:

Quanto tempo depois de treinar posso dormir?

Constança Pinho
Constança Pinho
2025-06-27 23:35:03
Count answers : 21
0
Em geral, fazer exercícios de impacto ou muito intensos perto da hora de dormir pode atrapalhar o sono. Mas há ressalvas: eventualmente, a pessoa só tem o horário noturno para fazer o exercício. Se formos colocar na balança os benefícios para a saúde, é melhor fazer a atividade física. Faça o seu exercício num ritmo que traga conforto e, se possível, respeite esse tempo de quatro horas antes de ir dormir. Se perceber que está demorando a pegar no sono, aí sim deverá mudar a intensidade do exercício físico ou eventualmente o horário.
Vasco Moura
Vasco Moura
2025-06-27 23:25:32
Count answers : 12
0
De acordo com a educadora física, após o treinamento de um grupo muscular, é necessário cerca de 36 a 48 horas para voltar a treiná-lo novamente. Mesmo nos dias de repouso em que nenhuma atividade física será realizada, é recomendado continuar mantendo uma alimentação equilibrada, beber bastante água e cuidar para não bagunçar o relógio biológico dormindo fora de hora. O sono, como já sabemos, é fundamental para a produção hormonal, que interfere no crescimento muscular. A qualidade do sono noturno é outro fator que influencia e está diretamente relacionado ao descanso, uma vez que neste período as funções cerebrais se restauram e ocorre a liberação de hormônios de regeneração muscular. Na busca por resultados imediatos, há quem leve o treino como uma obrigação a qualquer custo, sentindo-se no dever de malhar intensamente todos os dias. O exposo de treino pode trazer consequências como sensação de fadiga e até propiciar o início de lesões musculares ou osteoarticulares. Já se a pessoa treina em um dia e descansa no outro, ela consegue completar o tempo mínimo de recuperação do treino naturalmente. No dia de descanso, você pode seguir treinando a mesma modalidade desde que utilize outros grupos musculares. Também é possível realizar outra modalidade, outro estímulo que esteja acostumado, atividades aeróbicas ou de flexibilidade são algumas sugestões. No caso da hipertrofia, é no período de descanso que as fibras musculares rompidas durante o treino serão reconstruídas, tornando-se maiores e mais fortes. Portanto, as fibras não crescem ou aumentam de tamanho durante a sessão do treino e, sim, durante o descanso. A hora do treino é apenas o começo do processo de ganho de massa muscular. Durante a prática esportiva, os músculos são ativados e trabalham intensamente ao longo das repetições na aplicação da força. É no período de descanso que eles se adaptam aos estímulos provocados pelos exercícios: o corpo se regenera, os músculos crescem, ficam mais fortes e, consequentemente, o desempenho físico melhora.
Luís Neves
Luís Neves
2025-06-27 21:29:11
Count answers : 12
0
Segundo a pesquisadora do Instituto do Sono, Vânia D’Almeida, os exercícios devem ser feitos até 3 horas antes de a pessoa dormir. Os exercícios físicos também aumentam a qualidade de sono, mas não devem ser feitos próximo ao horário de dormir, porque elevam a temperatura corporal e liberam substâncias, como a endorfina, que mantêm o corpo em alerta, dificultando o adormecimento. Dessa forma, o ideal é encerrar a atividade física até 3 horas antes de ir para a cama a fim de que os níveis de endorfina e a temperatura corporal central retornem aos níveis que induzam ao sono. Horário – faça atividade física até 3 horas antes de dormir para não prejudicar o sono.
Ricardo Ferreira
Ricardo Ferreira
2025-06-27 20:57:24
Count answers : 18
0
Se tiver hábitos noturnos, lembre-se de que é importante não malhar três horas antes de deitar na cama, pois os exercícios liberam hormônios que podem deixar você ligado e atrapalhar o sono. Os exercícios liberam hormônios que podem deixar você ligado, como a adrenalina. É importante não malhar três horas antes de deitar na cama.