O que o álcool faz no músculo?

Gil Pinho
2025-08-09 07:18:52
Count answers
: 20
O álcool é uma substância que pode afetar negativamente a síntese proteica muscular, essencial para a recuperação e crescimento dos músculos, devido à liberação de uma toxina chamada acetaldeído.
O acetaldeído é um subproduto da metabolização do álcool no fígado.
Quando liberado no nosso organismo devido à ingestão de álcool, torna-se extremamente tóxico, e responsável por diversos sintomas negativos que sentimos após beber, como também é a toxina que mais interfere na reconstrução muscular.
Além disso, o acetaldeído pode danificar as células musculares, aumenta a inflamação do corpo.
O álcool interfere na síntese proteica, um processo essencial para a reparação e crescimento dos músculos.
Quando consumimos álcool, nosso corpo prioriza sua metabolização, o que pode levar a uma diminuição na oxidação de gordura, prejudicando o processo de perda de peso e definição muscular.
O álcool interfere nos níveis de testosterona e no equilíbrio hormonal, fatores fundamentais para a manutenção da massa muscular.
O hábito frequente de consumir álcool pode prejudicar a recuperação muscular após o treino porque o álcool interfere na produção de hormônios essenciais para a construção dos músculos, como o GH (hormônio do crescimento) e a testosterona.
Além disso, o aumento do cortisol (hormônio do estresse) acelera o processo de catabolismo, levando à perda de massa magra e piorando o desempenho físico.

Denis Gonçalves
2025-08-02 14:42:37
Count answers
: 19
O consumo de bebidas alcoólicas exerce um efeito negativo sobre o ganho de massa muscular, especialmente o das fibras tipo 2. O álcool interfere com a atividade dos genes responsáveis pelo ganho de massa muscular, afetando a sinalização dos famosos IGF-1 e mTOR. Em mulheres, o consumo de bebidas alcoólicas ainda assim prejudica a síntese de proteínas. O consumo crônico de bebidas alcoólicas afeta também os receptores androgênicos, prejudicando a capacidade do corpo de utilizar a testosterona. Além disso, o consumo de uma quantidade a partir de 1.5 g/Kg de peso de álcool já é capaz de diminuir a concentração e a biodisponibilidade do hormônio testosterona. O consumo de álcool após o exercício resistido atrapalhou a adaptação/ganho muscular pós-exercício.

Valentim Fernandes
2025-07-22 04:20:53
Count answers
: 15
Estudos apontam que beber pode levar à diminuição do uso de glicose e aminoácidos pelos músculos, interferindo no depósito de energia e no metabolismo durante o exercício. Além disso, o álcool tem propriedades inflamatórias que podem prejudicar a disponibilidade de nutrientes e diminuir a secreção do hormônio do crescimento.
Outro estudo realizado com homens fisicamente ativos mostrou os efeitos da ingestão de álcool nas taxas de síntese de proteína muscular após uma sequência de exercícios de resistência. Como resultado, os pesquisadores relataram que o consumo de álcool pode reduzir a taxa de síntese muscular em 37%, mesmo quando co-ingerido com suplemento proteico.
Ou seja, a ingestão de álcool pode suprir a resposta anabólica no músculo esquelético e, portanto, prejudicar a recuperação e adaptação ao treino e/ou desempenho subsequente.
No entanto, o mesmo estudo relatou que os níveis de cortisol podem aumentar e os níveis de testosterona e as taxas de síntese de proteína muscular podem diminuir, o que indica que as adaptações musculares a longo prazo podem ser prejudicadas se o consumo de álcool durante a recuperação for frequente.
Read also
- Como o consumo de álcool pode afetar o desempenho esportivo?
- Como o álcool afeta o treino?
- Quais os efeitos físicos do álcool?
- O que o álcool faz com quem treina?
- Porque quem treina não pode beber álcool?
- Quais são as consequências do álcool na preparação física e hipertrofia?
- O que o álcool faz com os músculos?
- O álcool diminui a testosterona?
- Como o álcool afeta o corpo?