Porque as dietas não funcionam?

Flávio Lima
2025-07-18 06:30:40
Count answers
: 13
Elas são feitas, justamente, para não funcionarem.
A resposta é simples,
existe uma indústria de dietas que lucra com toda essa busca por emagrecimento rápido, que visa apenas a questão estética e deixa a saúde de lado, além de não considerar fatores que influenciam no comportamento alimentar de uma pessoa, como por exemplo questões emocionais, culturais e sociais.
75% afirmaram que ganharam de volta o peso que haviam perdido.
E mais, o fracasso da dieta causou um sentimento de culpa em 60% do grupo.
A restrição alimentar – seja de qualidade ou quantidade de alimentos – pode gerar ansiedade, irritação, pensamentos obsessivos por comida e aumentar a vontade pelos alimentos ‘proibidos’.
mas existe uma grande diferença entre fazer isso durante 2 semanas e fazer isso a vida toda.

Gonçalo Faria
2025-07-18 06:26:48
Count answers
: 11
Dietas da moda funcionam apenas para um determinado grupo de pessoas.
É por uma questão simples chamada individualidade bioquímica.
Cada ser humano tem uma resposta diferente para cada nutriente que ingere e isso depende da constituição do organismo, que é influenciada por fatores genéticos e ambientais ou de comportamento.
Tudo o que comemos ao longo da vida interfere na formação de enzimas que processam os alimentos.
Existem medidas gerais que ajudam a maior parte da população, mas muitas peculiaridades se observam mesmo com detalhada avaliação clínica e só sabemos se tivermos a oportunidade de acessar o DNA da pessoa.
As 'dietas da moda' funcionam apenas para um grupo de pessoas.
Uma alimentação rica em proteína, a cetogênica por exemplo, é boa para quem consegue metabolizar rapidamente esse nutriente.
Quem possui alguma alteração genética que reduz essa metabolização terá dificuldade para perder peso com um plano alimentar desse tipo.
Com o conhecimento do DNA, consigo adequar a alimentação de forma muito mais personalizada.
Muitas pessoas chegam com sobrepeso e a medida tradicional é diminuir ingestão de gordura, mas se essa pessoa tem ótima metabolização, o que precisa dar para ela são lipídios de boa qualidade e diminuir carboidrato.
O gasto calórico, também conhecido por taxa metabólica ou metabolismo, é outro aspecto individual que influencia no processamento dos alimentos pelo organismo.
O principal determinante da taxa metabólica é a quantidade de massa magra, composta por ossos, vísceras, mas principal por músculos.
O homem tem musculatura mais desenvolvida do que a mulher por conta da produção de testosterona.
O que conta mesmo na hora de aderir a uma dieta é o número de calorias ingeridas, não importando se vêm de carboidrato, proteína ou gordura — desde que sejam provenientes de fontes saudáveis.
Em níveis padrões, mas que variam de acordo com as características e objetivos de cada pessoa, o consumo de calorias fica entre 1.200 e 1.500 para mulheres, e de 1.500 a 1.800 para homens.

Adriana Loureiro
2025-07-18 05:44:25
Count answers
: 7
Quando você reduz drasticamente as calorias ou elimina alimentos essenciais, o corpo entende que está enfrentando um período de escassez.
Ele começa a gastar menos energia, diminuindo seu metabolismo.
Isso significa que você queima menos calorias, dificultando a perda de peso.
Você perde mais do que peso.
O peso perdido nas primeiras semanas de uma dieta restritiva geralmente é composto por água e massa muscular, não gordura.
Quanto mais você restringe, maior é a vontade de comer exatamente aquilo que foi “proibido”.
Cerca de 80% das pessoas que seguem dietas restritivas sofrem com o “efeito sanfona“, recuperando o peso perdido em menos de um ano.
Dietas extremas podem causar queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, irritabilidade, cansaço e até mesmo sintomas depressivos.
As dietas restritivas são projetadas para falhar porque não levam em consideração as necessidades reais do seu corpo e da sua rotina.
Emagrecer não é sobre velocidade, mas sobre consistência.
Dietas restritivas podem parecer a resposta para quem deseja resultados rápidos, mas os danos físicos e emocionais que elas causam não valem a pena.

Ângela Moreira
2025-07-18 03:10:29
Count answers
: 9
Mas sabia que 95% das pessoas que emagrecem com dietas restritivas acabam ganhando peso novamente? Então, se 95% das dietas falham, o problema deve estar nas dietas, e não nas pessoas. Para ela, o regime não faz o paciente perder peso, mas o torna obcecado por comida enquanto o corpo faz de tudo para não perder suas reservas. Quando se faz dieta e emagrece, o cérebro não percebe a perda de peso como uma vitória, mas como um perigo à saúde. Ele desenvolve mecanismos para protegê-lo da perda de gordura, aumentando o apetite e a obsessão por alimentos, para não correr mais risco de perder gordura. No momento de restrição alimentar acontecem duas mudanças no cérebro: o apetite aumenta e o metabolismo diminui. Seu cérebro faz você comer mais e gastar menos. É o sistema de sobrevivência do corpo, e às vezes, ele faz armazenar ainda mais.

Leticia Lima
2025-07-18 01:50:47
Count answers
: 14
A busca por resultados imediatos em relação ao emagrecimento para fins estéticos aumentam significamente a cada ano.
É comum vermos pessoas que lutam contra a balança há muitos anos, fazendo com que essa “busca pelo emagrecimento a qualquer custo” seja de uma forma exagerada ao colocar a própria saúde em risco.
O primeiro passo, e um dos mais importantes, é entender que o nosso corpo é muito complexo para ser resumido apenas a uma simples contagem de calorias no intuito de perder peso.
Diversos estudos mostram que 95% das pessoas que realizam a prática de dietas restritivas voltam a engordar e podem até mesmo, ganhar mais peso do que apresentavam no início do processo.
Isso acontece porque, o tipo de dieta em que se cortam grupos alimentares e diminuem calorias, contribui para as pessoas terem um descontrole no momento das refeições.
O ato de se alimentar pode se tornar muito inconsciente e quando esses praticantes se encontram em situações de cansaço, desequilíbrio emocional, a chance de descontar na alimentação, são muito altas.
O ato de se restringir, faz com que você entre em um ciclo vicioso, porque este tipo de dieta não estão inclusos os alimentos que você gosta, com isso a culpa gerada pela falta de prazer ao se alimentar, vai fazer com que você se arrependa de ingerir comidas que gosta, tornando esses alimentos proibidos.
As dietas restritivas podem até funcionar no começo, mas, no longo prazo, acabam contribuindo para que a pessoa volte a ganhar peso e virar vítima de um ciclo vicioso que envolve insatisfação corporal, frustração, exagero, culpa ao se alimentar, entre outros.
A prática destas dietas restritivas podem resultar em carências nutricionais, na qual se apresentam resultados negativos como fraqueza, cansaço, indisposição, queda de cabelo, dores de cabeça e unhas fracas.
Read also
- Quais os riscos das dietas da moda?
- Quais são as dietas que estão na moda?
- O que é a dieta da moda?
- Quais são as dietas mais eficazes para emagrecer?
- Qual é o maior vilão da dieta?
- Quais são os efeitos colaterais da dieta carnívora?
- O que é jejum cetogenico?
- Qual dieta realmente emagrece?
- Qual é o nome do remédio que emagrece mais rápido?