O que excesso de peso na academia pode causar?

Flávio Maia
2025-07-27 02:33:44
Count answers
: 12
Se isso está te trazendo prejuízos e levando a alterações no seu peso, é importante resolver o problema o mais rápido possível. Com descanso adequado, os efeitos negativos do overtraining devem reduzir. A falta de sono pode agravar ainda mais os sintomas do overtraining.
Seu corpo precisa de sono adequado para reparar e se recuperar.
Uma combinação certa de macronutrientes é a chave para a recuperação adequada e evitar o overtraining.
Tanto proteínas quanto carboidratos também são fundamentais para o seu treino.
Opte por carboidratos complexos de frutas, vegetais e grãos integrais.

Francisca Matos
2025-07-24 15:29:37
Count answers
: 23
Excesso de treino, como explica a Dra. Caroline Reigada, nefrologista.
Treinos exagerados com cargas altas e execuções erradas podem causar destruição das fibras musculares.
Além do exercício físico intenso e exacerbado, outras causas para a rabdomiólise incluem uso de medicamentos, como estatinas, por longos períodos de tempo.
Devemos ficar especialmente atentos aos indicadores de saúde dos rins em um paciente com a rabdomiólise, uma vez que os componentes musculares em excesso na corrente sanguínea podem desencadear vários problemas renais.
Para evitar esses casos, nos treinamentos de força, é indicada a progressão de carga gradual, evitando aumento abruptos de peso e de volume de treino.
A terapia de suporte inclui expansão intravascular com líquidos para prevenir lesão renal aguda e ventilação mecânica nos casos de insuficiência respiratória aguda.
Quando houver lesão renal aguda, esta deve ser tratada com líquidos intravenosos e, em alguns casos, hemodiálise.

Santiago Soares
2025-07-12 02:14:53
Count answers
: 14
Pelo contrário, esse esforço exagerado pode causar lesões musculares, execução incorreta e até desmotivação com a rotina de treinos.
Comprometer a saúde do corpo em busca de ganhos rápidos pode resultar em consequências indesejadas a longo prazo.
Se o peso está alto o suficiente para te fazer errar na execução, esse é mais um sinal de que está na hora de abaixar a carga.
O tremor durante os exercícios também pode ser resultado da sobrecarga do músculo, que ocorre quando o peso ou a resistência utilizada no treino é maior do que o músculo está acostumado a suportar.
Se você sente muita dor durante ou após o treino, mesmo em exercícios que você já está acostumado, isso pode ser um sinal de exagero.
A dor pode envolver os tendões, músculos e até articulações.
Em alguns casos, comprometendo até mesmo a musculatura.
A fadiga extrema do músculo é um dos motivos para o baixo número de repetições.
Nesses casos, você se sente tão cansaço a punto de realizar o mínimo para completar a série.
Porém, a sobrecarga pode ter o efeito contrário e prejudicar os músculos com lesões.

Vicente Domingues
2025-07-03 14:55:51
Count answers
: 14
Uma pessoa que treina sem descanso, de forma muito intensa sempre e com muita carga, também tem uma chance maior de desenvolver lesões, perda de condicionamento físico, força e resistência, fadiga crônica e, até mesmo, aumento de frequência cardíaca em repouso. O excesso de atividade física também pode causar vários danos, especialmente quando se chega ao ponto de overtraining.
Ou seja, a pessoa exagera no treino por acreditar que será melhor para alcançar seus objetivos, mas, na verdade, pode estar atrasando seu progresso, já que as consequências podem até mesmo afastá-las dos treinos por um período, dependendo da gravidade das lesões, por exemplo.
Os riscos do overtraining ainda vão além e podem prejudicar também o sono, o humor e a imunidade.
Dependendo dos sintomas, não somente o treino pode ser comprometido, como também a vida pessoal e profissional.
Esse processo é caracterizado pela diminuição de rendimento nos treinos, mas também pode causar sintomas físicos, cognitivos, fisiológicos e até mesmo psicológicos.

Kevin Paiva
2025-07-03 14:44:46
Count answers
: 17
O exagero nos treinos provoca uma lesão das células musculares, que liberam uma substância, chamada mioglobina, no sangue. É ela que dá a cor escura à urina e afeta os rins. Além da cor do xixi, que fica semelhante à do café, os sintomas mais comuns incluem fraqueza, dor muscular intensa, inchaço, náusea, vômitos, falta de ar, dor abdominal e palpitações, variando em intensidade de acordo com a gravidade da doença. Em casos graves, a função renal pode ser comprometida, exigindo tratamento com diálise. Além disso, podem ocorrer complicações como arritmias, alterações neurológicas, insuficiência respiratória e lesão hepática. Homens e indivíduos com IMC acima de 40 kg/m² são mais afetados. A falta de respeito ao condicionamento físico do indivíduo, tanto em termos de intensidade quanto de volume de treinos, pode levar ao desenvolvimento da rabdomiólise. A principal medida para prevenção é o cuidado com a atividade física, principalmente para pessoas que estão iniciando agora.

Sofia Magalhães
2025-07-03 13:39:58
Count answers
: 16
O excesso de peso na academia pode causar lesões graves devido ao uso excessivo de determinado músculo. Esse uso excessivo, acompanhado da repetição dos movimentos, costuma gerar uma espécie de estresse em diversas partes do corpo, tais como, articulações, tendões, músculos, cartilagens, entre outros locais. Lesões causadas pela utilização de um peso maior do que o suportável são muito comuns em jovens que desejam obter músculos de forma rápida. Agindo dessa forma, impede o seu devido descanso e, consequentemente, a recuperação do estresse a que foram submetidos. Todas essas lesões normalmente estão atreladas ao esforço além da capacidade física suportada pelo praticante. Vale ressaltar que toda e qualquer musculação tem que ser feita sob orientação de um professor capacitado na modalidade e que zele pela técnica adequada dos movimentos e o peso correto para o objetivo do treinamento.

Mara Mendes
2025-07-03 11:54:17
Count answers
: 15
Exagerar nos treinos pode levar à perda de massa magra, contrariando o que se espera da atividade física. Além disso, o desconforto e a dor causados pelo overtraining farão o atleta ter uma queda no desempenho. O diretor do Instituto do Joelho diz que o primeiro sinal de que algo não vai bem com o corpo é a dor que não passa em até 48 horas de repouso. As lesões são maiores naqueles que percebem a longo prazo: tendinite, amolecimento da cartilagem do joelho, artrose, etc. Tudo isso é intensificado com a teimosia de quem está insistindo num treino mais forte do que é capaz. A insistência acabou resultando num derramamento do líquido sinovial, que a deixou aproximadamente seis meses afastada dos treinos e de qualquer atividade física de impacto. Rene diz que o tratamento geralmente envolve um período de repouso, aplicação de gelo no local lesionado, prescrição de medicação anti-inflamatória e fisioterapia.

Vasco Fernandes
2025-07-03 11:10:47
Count answers
: 19
Excesso de peso na academia pode levar a lesões graves, pois levantar uma quantidade de peso maior do que o corpo pode suportar, principalmente se a prática for realizada sem a assistência de um profissional, além de sobrecarregar a musculatura, impede a recuperação natural do corpo ao estresse submetido. É por esse motivo que as lesões graves surgem. Ademais, o uso descomedido da musculatura, somado a repetição de movimentos, costuma gerar uma espécie de estresse em diversas partes do corpo, tais como, articulações, tendões, músculos, cartilagens, entre outros. O ortopedista Márcio Rocha afirma que as lesões mais comuns durante os treinos em academias acontecem devido ao uso excessivo de determinado músculo, fruto da inexperiência ou da falta de auxílio de um instrutor. A utilização de um peso maior do que o suportável é muito comum em jovens que desejam obter músculos de forma rápida. Esse uso excessivo pode resultar em lesões causadas pela sobrecarga da musculatura, impedindo a recuperação natural do corpo ao estresse submetido. Além disso, quanto mais complexo o esporte, mais partes do corpo são trabalhadas e, consequentemente, mais órgãos estão sujeitos a lesões. É por esse motivo que especialistas reforçam a necessidade de acompanhamento profissional em atividades de alto risco, como musculação.
Read also
- Quais são os efeitos da sobrecarga na academia?
- O que acontece se treinar em excesso?
- O que é treino progressivo na academia?
- Como saber se estou em overtraining?
- Qual a cor da urina na rabdomiólise?
- O que é a lei da sobrecarga?
- Quais são os sintomas de sobrecarga muscular?
- Quais são os sinais de overtraining?
- O que é considerado excesso de atividade física?