:

A musculação é adequada para crianças e adolescentes?

Soraia Reis
Soraia Reis
2025-10-10 19:19:16
Count answers : 19
0
A musculação para crianças e adolescentes, quando conduzida de forma apropriada, pode ter benefícios de longo prazo. Além do desenvolvimento físico, a musculação pode melhorar a confiança, a coordenação motora, a agilidade e a resistência. Derrubando mitos antigos, pesquisas recentes mostram que o treinamento de resistência não prejudica o crescimento, mas, ao contrário, ajuda a prevenir problemas posturais e promove o fortalecimento ósseo. A média de idade recomendada para iniciar é de cerca de 9 anos, embora possa variar de acordo com o desenvolvimento físico individual. Com base em evidências e orientações de organizações renomadas, está claro que a musculação para crianças e adolescentes pode ser segura e benéfica, desde que seja conduzida de maneira apropriada e sob supervisão qualificada. A musculação, quando combinada com uma variedade de atividades físicas prazerosas, não apenas fortalece os músculos, mas também promove um estilo de vida saudável e equilibrado desde a infância até a adolescência. Os especialistas acham positiva a musculação na adolescência, por vários aspectos. A prática da musculação para crianças e adolescentes pode desempenhar um papel crucial no combate à obesidade infantil em todo o mundo. A musculação pode ajudar a regular o peso, diminuir os riscos de doenças cardiovasculares e promover a saúde geral.
Iris Loureiro
Iris Loureiro
2025-10-10 17:55:24
Count answers : 21
0
Diferente do que muitos pensam, as crianças também podem utilizar a musculação como forma de atividade física. Um equívoco comum é que o treinamento de resistência é ruim para crianças. Mas esse boato não é apoiado por evidências científicas. Na verdade, não há evidências de que um programa de treinamento de resistência supervisionado atrapalhe o crescimento das crianças ou danifique as placas de crescimento. O treinamento de resistência também pode ser benéfico para crianças com sobrepeso ou obesas que não querem ou não conseguem fazer atividades aeróbicas, como correr e nadar. Para lidar com essa faixa de idade é crucial que essa atividade tenha um componente lúdico, você não pode tratar uma criança como um adulto. Além disso, essa idade não é recomendado que você exagere na carga, o indicado é que você aprenda os movimentos fáceis e exercícios mais leves para o corpo inteiro. Supervisão e orientações devem ser fornecidas por adultos qualificados. O ambiente de treinamento deve ser seguro e livre de perigos. O treinamento de força deve ser precedido por um aquecimento dinâmico de 5 a 10 minutos.
Mariana Ramos
Mariana Ramos
2025-10-10 15:14:09
Count answers : 22
0
A musculação em adolescentes demonstrou ter efeitos benéficos em vários indicadores de saúde. Muitas recomendações atuais parecem não ter base científica contra a prática de treinamento de força por crianças e adolescentes, que pode ser feito desde que sejam seguidas algumas regras de segurança, como aprovação médica, orientação completa de profissional qualificado e progressão adequada. Vários estudos, incluindo vários publicados pela Academia Americana de Pediatria e pela Associação Ortopédica Americana, fornecem resultados consistentes que apoiam os benefícios da atividade física intensa, a musculação, em jovens. A musculação atrapalha o crescimento do adolescente? A resposta é não, e vamos entender. Existe uma opinião geral de que as atividades relacionadas ao treinamento de força deveriam começar mais tarde e, portanto, muitas vezes são adiadas até o final da fase de crescimento, acreditando-se que o treinamento de força pode fazer com que o adolescente cresça pouco e se torne um adulto mais baixo do que a média de sua família. No entanto, essa crença tem pouca evidência científica. Estudos recentes indicam que o treinamento de força não tem um efeito negativo no crescimento. Em contraste, vários estudos demonstraram um efeito positivo no crescimento, desde que as diretrizes de nutrição e atividade física específicas para a idade sejam atendidas. Os pais podem ter certeza de que o treinamento de força (com moderação) não terá um impacto negativo no desenvolvimento da criança. O exercício pode realmente promover o crescimento ósseo e a mineralização em crianças, especialmente aquelas com risco de osteoporose ou osteoporose. Estudos atuais mostram que os benefícios do treinamento de força bem direcionado em adolescentes e adultos jovens superam em muito os riscos potenciais. Em última análise, o treinamento de força, quando prescrito e executado corretamente, ajuda os adolescentes a ter uma melhor composição corporal, incorporar a atividade física em suas vidas diárias, comer melhor e dormir melhor e evitar estressores.