:

O que acontece se treinar em excesso?

Paulo Reis
Paulo Reis
2025-07-28 20:50:23
Count answers : 20
0
O controle na frequência dos exercícios é fundamental para evitar lesões de músculos, tendões e articulações - e até mesmo fraturas ósseas de estresse e tendinites. Exercícios físicos intensos também podem causar rabdomiólise, ou seja, necrose muscular. Na maioria dos casos, ela ocorre quando o paciente inicia ou reinicia o treinamento físico sem a supervisão de um educador. O exercício excessivo pode produzir edema das células musculares das extremidades e, como consequência, a necrose dos músculos em graus variáveis, o que ocasiona liberação da mioglobina (proteína muscular) no sangue. Grandes quantidades de mioglobina no sistema circulatório podem causar depósitos nos túbulos renais, o que pode gerar insuficiência e mau funcionamento dos órgãos. Em casos extremos, hemodiálise, perda dos rins ou até mesmo o óbito são possíveis, explica o médico. Quanto aos exercícios recomendados por seu médico ou educador físico, não exagere na quantidade, intensidade e duração. A alta intensidade e o tempo de recuperação muscular e cardiovascular insuficientes podem ser prejudiciais ao sistema cardiovascular, à imunidade, provocar lesões musculares, articulares e tendinites.
Matheus Baptista
Matheus Baptista
2025-07-23 17:29:17
Count answers : 19
0
A sobrecarga excessiva provocada pelo treinamento, como acontece muito no esporte de alto rendimento, não faz bem para o corpo e gera desgaste articular e físico, provocando lesões. Dizemos que um treino é excessivo quando a pessoa treina sempre em alta intensidade e não respeita o tempo de recuperação necessário entre uma atividade e outra, ou quando passa muito mais tempo praticando exercício do que realmente precisa para ter resultados, fazendo um volume de treino exacerbado. Por causa do excesso de treinamento, Ronnie Coleman sofre com problemas nas articulações e tem dificuldade para ficar em pé. Entre os sinais mais comuns do treinamento excessivo estão grande fadiga, alterações do sono, dor de cabeça constante, irritação e, principalmente, dor muscular frequente, muito além da provocada normalmente pelo treinamento. Um praticante de atividades nunca pode ignorar a dor e precisa aprender a diferenciar os alertas que o corpo dá. Quando falamos da dor de um excesso de treinamento, trata-se de um incômodo constante, que prejudica a força e geralmente não passa nem com o descanso. É preciso respeitar a dor.
Afonso Lourenço
Afonso Lourenço
2025-07-10 18:05:49
Count answers : 20
0
O excesso de treinamento pode trazer prejuízos físicos e psicológicos. O overtraining é caracterizado pela perda de rendimento por conta do exagero nos treinos. Geralmente, ele acontece quando o atleta ignora o primeiro sinal, chamado overreaching: dor muscular diferente da que a pessoa sente após a prática esportiva. Queda de desempenho Quando a pessoa chega ao limite físico, é comum aumentar o nível dos treinamentos, buscando estimular mais a velocidade ou a força, por exemplo. No entanto, isso faz com que ela perca a capacidade de treinar em alto nível. Dor muscular constante e dificuldade de recuperação Com o overtraining, a pessoa tende a ter maior dificuldade de recuperação muscular após o treino. Ela pode sofrer com a sensação de músculos pesados, rígidos e até doloridos. Sistema imunológico fraco O treinamento excessivo reduz a glutamina, o que gera disfunção imunológica e elevação de infecções. Isso significa que o corpo fica mais fraco, enquanto a imunidade diminui. O treinamento excessivo reduz a glutamina, o que gera disfunção imunológica e elevação de infecções. Isso significa que o corpo fica mais fraco, enquanto a imunidade diminui. Isso faz com que ela perca a capacidade de treinar em alto nível. Com o overtraining, a pessoa tende a ter maior dificuldade de recuperação muscular após o treino. Ela pode sofrer com a sensação de músculos pesados, rígidos e até doloridos.
António Castro
António Castro
2025-07-03 16:42:27
Count answers : 20
0
O excesso de atividade física também pode causar vários danos, especialmente quando se chega ao ponto de overtraining. Overtraining é quando ocorre a perda de performance da pessoa por conta do treinamento excessivo, sem descanso adequado, com grande volume e intensidade, atrapalhando a recuperação do corpo. Esse processo é caracterizado pela diminuição de rendimento nos treinos, mas também pode causar sintomas físicos, cognitivos, fisiológicos e até mesmo psicológicos. Uma pessoa que treina sem descanso, de forma muito intensa sempre e com muita carga, também tem uma chance maior de desenvolver lesões, perda de condicionamento físico, força e resistência, fadiga crônica e, até mesmo, aumento de frequência cardíaca em repouso. Ou seja, a pessoa exagera no treino por acreditar que será melhor para alcançar seus objetivos, mas, na verdade, pode estar atrasando seu progresso, já que as consequências podem até mesmo afastá-las dos treinos por um período, dependendo da gravidade das lesões, por exemplo. Os riscos do overtraining ainda vão além e podem prejudicar também o sono, o humor e a imunidade. Dependendo dos sintomas, não somente o treino pode ser comprometido, como também a vida pessoal e profissional. Se o exagero nos treinos está causando consequências, o ideal é a diminuição da rotina de exercícios e, muitas vezes, ela deve ser feita de forma drástica. Nos casos mais graves, pode ocorrer até mesmo a interrupção dos exercícios físicos e de competições, até que a situação se amenize.
Marco Lima
Marco Lima
2025-07-03 16:26:49
Count answers : 19
0
Se o exercício está te trazendo prejuízos e levando a alterações no seu peso, é importante resolver o problema o mais rápido possível. Com descanso adequado, os efeitos negativos do overtraining devem reduzir. A falta de sono pode agravar ainda mais os sintomas do overtraining. Seu corpo precisa de sono adequado para reparar e se recuperar. Uma combinação certa de macronutrientes é a chave para a recuperação adequada e evitar o overtraining.
Inês Domingues
Inês Domingues
2025-07-03 12:55:29
Count answers : 21
0
O excesso é a quantidade de exercícios a mais do que cada pessoa está acostumada. Exagerar nos treinos pode levar à perda de massa magra, contrariando o que se espera da atividade física. Além disso, o desconforto e a dor causados pelo overtraining farão o atleta ter uma queda no desempenho. O primeiro sinal de que algo não vai bem com o corpo é a dor que não passa em até 48 horas de repouso. A dor geralmente é sinal de alguma lesão ou inflamação mais séria, especialmente nas articulações, que levam a uma paralisação total da atividade física para recuperação da parte do corpo lesionada. As lesões são maiores naqueles que percebem a longo prazo: tendinite, amolecimento da cartilagem do joelho, artrose, etc. Tudo isso é intensificado com a teimosia de quem está insistindo num treino mais forte do que é capaz. O tratamento geralmente envolve um período de repouso, aplicação de gelo no local lesionado, prescrição de medicação anti-inflamatória e fisioterapia. E o que é mais importante: quando voltar a se exercitar, deve ser feito com uma orientação melhor.