Para ter mais saúde, realizar cinco sessões de 30 minutos de atividade física moderada já é suficiente para ter saúde.
E ainda é possível garantir o mesmo benefício em três treinos de 20 a 60 minutos de exercício vigoroso.
Correr três vezes por semana, por exemplo, já é o bastante para proporcionar benefícios como a redução da frequência cardíaca em repouso --que diminui o risco de problemas no coração -- e evitar o desenvolvimento de diabetes.
Adicionar a isso dois treinos de musculação vai ajudar na manutenção da massa magra, melhorar a postura e reduzir o risco de lesões, garantindo a você um corpo ainda mais saudável.
Para quem busca melhor o tempo nos 10 km ou completar uma meia maratona, a planilha deve ser cumprida de três a quatro vezes na semana.
O importante também é respeitar um intervalo de recuperação entre os treinos, que pode variar de 24 horas a 72 horas.
No caso da corrida, até é possível treinar em dias seguidos, desde que depois de um treino forte você faça um bem leve.
Para ganhar músculos, o número de vezes que você vai à academia depende da divisão do formato do seu programa de musculação, mas já é possível obter bons resultados com três treinos --sendo que o mais indicado geralmente é quatro ou cinco e algumas pessoas chegam a malhar sete vezes.
O mais importante é respeitar o tempo de descanso que um grupo muscular precisa para se recuperar --por isso, você não deve fazer em dias seguidos exercícios que trabalham o bíceps, por exemplo.