:

Como ajudar uma criança com PhDA?

Daniela Cunha
Daniela Cunha
2025-09-16 04:34:57
Count answers : 18
0
Mantenha rotinas estáveis para ajudar a criança a saber o que vai acontecer a seguir. Ajude o seu filho a dividir tarefas complexas em etapas menores que mais facilmente conseguirá realizar. Elogie o seu filho quando ele age corretamente e quando se esforça. Sempre que o seu filho comete um erro, explique de forma calma e clara o motivo do erro e como pode melhorar. Reduza ruídos e distrações no ambiente de estudo. Seja consistente e assertivo nas regras, consequências e recompensas estipuladas. Implementar estas dicas pode fazer uma grande diferença no dia-a-dia do seu filho, ajudando-o a lidar melhor com os sintomas da PHDA. Manter-se informado e procurar ajuda especializada são passos fundamentais para apoiar o desenvolvimento saudável e equilibrado do seu filho.
Henrique Vieira
Henrique Vieira
2025-09-06 19:17:57
Count answers : 18
0
1. Conhecer e Compreender a PHDA: O primeiro passo é informar-se sobre o PHDA, conhecendo como a perturbação se manifesta, com os sintomas de impulsividade, hiperatividade e desatenção. 2. Estrutura e Rotina: As crianças com PHDA respondem muito bem a uma rotina que é previsível, com regras bem estruturadas e um horário para as tarefas diárias. 3. Instruções Claras e Simples: É bom dar instruções claras, breves, passo a passo, pois as crianças com PHDA podem achar difícil seguir instruções detalhadas e longas. 4. Uso de Técnicas de Reforço Positivo: O reforço positivo é uma ótima estratégia para promover comportamentos desejáveis, reforçando os alunos e recompensando-os por se comportarem bem e por seu esforço. 5. Ambiente de Aprendizagem Personalizado: Tente criar um ambiente de sala de aula que esteja livre de distrações, sentando os alunos com PHDA longe de janelas e portas e mais perto de si mesmo. 6. Pausas Regulares e Exercícios Físicos: Crianças com PHDA não conseguem ficar paradas e focadas por longos períodos de tempo, quebrando o trabalho em pequenas sessões com intervalos para o movimento.

Read also

Criança pode fazer cardio?

Crianças podem fazer exercícios físicos. Os benefícios de praticar exercícios desde cedo são enorme Read More

Quais atividades para cardio?

Exercícios cardiovasculares são considerados principalmente os exercícios aeróbicos, como corrida, n Read More

Luísa Morais
Luísa Morais
2025-09-06 18:46:33
Count answers : 21
0
Criar uma rotina. Tentar seguir a mesma rotina, todos os dias, desde o acordar até deitar. Colocar o horário diário num sítio visível, para que a criança/adolescente saiba o que a espera ao longo do dia, incluindo tempo para fazer os trabalhos de casa, tarefas diárias e brincar. Dividir as tarefas em tarefas mais pequenas. As rotinas, actividades e tarefas do dia-a-dia podem ser divididas em pequenas tarefas. Organização. Colocar a mochila da escola, as roupas e os brinquedos sempre no mesmo sítio, para que se torne menos provável que a criança/adolescente os perca ou se esqueça deles. Evitar distracções. Desligar a TV, o rádio, os telemóveis e computadores, sobretudo quando a criança/adolescente estiver a fazer os TPC/estudar. Limitar as escolhas. Oferecer uma escolha apenas entre duas opções, para evitar que a criança/adolescente fique sobrecarregada ou estimulada. Modificar as interacções com a criança/adolescente. Em vez de longas explicações e sermões, use indicações claras e curtas que a recordem das suas responsabilidades e deveres. Utilizar objectivos e recompensas. Faça uma lista dos objectivos e comportamentos positivos que deseja para a criança/adolescente e recompense-a quando os atingir. Ajudar a criança/adolescente a descobrir um talento. Todas as crianças/adolescentes precisam de ser bem-sucedidas para se sentirem bem consigo próprias. Descobrir o que a criança/adolescente faz bem (desporto, arte, música, etc.) pode aumentar as suas competências sociais e auto-estima. Encorajar o exercício físico. Para além de fazer parte de um estilo de vida saudável, pode ajudar a criança/adolescente a despender energia de um modo saudável, melhorando a sua concentração e diminuindo a ansiedade. Compreender a PHDA. Compreender a natureza desta perturbação e a forma como a criança/adolescente a experiencia pode ajudar os Pais a lidar com as dificuldades da criança/adolescente.
Cristiano Oliveira
Cristiano Oliveira
2025-09-06 18:23:15
Count answers : 22
0
Estabeleça metas diárias, a fim de orientar a rotina da criança. Elimine possíveis distrações. A visualização de imagens é uma das técnicas de estudo. Dê foco à parte prática. Utilize o método de recompensas. Conheça as nossas técnicas de estudo para crianças com défice de atenção. Desenhar gráficos, tabelas e destacar frases com canetas de cores diferentes é uma proposta muito bem-vinda para facilitar a absorção do conteúdo. Inclua processos mais dinâmicos nas horas de estudo. Através de técnicas de memorização, ou fazer experiências.

Read also

Quais são os melhores exercícios aeróbicos para crianças?

Crianças pequenas e em idade pré-escolar, por exemplo, devem ser fisicamente ativas durante o dia co Read More

Qual o melhor exercício para uma criança de 10 anos?

Crianças de 3 a 5 anos devem ser fisicamente ativas durante o dia para promover o crescimento e o de Read More