alelos Recessivos: representados por letras minúsculas (aa, bb, vv) donde os fenótipos são expressos somente em homozigose Genes Alelos Dominantes: representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente em heterozigose. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV. Dominante Heterozigoto (híbrido) expresso por uma letra maiúscula e uma minúscula Aa, Bb, Vv. Os genes recessivos produzem proteínas consideradas “defeituosas”, na medida que eles se tornam inativos. Ou seja, ficam escondidos (recessivos) com a presença de um gene dominante manifestando suas características na ausência de seu alelo dominante. São representados por letras minúsculas, aa, bb e vv e diferentemente dos dominantes, expressam seu caráter somente em dose dupla, ou seja, recessivo homozigoto (puro).