:

Quais exercícios físicos são indicados para pessoas com hipertensão?

Duarte Soares
Duarte Soares
2025-07-01 22:58:52
Count answers: 5
Os exercícios físicos são uma boa maneira de lutar contra a hipertensão e melhorar a vivência diária de qualquer pessoa. Quais tipos de exercícios podem ser feitos? Dependendo destes diversos fatores, o paciente pode ser recomendado a fazer exercícios leves, moderados ou até mesmo mais intensos. Exercícios leves: você pode fazer 30 minutos diários de algum exercício aeróbico leve, de 3 a 5 vezes toda semana, como a caminhada ou até mesmo uma corrida em ritmo leve. Exercícios moderados: se você está em melhores condições físicas e tem força suficiente para fazer exercícios de forma segura, você também pode fazer ciclismo além de caminhadas ou corridas, e aumentar o tempo e a frequência. Exercícios intensos: os exercícios ainda são aeróbicos, e você pode fazer até mesmo mais de uma hora diária de atividades como caminhada, corrida e ciclismo, como remo, marcha atlética e outros exercícios dessa forma. Além dos exercícios aeróbicos, a pessoa hipertensa também pode associar estas atividades a exercícios resistidos, ou seja, exercícios nos quais o paciente levanta pesos que servem como resistência para estimular o desenvolvimento muscular direcionado a determinados grupos do corpo nos membros, no abdômen, costas e outros. É possível revezar entre os exercícios aeróbicos e resistidos, ou praticar um pouco de cada um todos os dias. O que você não pode deixar de fazer é falar com seu profissional de saúde! Quem não pratica exercícios tende a ficar obeso, perder capacidade respiratória e também ficar com o coração mais sensível a taquicardias e infartos. Não deixe de começar uma atividade física. Não tem problema algum em se começar de forma devagar ou leve – o importante é ter atitude e força de vontade!
Margarida Miranda
Margarida Miranda
2025-07-01 22:57:29
Count answers: 5
A prática regular de atividades físicas pode ajudar no tratamento para hipertensão a base de remédio ou até mesmo suspendê-lo. Os exercícios devem ser de intensidade moderada, de três a seis vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos de duração. Para o fisiologista do esporte do HCor, a caminhada, corrida, natação, exercícios aeróbicos, alongamentos, bicicleta, yoga e hidroginástica são indicados para contribuir na redução da pressão sanguínea exercida sobre os vasos sanguíneos. Exercícios aeróbicos no controle da hipertensãoPara prevenção das doenças cardiovasculares, sem dúvida o exercício aeróbio como correr, nadar e pedalar supera o anaeróbio, produzindo elevação do colesterol bom (o HDL colesterol), melhorando os níveis de glicose em pessoas normais e principalmente nos diabéticos. Dessa forma, facilitam o controle da hipertensão arterial, diminuem a obesidade, ajudam a abandonar o tabagismo e melhoram o aspecto psicológico com redução do estresse.
Cátia Lopes
Cátia Lopes
2025-07-01 22:03:55
Count answers: 9
Todos os exercícios reduziram a pressão alta. Mas o agachamento na parede e a prancha levaram a quedas maiores do que os exercícios aeróbicos. As diretrizes atuais do Reino Unido dizem que os adultos devem praticar pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana, ou 75 minutos de atividades vigorosas, mais exercícios de fortalecimento muscular duas vezes por semana. Além disso, devem considerar fazer quatro séries de dois minutos de agachamento na parede ou prancha com dois minutos de descanso entre elas, três vezes por semana. A pressão arterial em repouso foi reduzida em: 4,49/2,53 mmHg após treinamento aeróbico, 4,55/3,04 mm Hg após treino de resistência dinâmica ou musculação, 6,04/2,54mmHg após treino combinado, 4,08/2,50 mmHg após treinamento intervalado de alta intensidade, 8,24/4mmHg após treinamento de exercícios de isometria. Qualquer pessoa que esteja preocupada com sua pressão arterial é aconselhada a consultar um médico e perguntar sobre o tipo de exercício mais adequado para sua condição. Sabemos que aqueles que praticam exercícios de que desfrutam, tendem a praticar por mais tempo, o que é fundamental para manter a pressão arterial mais baixa. Ela também indica outras mudanças no estilo de vida que podem ajudar, como reduzir o sal, manter um peso saudável e continuar a tomar qualquer medicamento receitado.