:

Pode fazer academia com 9 anos?

Margarida Martins
Margarida Martins
2025-08-09 13:32:49
Count answers : 17
0
Crianças de 7 ou 8 anos de idade podem começar a praticar a musculação, caso quiserem. Mas, é importante que os exercícios sejam divertidos e incluem atividades para todo o corpo que usem apenas o peso corporal como resistência. Aos 9 ou 10 anos, a maioria das crianças estão fisicamente prontas para começar a treinar com uma leve resistência externa. Porém, lembre-se de manter os exercícios mais simples e monitorá-los de acordo com o ritmo de treinamento da criança. Muitos treinadores sugerem que as crianças não devem iniciar nenhum tipo de treinamento com pesos antes da puberdade, pois isso colocaria muita pressão sobre músculos, tendões e placas de crescimento. Independentemente da idade da criança que inicia o levantamento de peso, seu primeiro ano de prática deve ser usado para aprender a técnica correta do exercício e desenvolver um nível bom de condicionamento físico. O levantamento de peso não atrapalha o crescimento de uma criança caso seja feito o que é certo, mas caso tentar forçar o corpo demais poderá provocar grandes problemas para si mesmo.
Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigues
2025-08-09 13:08:12
Count answers : 28
0
A musculação na infância e adolescência não é contraindicada, porém, assim como no caso dos adultos, deve ser feita sempre sob a supervisão de um profissional. A musculação pode, sim, se tornar parte de um plano de condicionamento físico já a partir dos sete anos de idade. Mas sempre com o acompanhamento e supervisão de um profissional de educação física habilitado. Para treinar força, as crianças devem ser capazes de seguir as instruções e praticar de forma adequada. É possível instituir programas bem supervisionados, observando as condições de saúde do praticante e os objetivos do exercício. Se a criança tiver determinadas patologias, como hipertensão arterial, cardiopatias, doenças musculares ou neoplasias, pode ser necessário, também, uma autorização médica específica. “Para treinar força, as crianças devem ser capazes de seguir as instruções e praticar de forma adequada. É possível instituir programas bem supervisionados, observando as condições de saúde do praticante e os objetivos do exercício.”
Alexandra Ribeiro
Alexandra Ribeiro
2025-08-09 12:07:06
Count answers : 16
0
Criança pode frequentar a academia. O treino da criança é diferente do treino do adulto. Não podemos colocar uma intensidade tão alta e uma sobrecarga desnecessária na criança. Mas com direcionamento, com a carga ideal de trabalho na intensidade correta, só tem ganhos, como o fortalecimento dos ossos e a ajuda no crescimento. Isso quando feito com a orientação correta. A base principal é a construção de músculo, que tem a capacidade de melhorar a função cardíaca, pulmonar, endócrina e imunológica, além da melhora cognitiva. Eles podem fazer musculação com cargas controladas. E, principalmente durante a maturação da criança, precisa ter o foco no movimento. Não é carga, é movimento. O que a gente preconiza é que a criança possa realizar o treinamento com supervisão e dentro de uma indicação. Portanto, se for uma criança atleta, ela vai ter indicação de fazer um treinamento, muitas vezes, um pouco mais intenso. Se for uma criança que não é atleta, aí a recomendação vai variar muito e vai, normalmente, passar nos esportes recreativos e não tanto no treinamento físico ou de força. A grande importância é que esse movimento, o treinamento, deve ser feito de forma correta com a supervisão de um profissional de educação física e utilizando mais pesos livres do que máquinas de musculação. Esse acompanhamento é muito importante e pode trazer um grande benefício para as crianças que praticam algum esporte específico ou que desejam melhorar a flexibilidade, treinamento de força e desenvolvimento da massa muscular e óssea. A Sociedade Brasileira de Pediatria diz que a prática de musculação para criança feita da forma correta e orientada pode ser realizada sem prejuízo ao organismo. Vale reforçar também a importância da alimentação e frisar que a suplementação para crianças e adolescentes não é indicada.