O que é PHDA em crianças?
Nuno Carvalho
2025-09-20 12:19:50
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A PHDA (também conhecida como TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é uma condição do neurodesenvolvimento que faz com que algumas crianças tenham dificuldade em prestar atenção e/ou em controlar comportamentos impulsivos.
Isto deve-se a diferenças na estrutura e funcionamento de certas áreas do cérebro que as tornam mais agitadas e/ou distraídas.
A PHDA não é culpa da criança e ela não faz de propósito.
Tende a ser chamada de infantil ou imatura, mas a PHDA é causada por uma combinação de fatores genéticos, neurológicos e ambientais.
Com o devido acompanhamento, as crianças com PHDA podem desenvolver estratégias para controlar os sintomas e revelar todo o seu potencial na escola e na vida.
Benedita Sousa
2025-09-07 01:36:37
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A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) é das perturbações do neurodesenvolvimento mais frequentes e estudadas.
As crianças com PHDA exibem um conjunto de características e comportamentos disruptivos caracterizados por desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Russell Barkley (1990) define-a como um distúrbio de desenvolvimento caracterizado por graus desenvolvimentalmente inapropriados de desatenção, sobreatividade e impulsividade, as quais têm frequentemente o seu início na primeira infância; têm uma natureza relativamente crónica; não simplesmente explicáveis por deficiências neurológicas, sensoriais, de linguagem, motoras, deficiência mental ou distúrbios emocionais severos.
Cardo e Servera-Barceló (2005) referem que a PHDA tem uma base genética, em que estão implicados diversos fatores neuropsicológicos, que provocam na criança alterações atencionais, impulsividade e uma grande atividade motora.
Trata-se de um problema generalizado de falta de autocontrolo com repercussões no seu desenvolvimento, na sua capacidade de aprendizagem e no seu ajustamento social.
Estes sintomas nucleares da PHDA condicionam significativamente o desempenho do indivíduo (crianças, jovens e adultos) nos diversos contextos e atividades (e.g., escolar, social e ocupacional) em que é necessário um comportamento adequado.
Em face das alterações comportamentais e neurocognitivas (funcionamento executivo, atenção, memória de trabalho, etc.), as crianças com PHDA tendem a apresentar, com bastante frequência, dificuldades de aprendizagem, dificuldades no relacionamento com os pares, problemas de ajustamento psicossocial, dificuldades em cumprir regras e atingir os objetivos, imaturidade, entre outros.
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