:

O que devo comer durante uma corrida longa?

Isabel Maia
Isabel Maia
2025-08-03 09:31:34
Count answers : 19
0
Durante os exercícios, o estoque de glicogênio vai acabando conforme o exercício se prolonga. Neste caso, as reposições de carboidrato devem acontecer quando a atividade exceder mais de 60min. Isso ajuda a manter o rendimento e evita a fadiga precoce. Exercício de endurance, incluindo exercício não continuado (1 a 2,5 h) 30 a 60 g/h Exercícios ultra endurance (> 2,5 horas) 90g/h de mix de carboidratos: 60g/h de glicose + 30g/h de frutose. A administração dos carboidratos deve ser realizada de 20 em 20 minutos, aproximadamente, para manter um fluxo desses nutrientes do intestino para a corrente sanguínea. Existem várias opções práticas para você carregar durante um treino ou competição. Por exemplo: os géis de carboidrato, que têm rápida absorção pelo organismo e facilitam a ingestão durante os movimentos realizados pela corrida ou pelo ciclismo. Ainda assim existem produtos que podemos encontrar em qualquer esquina que também são úteis como: frutas in natura ou desidratadas, jujuba, paçoca, doces de frutas tipo bananada, gomas mastigáveis específicas para atletas entre outras.
Salvador Esteves
Salvador Esteves
2025-07-22 04:27:52
Count answers : 23
0
Para corridas de mais de uma hora de duração, o consumo de alimentos ricos em carboidratos confere maior vida útil ao exercício. É importante priorizar lanches leves e ricos em carboidratos que sejam absorvidos de forma lenta pelo organismo, oferecidos juntamente a uma fonte de proteína de baixo volume de gordura. Assim poderá fornecer energia durante todo o percurso. As combinações de duas frutas, torradas com mel ou geléias, granola e iogurte, são algumas indicações. Jamais faça um treino longo ou uma prova se estiver há mais de 3 horas sem comer. É fundamental que o atleta siga orientações especializadas para uma performance positiva. Períodos longos de jejum antes da corrida podem dificultar o desempenho do corredor. Nos três dias anteriores à competição, é importante que a dieta seja adaptada para fornecer alto teor de carboidratos, de maneira que o corpo possa armazenar ao máximo o glicogênio muscular e hepático. A reposição hidroeletrolítica com bebidas esportivas durante a corrida é um diferencial. Antes de uma prova, não coma nada muito diferente da sua dieta usual. A dieta é uma das pequenas coisas que, com o tempo, podem causar um grande impacto tanto na saúde quanto no desempenho de um atleta. Como um carro, colocar o melhor combustível ajudará a levar a um bom desempenho. Além de bons hábitos alimentares, um atleta precisa manter um controle contínuo de sua saúde, bem como tratar tipos variados de possíveis lesões. É importante que o atleta esteja atento à ingestão de bebida alcoólica, pois o álcool atrapalha o hormônio responsável pela regulação hídrica, interferindo na boa hidratação num momento em que o atleta precisa. Não descuide da hidratação adequada antes, durante e após a corrida: beba, lentamente, de 3 a 5ml/ kg de peso de água duas horas antes do treino ou prova; durante o treino, beba de 400 a 800 ml/ hora; e após o treino, reponha 150% do volume perdido. Não consuma, antes de treinos e provas, alimentos que contenham muita gordura, molhos e alguns queijos, pois podem causar flatulências, enjôo e vômitos, prejudicando o desempenho do atleta. Cerca de uma hora antes da corrida, é melhor que se evite alimentos que despertem desconforto gastrointestinal no indivíduo, de difícil digestão e poucas fibras.

Read also

Como deve ser a alimentação de um maratonista?

Um plano nutricional personalizado nos dias que antecedem uma competição e as estratégias nutriciona Read More

Como montar um plano alimentar para atleta?

Um plano alimentar para atletas é uma estratégia nutricional projetada especificamente para atender Read More

Xavier Esteves
Xavier Esteves
2025-07-22 04:20:05
Count answers : 11
0
Durante o treino de longa duração é necessário repor carboidrato para poupar a massa muscular e evitar fadiga por falta de glicogênio muscular, o combustível do nosso músculo. A indicação geral é que em exercícios de 1 a 2h a necessidade é de 30g de carboidrato por hora. Em exercícios de 2 a 3h a necessidade é de 60g de carboidrato por hora e quando o exercício durar mais de 3h a necessidade pode chegar a 90g de carboidrato por hora. Existem alguns tipos de carboidrato que você pode consumir durante o treino como carboidratos em gel, frutas secas, mel, bisnaguinha, maltodextrina, etc. A ingestão de água durante a corrida é fundamental. Recomendamos beber pequenos goles ao longo do percurso. Dependendo da duração e do clima, também é importante repor eletrólitos com cápsulas de sal e bebidas isotônicas.
Isaac Barbosa
Isaac Barbosa
2025-07-22 02:23:29
Count answers : 30
0
Durante o longão: Reposição de carboidratos: as recomendações de carboidratos aumentaram; treine o estômago e o intestino a receberem alimentos e suplementos. Em atividades de 1 a 2 horas de duração, utilize de 30g a 60g de carboidratos por hora. Acima de 2,5 horas de atividade física, utilize de 60g a 90g de carboidratos por hora; estudos apontam benefício no consumo de até 120g de carboidratos nas atividades de ultra endurance. Utilize gel com maior quantidade e mistura de diferentes tipos de carboidratos (frutose, glicose, maltodextrina, palatinose...). Existem géis adicionados de cafeína, sódio e aminoácidos, que devem ser utilizados na quantidade e no momento adequado. A recomendação de carboidratos é feita por tempo e não por distância. Na corrida de rua, usualmente, é elaborada a estratégia nutricional de reposição de carboidratos e água nos postos de abastecimento para otimizar a hidratação e não ter que carregar água. Informe-se sobre os pontos de abastecimento. Reposição de sódio: em atividades acima de 2 horas ou indivíduos que tenham taxa de suor maior do que 1,2 litros por hora, suplementar de 300mg a 600mg por hora. Já existem gel, bebida esportiva e suplementos em pó adicionados de sódio. As estratégias nutricionais que serão usadas na prova precisam ser testadas durante os treinos.

Read also

Como montar uma dieta para corredores?

Montar uma dieta esportiva é uma combinação complexa de ciência, avaliação individualizada e experiê Read More

Como montar um plano alimentar passo a passo?

Estabeleça objetivos claros, antes de dar o primeiro passo na elaboração do seu plano alimentar, é f Read More

Álvaro Antunes
Álvaro Antunes
2025-07-22 00:10:22
Count answers : 25
0
E o que comer durante uma ultramaratona? Carboidrato, carboidrato e mais carboidrato. Prepare-se para consumir carboidrato durante a prova inteira. Algumas boas opções são: – Gel de carboidrato – Água de coco – Castanhas – Batata – Tâmara – Banana – Jujuba – Paçoquinha – Rapadura Um corredor precisa de energia e sua energia será fornecida por calorias. A maioria dos ultramaratonistas possuem como meta o consumo de 200 a 400 calorias por hora. Uma boa dica é acertar o relógio para lembrá-lo de comer algo a cada 15 ou 20 minutos. É importante que você conheça seu corpo para saber quando deverá comer. Cada comida que você levará para a prova deve ser testada antes. Nunca prove algo novo no dia, principalmente em provas de longas distâncias. Além disso, não conte com a alimentação da prova, pois pode ser que tenha algo que você nunca comeu, ou que você não gosta, ou não está acostumado e isso pode prejudicar seu rendimento. O sal perdido no suor durante uma ultra – principalmente em um dia quente – precisa ser reposto. Você pode consumi-lo por: – Pílulas de sal – Misturado na água – Salgadinhos de algas – Ou incluir na sua comida, como na batata, por exemplo.