Os produtos de suplementação são utilizados para serem um complemento na alimentação quando necessário. Além de proverem energia, esses produtos também podem prevenir desgastes e lesões na musculatura, podendo ser tomados tanto antes quanto depois dos treinos. A indicação de muitos especialistas é que os suplementos só sejam consumidos caso o atleta corra, todos os dias, por mais de 60 min, ou seja, praticante de maratonas ou meia maratonas.
Os isotônicos talvez sejam um dos mais importantes suplementos para corredores, já que eles restabelecem os níveis de potássio, sódio e glicose que foram perdidos durante a corrida por meio do suor. Os profissionais da área recomendam o uso dos isotônicos em corridas que durem mais de 60 minutos, ou mais de 30 minutos se o dia estiver muito quente.
A Maltodextrina é um suplemento que contém um nível elevado de carboidratos, o que fornece mais energia para o corredor durante a atividade.
Esse tipo de suplementação permite que o atleta tenha um melhor rendimento uma vez que ele repõe as vitaminas e minerais do organismo.
Assim, eles evitam a fadiga, a exaustão e dão mais disposição tanto durante os treinos quanto em outras atividades da vida cotidiana.
A palatinose é um suplemento que tem como base o carboidrato, mas não qualquer carboidrato, vinda do açúcar da beterraba, fazendo com que ele tenha um baixíssimo índice e uma metabolização lenta, o que gera energia ao corpo por muito mais tempo e de maneira constante.
O Whey Protein é um suplemento muito indicado para práticas aeróbicos, inclusive a corrida, porque a proteína tem um papel muito importante na recuperação muscular e na prevenção de perda de massa magra.
A maioria dos profissionais da área ideal são categóricos ao afirmar que o ideal é tomá-lo em um momento onde não há ingestão de outras fontes de proteína, reduzindo o risco do corpo não absorver a fonte proteica do whey protein.