O que acontece se treinar em excesso?

António Castro
2025-07-03 16:42:27
Count answers: 6
O excesso de atividade física também pode causar vários danos, especialmente quando se chega ao ponto de overtraining. Overtraining é quando ocorre a perda de performance da pessoa por conta do treinamento excessivo, sem descanso adequado, com grande volume e intensidade, atrapalhando a recuperação do corpo. Esse processo é caracterizado pela diminuição de rendimento nos treinos, mas também pode causar sintomas físicos, cognitivos, fisiológicos e até mesmo psicológicos. Uma pessoa que treina sem descanso, de forma muito intensa sempre e com muita carga, também tem uma chance maior de desenvolver lesões, perda de condicionamento físico, força e resistência, fadiga crônica e, até mesmo, aumento de frequência cardíaca em repouso. Ou seja, a pessoa exagera no treino por acreditar que será melhor para alcançar seus objetivos, mas, na verdade, pode estar atrasando seu progresso, já que as consequências podem até mesmo afastá-las dos treinos por um período, dependendo da gravidade das lesões, por exemplo. Os riscos do overtraining ainda vão além e podem prejudicar também o sono, o humor e a imunidade. Dependendo dos sintomas, não somente o treino pode ser comprometido, como também a vida pessoal e profissional. Se o exagero nos treinos está causando consequências, o ideal é a diminuição da rotina de exercícios e, muitas vezes, ela deve ser feita de forma drástica. Nos casos mais graves, pode ocorrer até mesmo a interrupção dos exercícios físicos e de competições, até que a situação se amenize.

Marco Lima
2025-07-03 16:26:49
Count answers: 6
Se o exercício está te trazendo prejuízos e levando a alterações no seu peso, é importante resolver o problema o mais rápido possível.
Com descanso adequado, os efeitos negativos do overtraining devem reduzir.
A falta de sono pode agravar ainda mais os sintomas do overtraining.
Seu corpo precisa de sono adequado para reparar e se recuperar.
Uma combinação certa de macronutrientes é a chave para a recuperação adequada e evitar o overtraining.

Inês Domingues
2025-07-03 12:55:29
Count answers: 11
O excesso é a quantidade de exercícios a mais do que cada pessoa está acostumada. Exagerar nos treinos pode levar à perda de massa magra, contrariando o que se espera da atividade física. Além disso, o desconforto e a dor causados pelo overtraining farão o atleta ter uma queda no desempenho.
O primeiro sinal de que algo não vai bem com o corpo é a dor que não passa em até 48 horas de repouso. A dor geralmente é sinal de alguma lesão ou inflamação mais séria, especialmente nas articulações, que levam a uma paralisação total da atividade física para recuperação da parte do corpo lesionada.
As lesões são maiores naqueles que percebem a longo prazo: tendinite, amolecimento da cartilagem do joelho, artrose, etc. Tudo isso é intensificado com a teimosia de quem está insistindo num treino mais forte do que é capaz.
O tratamento geralmente envolve um período de repouso, aplicação de gelo no local lesionado, prescrição de medicação anti-inflamatória e fisioterapia. E o que é mais importante: quando voltar a se exercitar, deve ser feito com uma orientação melhor.
Read also
- O que excesso de peso na academia pode causar?
- Quais são os efeitos da sobrecarga na academia?
- O que é treino progressivo na academia?
- Como saber se estou em overtraining?
- Qual a cor da urina na rabdomiólise?
- O que é a lei da sobrecarga?
- Quais são os sintomas de sobrecarga muscular?
- Quais são os sinais de overtraining?
- O que é considerado excesso de atividade física?