Como ajudar uma criança com PhDA?

Henrique Vieira
2025-09-06 19:17:57
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: 17
1. Conhecer e Compreender a PHDA: O primeiro passo é informar-se sobre o PHDA, conhecendo como a perturbação se manifesta, com os sintomas de impulsividade, hiperatividade e desatenção.
2. Estrutura e Rotina: As crianças com PHDA respondem muito bem a uma rotina que é previsível, com regras bem estruturadas e um horário para as tarefas diárias.
3. Instruções Claras e Simples: É bom dar instruções claras, breves, passo a passo, pois as crianças com PHDA podem achar difícil seguir instruções detalhadas e longas.
4. Uso de Técnicas de Reforço Positivo: O reforço positivo é uma ótima estratégia para promover comportamentos desejáveis, reforçando os alunos e recompensando-os por se comportarem bem e por seu esforço.
5. Ambiente de Aprendizagem Personalizado: Tente criar um ambiente de sala de aula que esteja livre de distrações, sentando os alunos com PHDA longe de janelas e portas e mais perto de si mesmo.
6. Pausas Regulares e Exercícios Físicos: Crianças com PHDA não conseguem ficar paradas e focadas por longos períodos de tempo, quebrando o trabalho em pequenas sessões com intervalos para o movimento.

Luísa Morais
2025-09-06 18:46:33
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Criar uma rotina.
Tentar seguir a mesma rotina, todos os dias, desde o acordar até deitar.
Colocar o horário diário num sítio visível, para que a criança/adolescente saiba o que a espera ao longo do dia, incluindo tempo para fazer os trabalhos de casa, tarefas diárias e brincar.
Dividir as tarefas em tarefas mais pequenas.
As rotinas, actividades e tarefas do dia-a-dia podem ser divididas em pequenas tarefas.
Organização.
Colocar a mochila da escola, as roupas e os brinquedos sempre no mesmo sítio, para que se torne menos provável que a criança/adolescente os perca ou se esqueça deles.
Evitar distracções.
Desligar a TV, o rádio, os telemóveis e computadores, sobretudo quando a criança/adolescente estiver a fazer os TPC/estudar.
Limitar as escolhas.
Oferecer uma escolha apenas entre duas opções, para evitar que a criança/adolescente fique sobrecarregada ou estimulada.
Modificar as interacções com a criança/adolescente.
Em vez de longas explicações e sermões, use indicações claras e curtas que a recordem das suas responsabilidades e deveres.
Utilizar objectivos e recompensas.
Faça uma lista dos objectivos e comportamentos positivos que deseja para a criança/adolescente e recompense-a quando os atingir.
Ajudar a criança/adolescente a descobrir um talento.
Todas as crianças/adolescentes precisam de ser bem-sucedidas para se sentirem bem consigo próprias.
Descobrir o que a criança/adolescente faz bem (desporto, arte, música, etc.) pode aumentar as suas competências sociais e auto-estima.
Encorajar o exercício físico.
Para além de fazer parte de um estilo de vida saudável, pode ajudar a criança/adolescente a despender energia de um modo saudável, melhorando a sua concentração e diminuindo a ansiedade.
Compreender a PHDA.
Compreender a natureza desta perturbação e a forma como a criança/adolescente a experiencia pode ajudar os Pais a lidar com as dificuldades da criança/adolescente.

Cristiano Oliveira
2025-09-06 18:23:15
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Estabeleça metas diárias, a fim de orientar a rotina da criança.
Elimine possíveis distrações.
A visualização de imagens é uma das técnicas de estudo.
Dê foco à parte prática.
Utilize o método de recompensas.
Conheça as nossas técnicas de estudo para crianças com défice de atenção.
Desenhar gráficos, tabelas e destacar frases com canetas de cores diferentes é uma proposta muito bem-vinda para facilitar a absorção do conteúdo.
Inclua processos mais dinâmicos nas horas de estudo.
Através de técnicas de memorização, ou fazer experiências.
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