:

Como o sono influencia na perda de peso?

Ariana Miranda
Ariana Miranda
2025-07-17 06:54:08
Count answers : 10
0
Dormir menos do que a quantidade recomendada a cada noite pode aumentar o risco de certas condições de saúde, incluindo obesidade. A pesquisa mostrou que dormir menos do que a quantidade recomendada está ligado a ter maior gordura corporal, aumento do risco de obesidade e também pode influenciar a facilidade com que você perde peso com uma dieta controlada por calorias. Normalmente, o objetivo da perda de peso é diminuir a gordura corporal, mantendo o máximo de massa muscular possível. Não obter a quantidade correta de sono pode determinar quanta gordura é perdida, bem como quanta massa muscular você retém durante uma dieta restrita em calorias. Comer menos calorias geralmente é o primeiro passo para perder peso, se esse for seu objetivo. Mas se os hormônios do apetite estiverem desequilibrados, você pode acabar consumindo mais alimentos do que seu corpo precisa. Quando você está privado de sono, seu corpo responde produzindo mais grelina e menos leptina. A duração do sono também influencia o metabolismo, particularmente o metabolismo da glicose. A falta de sono pode aumentar o apetite alterando os hormônios. Também nos torna mais propensos a comer alimentos não saudáveis ​​e influencia a forma como a gordura corporal é perdida enquanto contamos nossas calorias. O sono deve, portanto, ser considerado essencial ao lado da dieta e da atividade física como parte de um estilo de vida saudável.
Rafael Lima
Rafael Lima
2025-07-17 05:08:43
Count answers : 11
0
O sono é fundamental na jornada de emagrecimento, pois o corpo realiza processos essenciais de recuperação e de regeneração celular durante o descanso do corpo e da mente. Dormir bem regula a produção de hormônios, como a leptina e a grelina, que ajudam a controlar o apetite e a sensação de saciedade. Quem dorme pouco tende a reduzir o gasto calórico em repouso e durante as atividades cotidianas, o que pode levar tanto ao ganho de peso quanto a dificultar a perda dele. O sono curto pode aumentar a fadiga física e a psicológica diurnas. A maioria dos adultos precisa de sete a nove horas de sono por noite para o corpo se recuperar adequadamente e para ajustar os níveis hormonais relacionados ao metabolismo e à regulação do apetite. Durante o sono, o corpo realiza uma série de processos indispensáveis para o bom funcionamento do seu metabolismo que incluem: a restauração dos níveis de energia, a reparação dos tecidos, a consolidação da memória e do sistema imunológico para prevenir doenças como gripes e resfriados. Uma boa noite de sono auxilia o corpo a se recuperar melhor para a prática de atividades físicas. A privação dele pode levar ao ganho de peso e a um risco aumentado de desenvolver obesidade. Quando dormimos pouco ocorrem alterações no sono que levam a mudanças contínuas no sistema de excitação neuronal, que são acompanhadas de estresse. Isso influencia nas escolhas alimentares do dia seguinte, que podem ser prejudiciais ao processo de emagrecimento, interferir na regulação da glicemia e aumentar o risco de doenças metabólicas. O sono é essencial para a regulação do gasto energético diário, para o desenvolvimento cognitivo e para a promoção da saúde mental.
Rui Fernandes
Rui Fernandes
2025-07-17 04:30:39
Count answers : 13
0
O sono desempenha um papel significativo na regulação hormonal. Estudos mostram que a privação do sono pode reduzir o hormônio da saciedade e subir os níveis do hormônio que estimula fome. Como consequência, o aumento de apetite pode acarretar ingestão excessiva de alimentos, principalmente os mais palatáveis, que tendem a ser mais calóricos. A falta de sono de qualidade também afeta o metabolismo e o gasto energético do corpo. Estudos mostram que a privação também pode levar a uma diminuição da taxa metabólica basal, ou seja, a quantidade de calorias que o corpo queima em repouso. Isso pode dificultar a perda de peso e promover o efeito contrário a longo prazo. Além disso, se o metabolismo cai e você continua com a mesma ingestão calórica, fica difícil manter o peso.