Como detectar hiperatividade infantil?
Tatiana Almeida
2025-09-24 15:37:09
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Sintomas em crianças e adolescentes: Agitação, inquietação, movimentação pelo ambiente, mexem mãos e pés, mexem em vários objetos, não conseguem ficar quietas (sentadas numa cadeira, por exemplo), falam muito, têm dificuldade de permanecer atentos em atividades longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes, são facilmente distraídas por estímulos do ambiente ou se distraem com seus próprios pensamentos.
O esquecimento é uma das principais queixas dos pais, pois as crianças “esquecem” o material escolar, os recados, o que estudaram para a prova.
A impulsividade é também um sintoma comum e apresenta-se em situações como: não conseguir esperar sua vez, não ler a pergunta até o final e responder, interromper os outros, agir sem pensar.
Apresentam com frequência dificuldade em se organizar e planejar o que precisam fazer.
Seu desempenho escolar parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual, embora seja comum que os problemas escolares estejam mais ligados ao comportamento do que ao rendimento.
Meninas têm menos sintomas de hiperatividade e impulsividade, mas são igualmente desatentas.
Juliana Azevedo
2025-09-14 03:44:57
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Os principais sinais do TDAH em crianças e adolescentes são desatenção, inquietude e impulsividade, em uma intensidade que traz prejuízos relacionados à interação social, aprendizagem, memória, linguagem e baixa autoestima.
Para os meninos e meninas, seis sintomas presentes na área de desatenção e seis em hiperatividade e impulsividade já são suficientes para o diagnóstico.
Desatenção pode se manifestar como não prestar atenção em detalhes ou cometer erros por descuido, ter dificuldade de manter atenção em tarefas ou atividades lúdicas, parecer não escutar quando alguém lhe dirige a palavra, não seguir instruções até o fim e não conseguir terminar tarefas.
Hiperatividade e impulsividade pode se manifestar como levantar-se da carteira inapropriadamente, remexer ou batucar os pés ou as mãos ou contorcer-se na cadeira, correr ou subir nas coisas, ser incapaz de brincar calmamente, “não parar”, agindo como “motor ligado”.
O diagnóstico deve ser feito com muito cuidado e levar em conta que o TDAH precisa manifestar sintomas em mais de um ambiente ou situação.
Avaliação multiprofissional é essencial para diagnóstico, com testes psicológicos, neurológicos ou físicos usados para descartar outras enfermidades.
O pediatra também pode solicitar exame clínico e informações do histórico de saúde da família.
Isabel Maia
2025-09-06 22:43:37
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Para identificar um caso de Hiperatividade Infantil, é importante se atentar aos sinais desta condição, como mexer-se na cadeira por não conseguir ficar sentada por um longo período de tempo.
Se contorcer ou ficar agitada.
Aparentar que está desatenta ao que está lhe sendo dito.
Ter dificuldade para seguir uma instrução ou ordem mesmo que tenha entendido as regras.
Falar muito, de maneira excessiva, a ponto de interromper as conversas ou de querer falar em momentos inoportunos.
Apresentar dificuldade para se concentrar e prestar atenção tanto em casa quanto na escola ou em qualquer outro ambiente em que esteja inserida.
Distrair-se com facilidade.
Agir de forma inconsequente, como querer brincar em momentos inoportunos após ser avisada ou tomar alguma atitude perigosa.
Ficar andando por todo o espaço e ainda agitar as pessoas que estão ao redor.
Perder objetos com facilidade e frequentemente.
Ter dificuldade para brincar tranquilamente e com apenas um tipo de objeto por vez.
Mudar de tarefa sem antes ter concluído a anterior.
Dizer coisas sem pensar e até mesmo inapropriadas para a sua idade ou ambiente.
Apresentar dificuldade ou achar difícil jogar ou participar de atividades em silêncio.
Ser impaciente e rude em momentos que vão desde não aguentar esperar a sua vez em uma fila a falar antes do permitido, ou até responder uma questão antes de concluírem a pergunta, por exemplo.
Ter pouca ou nenhuma sensação de perigo.
Agir por impulso.
O profissional avalia o histórico detalhado do comportamento que é relatado pela própria criança e pelos pais, responsáveis e professores.
Em seguida, analisa os resultados dos testes psicoeducacionais, físicos, neurológicos e psicológicos aplicados também para descartar as demais condições.
O médico também pode solicitar exames de laboratório para verificar a saúde geral da criança.
Testes de visão e audição.
Verificações de: desenvolvimento, aprendizagem, educacionais ou de QI; linguagem, fala e movimento.
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