A importância da alimentação durante o esporte
Você, como nutricionista, sabe melhor do que ninguém que uma alimentação equilibrada e saudável é essencial para manter o bom funcionamento do corpo, longevidade e qualidade de vida.
Essa importância da alimentação se estende também para o âmbito dos esportes, e é possível dizer que treinamento e nutrição esportiva caminham lado a lado.
Quando o assunto é potencializar o desempenho durante as atividades físicas, dificilmente o atleta (seja amador, seja de alto desempenho) conseguirá conquistar tal objetivo caso os alimentos necessários para fazer com que o corpo aguente o desgaste dessas atividades não sejam consumidos.
Com isso já claramente provado, é preciso fazer com que os atletas estejam cientes de que, em conjunto com seu potencial genético e a eficácia de seus treinamentos, ter em mãos um plano alimentar desenvolvido especialmente para eles é um fator fundamental para o sucesso e bom desempenho.
Quais são os pontos fundamentais do plano alimentar para atletas
Esporte praticado
Associar de modo correto a alimentação ao tipo de esporte praticado pelo atleta vai influenciar diretamente no alcance de suas metas.
Isso porque cada atividade tem objetivos diferentes e requer esforços distintos, sendo assim, a escolha dos alimentos corretos precisa ser feita com cautela e combinando com o tipo, intensidade e duração das práticas exercidas, interferindo na qualidade da execução e até mesmo na recuperação do atleta.
Peso e altura
Quando um nutricionista monta um plano alimentar, este deve estar baseado principalmente nas características do paciente, como peso e altura.
O mesmo acontece com o plano desenvolvido para esportistas, já que a quantidade e os tipos de alimentos devem ser escolhidos de modo a suprir todas as demandas do atleta antes, durante e depois da prática de atividade de acordo com seu corpo.
Horários em que a alimentação deve ser feita
No plano alimentar para atletas é fundamental destacar os horários adequados de cada refeição, salientando quais alimentos devem ser consumidos antes, durante e depois do treino.
Um atleta de musculação, por exemplo, precisa consumir alimentos ricos em carboidratos antes do treino, de modo a adquirir a energia necessária para a prática e evitar o desgaste muscular.
A depender da intensidade da prática, pode ser indicado ingerir bebidas desportivas com carboidratos durante a atividade e, após o término, é fundamental consumir alimentos proteicos e ricos também em carboidratos (como a vitamina de frutas), de modo a repor o glicogênio muscular gasto ao longo da atividade.
É somente seguindo uma alimentação adequada (e nos momentos certos que o atleta pode conseguir desempenhos ainda melhores em suas atividades, atuando em conjunto com a nutrição esportiva.
Para que um bom plano alimentar para atletas seja executado da melhor forma possível, contar com a ajuda de programas de nutrição criados para otimizar o trabalho do nutricionista em seu consultório pode fazer toda a diferença.