Quais são os efeitos da sobrecarga na academia?

Bianca Martins
2025-08-05 03:24:54
Count answers
: 22
O excesso de treinamento pode trazer prejuízos físicos e psicológicos.
O overtraining é caracterizado pela perda de rendimento por conta do exagero nos treinos.
Queda de desempenho quando a pessoa chega ao limite físico, é comum aumentar o nível dos treinamentos, buscando estimular mais a velocidade ou a força, por exemplo.
Falta de sono, o cansaço físico extremo pode gerar insônia.
Dor muscular constante e dificuldade de recuperação, com o overtraining, a pessoa tende a ter maior dificuldade de recuperação muscular após o treino.
Sistema imunológico fraco, o treinamento excessivo reduz a glutamina, o que gera disfunção imunológica e elevação de infecções.

Salvador Amaral
2025-07-30 20:21:35
Count answers
: 17
A sobrecarga muscular é o uso inadequado ou em alta intensidade dos músculos de uma determinada região do corpo, o que acaba em lesão das fibras musculares e gera rigidez e dor. Os sintomas são localizados, pois afetam apenas um músculo ou grupos próximos. Em casos mais graves, a sobrecarga muscular está associada, também, a danos articulares e perda da mobilidade. Fazer esforços nesse período pode agravar o quadro. Caso as dores não passem ou até piorem, é sinal de que você deve procurar ajuda de um especialista. As regiões mais suscetíveis às lesões são pescoço, ombros e costas. Entre as causas desse problema estão o excesso de treinos na prática esportiva, o exagero no uso de pesos durante a musculação e atividades pesadas da rotina, especialmente quando estão associadas à tensão e ao estresse.

Cristiano Ribeiro
2025-07-20 20:26:20
Count answers
: 15
Pelo contrário, esse esforço exagerado pode causar lesões musculares, execução incorreta e até desmotivação com a rotina de treinos.
Comprometer a saúde do corpo em busca de ganhos rápidos pode resultar em consequências indesejadas a longo prazo.
A sobrecarga do músculo, que ocorre quando o peso ou a resistência utilizada no treino é maior do que o músculo está acostumado a suportar.
A dor pode envolver os tendões, músculos e até articulações.
A sobrecarga pode ter o efeito contrário e prejudicar os músculos com lesões.

Alexandre Matos
2025-07-12 11:02:45
Count answers
: 20
Quando essa relação não é respeitada, há um movimento repetitivo de uma determinada parte do corpo e isso leva ao desgaste. O excesso é a quantidade de exercícios a mais do que cada pessoa está acostumada. Exagerar nos treinos pode levar à perda de massa magra, contrariando o que se espera da atividade física. Além disso, o desconforto e a dor causados pelo overtraining farão o atleta ter uma queda no desempenho. As lesões são maiores naqueles que percebem a longo prazo: tendinite, amolecimento da cartilagem do joelho, artrose, etc. Tudo isso é intensificado com a teimosia de quem está insistindo num treino mais forte do que é capaz. O primeiro sinal de que algo não vai bem com o corpo é a dor que não passa em até 48 horas de repouso. A dor geralmente é sinal de alguma lesão ou inflamação mais séria, especialmente nas articulações, que levam a uma paralisação total da atividade física para recuperação da parte do corpo lesionada. A insistência acabou resultando num derramamento do líquido sinovial, que a deixou aproximadamente seis meses afastada dos treinos e de qualquer atividade física de impacto.

Cláudio Batista
2025-07-03 14:10:49
Count answers
: 14
Tal atitude pode desencadear diversos problemas como provocar dores durante ou após a musculação, além de gerar graves lesões.
As principais lesões, resultados da sobrecarga de atividades físicas, segundo Leandro, são a tendinite, distensões e dores musculares.
A primeira é causada por inflamação e, consequentemente, a degeneração no tendão, resultado de movimentos repetitivos e sobrecargas.
Já a distensão muscular trata-se de quando o músculo se estica demais, gerando ruptura de algumas fibras musculares ou de todo o tendão muscular envolvido.
A falta de atividade física provoca uma regressão funcional, com perda de flexibilidade articular e hipotrofia das fibras musculares.
Reativar essas funções e de forma errada pode gerar lesões graves.
É preciso interromper imediatamente as atividades e buscar um especialista para uma avaliação mais precisa e identificar o tratamento ideal para cada condição.

Luísa Melo
2025-07-03 11:27:42
Count answers
: 20
O uso descomedido da musculatura, somado a repetição de movimentos, costuma gerar uma espécie de estresse em diversas partes do corpo, tais como, articulações, tendões, músculos, cartilagens, entre outros.
Levantar uma quantidade de peso maior do que o corpo pode suportar, principalmente se a prática for realizada sem a assistência de um profissional, além de sobrecarregar a musculatura, impede a recuperação natural do corpo ao estresse submetido.
É por esse motivo que as lesões graves surgem.
As lesões mais comuns durante os treinos em academias, de um modo geral, acontecem devido ao uso excessivo de determinado músculo, fruto da inexperiência ou da falta de auxílio de um instrutor.
Além disso, quanto mais complexo o esporte, mais partes do corpo são trabalhadas e, consequentemente, mais órgãos estão sujeitos a lesões.
Read also
- O que excesso de peso na academia pode causar?
- O que acontece se treinar em excesso?
- O que é treino progressivo na academia?
- Como saber se estou em overtraining?
- Qual a cor da urina na rabdomiólise?
- O que é a lei da sobrecarga?
- Quais são os sintomas de sobrecarga muscular?
- Quais são os sinais de overtraining?
- O que é considerado excesso de atividade física?