:

Como detectar hiperatividade infantil?

Isabel Maia
Isabel Maia
2025-09-06 22:43:37
Count answers : 19
0
Para identificar um caso de Hiperatividade Infantil, é importante se atentar aos sinais desta condição, como mexer-se na cadeira por não conseguir ficar sentada por um longo período de tempo. Se contorcer ou ficar agitada. Aparentar que está desatenta ao que está lhe sendo dito. Ter dificuldade para seguir uma instrução ou ordem mesmo que tenha entendido as regras. Falar muito, de maneira excessiva, a ponto de interromper as conversas ou de querer falar em momentos inoportunos. Apresentar dificuldade para se concentrar e prestar atenção tanto em casa quanto na escola ou em qualquer outro ambiente em que esteja inserida. Distrair-se com facilidade. Agir de forma inconsequente, como querer brincar em momentos inoportunos após ser avisada ou tomar alguma atitude perigosa. Ficar andando por todo o espaço e ainda agitar as pessoas que estão ao redor. Perder objetos com facilidade e frequentemente. Ter dificuldade para brincar tranquilamente e com apenas um tipo de objeto por vez. Mudar de tarefa sem antes ter concluído a anterior. Dizer coisas sem pensar e até mesmo inapropriadas para a sua idade ou ambiente. Apresentar dificuldade ou achar difícil jogar ou participar de atividades em silêncio. Ser impaciente e rude em momentos que vão desde não aguentar esperar a sua vez em uma fila a falar antes do permitido, ou até responder uma questão antes de concluírem a pergunta, por exemplo. Ter pouca ou nenhuma sensação de perigo. Agir por impulso. O profissional avalia o histórico detalhado do comportamento que é relatado pela própria criança e pelos pais, responsáveis e professores. Em seguida, analisa os resultados dos testes psicoeducacionais, físicos, neurológicos e psicológicos aplicados também para descartar as demais condições. O médico também pode solicitar exames de laboratório para verificar a saúde geral da criança. Testes de visão e audição. Verificações de: desenvolvimento, aprendizagem, educacionais ou de QI; linguagem, fala e movimento.