:

Como ajudar o meu filho com PHDA?

Fernando Tavares
Fernando Tavares
2025-09-07 00:44:24
Count answers : 16
0
Dicas para conversar com as crianças sobre TDAH: Escolha um bom momento, transmita tranquilidade, adeque as informações para a idade, deixe seu filho saber que ele não está sozinho, explique os benefícios do tratamento, procure ajuda profissional e mantenha o canal de comunicação aberto. É essencial que a criança diagnosticada com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade receba tratamento adequado, que pode envolver psicoterapia e medicamentos. Os pais e professores também são peça-chave para ajudar os pequenos a lidar com a condição. Confira algumas estratégias que podem ser úteis para ajudar seu filho com TDAH: Transmita informações de maneira clara e precisa; Repreenda comportamentos inadequados de forma construtiva; Incentive a prática de exercícios físicos; Evite sobrecarregá-lo com excesso de atividades extracurriculares; Programe atividades diferentes, mas prepare-o para eventuais quebras de rotina; Subdivida tarefas escolares para que elas possam ser realizadas com maior facilidade e em menor tempo; Reserve um espaço arejado e bem iluminado para a realização da lição de casa.
Gabriela Macedo
Gabriela Macedo
2025-09-06 23:50:36
Count answers : 24
0
Manter o contacto visual quando dá uma ordem. Dar ordens de forma clara, explicitando a ação desejada. Reduzir o número de ordens. Ter rotinas bem estabelecidas. Recorrer a lembretes visuais como tabelas ou imagens que explicitem o plano do dia. Utilizar tabelas de recompensas, como forma de implementar um ou dois comportamentos que tenham de acontecer todos os dias. Elogiar sempre que observar comportamentos positivos. Brincar. Pode ser importante falar com um profissional que o ajude a encontrar estratégias eficazes, com base nas necessidades individuais da sua família.
Lia Rodrigues
Lia Rodrigues
2025-09-06 23:43:08
Count answers : 22
0
Criar uma rotina. Tentar seguir a mesma rotina, todos os dias, desde o acordar até deitar. Colocar o horário diário num sítio visível, para que a criança/adolescente saiba o que a espera ao longo do dia, incluindo tempo para fazer os trabalhos de casa, tarefas diárias e brincar. Dividir as tarefas em tarefas mais pequenas. Organização. Colocar a mochila da escola, as roupas e os brinquedos sempre no mesmo sítio, para que se torne menos provável que a criança/adolescente os perca ou se esqueça deles. Evitar distracções. Desligar a TV, o rádio, os telemóveis e computadores, sobretudo quando a criança/adolescente estiver a fazer os TPC/estudar. Limitar as escolhas. Oferecer uma escolha apenas entre duas opções, para evitar que a criança/adolescente fique sobrecarregada ou estimulada. Modificar as interacções com a criança/adolescente. Em vez de longas explicações e sermões, use indicações claras e curtas que a recordem das suas responsabilidades e deveres. Utilizar objectivos e recompensas. Faça uma lista dos objectivos e comportamentos positivos que deseja para a criança/adolescente e recompense-a quando os atingir. Ajudar a criança/adolescente a descobrir um talento. Todas as crianças/adolescentes precisam de ser bem-sucedidas para se sentirem bem consigo próprias. Descobrir o que a criança/adolescente faz bem (desporto, arte, música, etc.) pode aumentar as suas competências sociais e auto-estima. Encorajar o exercício físico. Para além de fazer parte de um estilo de vida saudável, pode ajudar a criança/adolescente a despender energia de um modo saudável, melhorando a sua concentração e diminuindo a ansiedade. Compreender a PHDA. Compreender a natureza desta perturbação e a forma como a criança/adolescente a experiencia pode ajudar os Pais a lidar com as dificuldades da criança/adolescente.
Emanuel Anjos
Emanuel Anjos
2025-09-06 21:53:12
Count answers : 14
0
Mantenha rotinas estáveis para ajudar a criança a saber o que vai acontecer a seguir. Ajude o seu filho a dividir tarefas complexas em etapas menores que mais facilmente conseguirá realizar. Elogie o seu filho quando ele age corretamente e quando se esforça. Sempre que o seu filho comme um erro, explique de forma calma e clara o motivo do erro e como pode melhorar. Reduza ruídos e distrações no ambiente de estudo. Seja consistente e assertivo nas regras, consequências e recompensas estipuladas. Implementar estas dicas pode fazer uma grande diferença no dia-a-dia do seu filho, ajudando-o a lidar melhor com os sintomas da PHDA. Manter-se informado e procurar ajuda especializada são passos fundamentais para apoiar o desenvolvimento saudável e equilibrado do seu filho. A rede de apoio familiar, com estratégias eficazes e consistentes, é um pilar essencial no tratamento desta perturbação.