Quais são os exercícios de alta intensidade e curta duração?

Isaac Barbosa
2025-07-25 09:16:53
Count answers
: 28
Os exercícios anaeróbicos utilizam uma forma de energia que independe do uso do oxigênio. São exercícios de alta intensidade e curta duração que envolvem um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos em que há produção de ácido lático. Exemplos de atividades anaeróbicas: exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade; corrida de 100 metros rasos; saltos; arremesso de peso. Exercícios de força, como pilates, ou exercícios resistidos com peso, como a musculação.

Mário Santos
2025-07-14 22:05:33
Count answers
: 18
O exercício intermitente de alta intensidade e curta duração, separado por diferentes períodos de recuperação, tem sido amplamente utilizado durante o treinamento de diferentes esportes.
O exercício intermitente de alta intensidade é caracterizado pela execução de vários estímulos máximos, com um pequeno intervalo de tempo de recuperação entre eles.
Ao longo desses exercícios, ocorrem alterações no desempenho e na contribuição dos sistemas metabólicos.
As proporções dessas alterações estão diretamente ligadas à relação do tempo de esforço e recuperação.

Luna Leal
2025-07-10 09:27:47
Count answers
: 25
O sprint interval training (SIT) é o protocolo que apresenta o maior consumo energético após o exercício, com gasto médio 137,5% maior que o exercício contínuo nos estudos que mediram o Epoc até três horas após a atividade.
O HIIE apresentou gasto energético 37,5% maior que o contínuo em até três horas.
O SIT propõe a máxima intensidade em um curto período, como correr durante 20-30 segundos na maior velocidade e pela maior distância possível.
O exercício intervalado (HIIE) é realizado com alta intensidade, com períodos de pausa.
Esses protocolos são compostos predominantemente de exercícios aeróbios, com importante contribuição das vias anaeróbias no HIIE e SIT.

Gaspar Vieira
2025-06-28 17:29:50
Count answers
: 17
O treinamento intervalado de alta intensidade, mais conhecido pela sigla HIIT, é uma opção para quem busca otimizar os resultados físicos em um espaço mais curto de tempo.
A prática consiste em picos de esforços que podem ser intercalados com repouso tradicional ou repouso ativo, que dependerá do nível de condicionamento do aluno/atleta.
Por exemplo: correr, saltar ou pedalar por um minuto em alta intensidade e caminhar durante o minuto seguinte.
As séries do HIIT podem ser planejadas com atividades diversas e em tempos menores, como a partir de um estímulo intenso por 30 segundos e 30 segundos de recuperação.
Geralmente, cada ciclo de exercício e repouso compõem uma sessão de cerca de meia hora.
— A atenção, a garantia de sucesso e a segurança dependerá do respeito ao condicionamento do aluno.
É possível começar com o HIIT depois de muito tempo parado se você contar com um acompanhamento que indique as progressões de intensidade indicadas para o seu caso.
O aluno pode ter sucesso em termos de gastos calóricos, mas também pode sofrer alguma lesão ortopédica por não realizar a adaptação correta, não respeitando os limites fisiológicos e neuromusculares do treinamento.
A indicação é de, em média, três treinos por semana, para possibilitar a recuperação dos tecidos e progredir conforme a orientação do educador físico.