Qual o tipo de treino que dá mais resultado?

Eva Domingues
2025-05-25 00:29:28
Count answers: 3
Se o foco for a hipertrofia – crescimento dos músculos – é melhor focar em elevar a carga do que em realizar mais repetições.
Se seu objetivo é maximizar o tamanho e a força dos músculos, a abordagem preferida é levantar pesos maiores com repetições menores, pois isso promove hipertrofia e crescimento muscular significativo.
Envolve o aumento gradual das exigências impostas aos músculos, normalmente levantando pesos maiores ou aumentando a resistência com o passar do tempo.
A sobrecarga progressiva também exige maior estabilidade das articulações e ativação muscular, o que pode ajudar a proteger contra lesões nas articulações e melhorar a saúde geral das articulações.
No entanto, as especialistas alertam que isso deve ser feito respeitando os limites que o seu corpo aguenta naquele momento.
Vacinar contra dengue será importante, mas precisamos de um antiviral, diz cientista Jeffrey GlennMito ou verdade: água morna com limão em jejum faz bem?
Como consequência, podem ocorrer lesões graves, especialmente em exercícios de fortalecimento que sobrecarregam a coluna vertebral, pontua Malik.
Por isso, é muito importante o acompanhamento de um profissional que possa orientar esse crescimento das cargas utilizadas.
Trabalhar em uma faixa de repetições mais alta ajuda a melhorar a capacidade de desempenho dos músculos por um período prolongado.
Realizar mais repetições com intervalos de descanso mais curtos também pode elevar sua frequência cardíaca e melhorar o condicionamento cardiovascular.
O ponto ideal, afirmam, é uma combinação de ambos.
Assim, é possível alcançar os benefícios cardiovasculares do treino de alta repetição e, ao mesmo tempo, aumentar a massa muscular.

Tomás Freitas
2025-05-24 23:40:34
Count answers: 4
Treinos mais curtos – entre 20 e 40 minutos -, com a intensidade de esforço próxima ao limite máximo de cada um, são os que trazem os melhores resultados ao corpo.
Segundo os estudos mais recentes da fisiologia dos esportes, isso funciona tanto para quem deseja ganhar músculos quanto para quem quer emagrecer.
A combinação de diferentes tipos de treinamento depende dos seus objetivos pessoais, nível de condicionamento físico e preferências individuais.
O treinamento combinado é um método que vem sendo amplamente utilizado por corredores recreacionais visando maiores ganhos neuromusculares e na capacidade aeróbica.
Treinamento de força e treinamento cardiovascular, treinamento de intervalos de alta intensidade e treinamento de força, pilates e treinamento de força, yoga e treinamento cardiovascular, treinamento funcional e treinamento cardiovascular são tipos de treinamentos combinados que podem ser muito eficazes.
O objetivo principal dos treinos combinados é promover uma variedade de estímulos ao corpo, evitando que ele se adapte facilmente ao mesmo tipo de atividade física e reduzindo o risco de lesões decorrentes do desgaste repetitivo de um único grupo muscular.
Basicamente, os três grupos musculares mais usados para os treinos são divididos em A: tórax, ombro e tríceps; B: costas, abdômen e bíceps; e, por último, C: parte inferior, pernas e glúteo.

Jorge Rocha
2025-05-24 23:39:38
Count answers: 2
Para alcançar essa falha muscular, os treinamentos para hipertrofia geralmente são baseados em estímulos metabólicos ou tensionais.
Os estímulos tensionais —ou mecânicos — costumam ser mais aplicados.
Eles usam a tradicional regra "menos repetições e mais carga".
Na prática, significa um treino com 6 a 12 repetições por exercício, com uma carga mais próxima possível do limite da sua força máxima.
Em geral, nessa opção são realizadas três séries, cada movimento deve ser executado lentamente e o tempo de descanso é de um a dois minutos.
Mas há evidências de que, para hipertrofia, planos baseados em estímulos metabólicos —que geram um grande estresse no organismo —, com menos carga e mais repetição, também são eficientes quando levam à falha muscular.
Nesse caso, são feitas de duas a três séries com mais de 20 repetições, em velocidade moderada.
O peso deve ser entre 40% a 60% do máximo suportado e o descanso ter de 30 segundos a dois minutos.
Nada impede que o estímulo metabólico seja aplicado em movimentos multiarticulares (agachamento, supino, remada).
Mas, como nesse caso vários grupos musculares são exigidos, pode ser mais difícil alcançar a falha.
Ou, ainda, um músculo menor chegar ao seu limite antes do maior, o que prejudicaria o trabalho desse segundo grupo.

Carlota Nunes
2025-05-24 20:17:48
Count answers: 4
Treinamento de força máxima é caracterizado pelo uso de cargas elevadas, geralmente variando entre 80% e 100% de 1 RM, envolve menos repetições, velocidade de execução mais lenta e uma porcentagem de carga superior em comparação com o treinamento de potência. É conhecido por desenvolver força absoluta e é uma escolha popular entre levantadores de peso e fisiculturistas. Pode levar ao aumento da força máxima e ao aprimoramento da taxa de desenvolvimento de força. É considerado eficaz para melhorar o salto vertical e, consequentemente, a potência em certos contextos.
Já o treinamento de potência se concentra em cargas mais leves e movimentos mais rápidos, normalmente na faixa de 30% a 50% de 1 RM, envolve um número maior de repetições e uma velocidade de execução mais rápida, o que é ideal para o desenvolvimento da potência. Além de aumentar a potência muscular, também pode levar a ganhos na força máxima. Embora os métodos de TF e TP tenham suas diferenças distintas, estudos têm mostrado que ambos podem produzir resultados semelhantes em algumas variáveis relacionadas ao desempenho esportivo.
Muitas vezes, a combinação de ambos os métodos em um programa de treinamento pode ser a abordagem mais eficaz, pois permite que você colha os benefícios de ambos os mundos, desenvolvendo tanto a força máxima quanto a potência muscular. A escolha entre força máxima e potência muscular depende das suas metas e preferências, e o segredo está em encontrar o equilíbrio certo para atingir seus objetivos de forma eficaz e sustentável. Qual treino traz mais resultados: o de força máxima ou o de potência? Não é tão simples, pois ambos os métodos têm méritos.
Read also
- O que dá mais resultado, treinar em casa ou academia?
- É melhor treinar com ou sem ar condicionado?
- Quais os benefícios da academia ao ar livre?
- O que é melhor, academia ou treinar em casa?
- O treino em casa é eficaz?
- O ar-condicionado atrapalha a hipertrofia?
- É possível treinar em casa e ter bons resultados?
- Quais são os melhores exercícios físicos para fazer ao ar livre?
- Quais são os principais benefícios de se exercitar em uma academia ao ar livre em comparação com uma academia tradicional?