Qual é o melhor desporto para adolescentes?
Yasmin Martins
2025-10-08 03:28:16
Count answers
: 16
Jogos coletivos – basquete, futsal, handebol e vôlei, por exemplo – trazem, além dos benefícios acima, outros para o desenvolvimento das pessoas, principalmente das crianças.
O esporte coletivo proporciona situações imprevisíveis no decorrer das partidas.
Com isso, as atividades podem ensinar, de forma leve, grandes lições que serão importantes para toda a vida, como: Aprender a aceitar as próprias falhas e a dos colegas;
Saber lidar com situações adversas;
Ter resiliência e boa capacidade de adaptação;
Superar derrotas e encará-las como oportunidades de aprimoramento;
Aprender a perder e a ganhar.
Além disso, existem outros ganhos, como: Desenvolvimento do senso de coletividade
Pela necessidade da cooperação de todos para que o esporte seja bem-sucedido, os jogos coletivos ajudam no desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe, priorizando o pensamento coletivo antes do individual.
Ganhos para a saúde física É inegável que a prática regular de atividades físicas traz inúmeros ganhos para a saúde do corpo, e isso vale também para a prática de jogos esportivos coletivos.
Melhoria no condicionamento físico, fortalecimento da musculatura, aumento da flexibilidade e da coordenação motora e diminuição da probabilidade de desenvolver doenças cardiorrespiratórias são só alguns exemplos dos inúmeros benefícios que os esportes coletivos trazem para a saúde.
Melhoria na qualidade do sono Assim como outras formas de atividades físicas, os esportes coletivos também ajudam a regular o sono, trazendo uma qualidade de vida maior, já que um bom sono influencia diretamente na saúde física e mental.
Alívio do estresse Não é só a saúde física que se beneficia da prática de jogos esportivos coletivos, mas também a saúde mental.
Os esportes coletivos auxiliam no alívio do estresse e da ansiedade, por conta da liberação de dopamina e serotonina, importantes hormônios do equilíbrio do humor.
O indicado é apresentar diversas atividades aos pequenos e deixar que eles escolham aquela que mais gostam!
Um cuidado importante que os pais precisam ter é não cobrar os filhos para que eles obtenham vitórias nos esportes (coletivos ou individuais) ou se dediquem aos treinos para se tornarem atletas profissionais.
A prática deve ser lúdica, encarada como lazer — claro que, se o(a) jovem tiver aptidão e quiser, ele(a) pode investir em uma carreira esportiva, mas isso deve ser uma escolha dele(a).
Davi Monteiro
2025-10-04 06:54:38
Count answers
: 20
De 6 a 11 anos A partir dos 6 anos, os esportes em dupla ou grupo são indicados.
Vale futebol (de campo ou salão), queimada, tênis e pingue-pongue.
Nadar, correr, andar de bicicleta e equitação também são adequados.
Os esportes de luta ou artes marciais, como judô e jiu-jitsu, também agradam os maiorzinhos.
O tempo dedicado aos movimentos de intensidade moderada a vigorosa pode ser de pelo menos uma hora por dia.
De 12 a 17 anos Nessa fase, os esportes competitivos estão liberados.
Basquete, tênis, vôlei, handebol, atletismo e ginástica olímpica estão no menu de escolha.
Os jovens também podem saltar, nadar, fazer hidroginástica ou equitação e pedalar.
Já a musculação é indicada após o estirão de crescimento, que pode ocorrer em diferentes idades, variando de adolescente para adolescente.
Micael Pinho
2025-09-22 23:09:38
Count answers
: 14
Um grupo de pesquisadores da Universidade Normal de Hunan, na China, investigou qual é o melhor exercício físico para o tratamento e a prevenção da ansiedade e depressão em jovens.
Eles descobriram que os exercícios de resistência – como a musculação e o levantamento de peso –, praticados com frequência, oferecem melhores resultados.
Os resultados foram melhores para tratamento e prevenção da depressão em indivíduos jovens quando o treino resistido é praticado de três a quatro vezes por semana, com sessões de 30 a 60 minutos e duração superior a seis semanas.
Exercício físico e depressão
Para os indivíduos com depressão, atividades como a musculação levaram a benefícios 94,9% significativos no tratamento da condição.
Os exercícios aeróbicos, mistos e de mente-corpo vêm logo em seguida, com 75,1%, e 43,8% e 36,2%, respectivamente.
Inês Figueiredo
2025-09-20 11:55:51
Count answers
: 21
Crianças focadas e que apresentam boa coordenação podem aproveitar ao máximo a prática de esportes coletivos, como o vôlei, futebol, basquete e handebol.
Para as mais inquietas ou distraídas, a natação e o atletismo são opções recomendadas.
Os pequenos com disciplina e autocontrole podem render bastante em atividades como ginástica, balé, tênis ou artes marciais.
Já os que têm muita força se dão bem em modalidades como o rúgbi e o boxe.
Segundo a SBP, crianças e adolescentes de 6 a 19 anos devem acumular pelo menos 60 minutos diários de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, que aumentam as frequências respiratória e cardíaca.
Os especialistas destacam que atividades intensas ajudam no fortalecimento e desenvolvimento de músculos e ossos e devem ser feitas pelo menos três vezes por semana.
As que já conseguem andar sozinhas devem ser estimuladas fisicamente durante pelo menos 180 minutos, incluindo movimentar, rolar, brincar, saltar, pular ou correr.
Para as crianças de 3 a 5 anos são adequadas brincadeiras na água com acompanhamento, andar de bicicleta, jogos de correr ou com bola.
De acordo com a SBP, também devem ser dedicados ao menos 180 minutos de atividades físicas distribuídas ao longo do dia, evitando tempo gasto em frente aos monitores.
O tipo de esporte deve ser escolhido de acordo com a idade, o ritmo de crescimento, o desenvolvimento global e as habilidades de cada criança ou adolescente.
Vitória Leal
2025-09-06 23:20:32
Count answers
: 14
O principal objetivo é o de abrir caminho ao desporto, com as suas regras, a sua aprendizagem e os seus benefícios psicológicos.
A descoberta e prática de vários desportos permitem aperfeiçoar as capacidades motoras e a percepção do espaço, sobretudo até se encontrar um desporto que se goste.
É também uma oportunidade de alternar desportos individuais e de equipa para desenvolver várias habilidades e descobrir diferentes formas de praticar.
Porque não experimentar o atletismo?
Com base na versatilidade e treino de equipa durante os primeiros anos antes de encontrar a sua especialidade, o atletismo permite correr, saltar, lançar e aprender uma vasta gama de gestos e práticas.
Nos desportos de equipa, o andebol é inspirado pelos mesmos gestos, podendo ser uma opção a ser explorada pela criança.
Camila Domingues
2025-09-06 22:23:32
Count answers
: 22
A natação traz benefícios como o fortalecimento da capacidade respiratória e do aumento da oxigenação do cérebro e da resistência física.
A corrida é um exercício completo para quem quer melhorar o sistema cardiovascular, respiratório e ainda emagrecer.
As lutas e artes marciais ensinam técnicas de defesa, promovem a disciplina, combatem a obesidade, otimizam a coordenação motora, aumentam a força e o condicionamento físico, além de melhores questões como flexibilidade, autocontrole e sentido de alerta.
Esportes como futebol, vôlei, basquete, handebol e até mesmo atletismo e ginástica artística são ótimos para serem praticados na adolescência, pois trazem benefícios como:
Desenvolvimento da coordenação motora;
Aprimoramento das habilidades cognitivas;
Trabalho dos pontos de coordenação, equilíbrio, força e competitividade.
A musculação é a atividade física para adolescentes que mais gera dúvidas, pois há o mito de que malhar os músculos influencia negativamente no crescimento corporal.
A musculação pode ser feita por adolescentes.
A lista de exercícios físicos para adolescentes é enorme e não é necessário escolher apenas uma atividade.
Read also
- Criança pode fazer cardio?
- Quais atividades para cardio?
- Quais são os melhores exercícios aeróbicos para crianças?
- Qual o melhor exercício para uma criança de 10 anos?
- Uma criança de 7 anos pode fazer musculação?
- Pode fazer academia com 9 anos?
- Quantos minutos uma criança pode ficar na esteira?
- Qual o melhor desporto para crianças hiperativas?
- Qual é o melhor desporto para crianças?
- Como ajudar uma criança com PhDA?
- Qual é a diferença entre PHDA e TDAH?
- O que é PHDA em crianças?
- Qual é o melhor desporto para crescer?
- Como detectar hiperatividade infantil?
- Como ajudar o meu filho com PHDA?
- Como estimular a hormona de crescimento?
- Quais são algumas ideias de exercícios para crianças?
- Como posso praticar atividade física de forma divertida e criativa?
- Que exercícios uma criança de 10 anos pode fazer?
- Qual idade uma criança pode fazer esteira?
- Quais são as melhores atividades para crianças?
- Quais são 10 brincadeiras de crianças?