:

Como o álcool afeta o treino?

Jaime Oliveira
Jaime Oliveira
2025-08-09 20:37:41
Count answers : 19
0
Esportes e o consumo de álcool são considerados atividades contrárias. Isso acontece porque o consumo de álcool atrapalha o desempenho nas atividades físicas, e essa piora pode ser observada antes, durante e depois da prática do exercício. Um dos efeitos mais conhecidos do consumo de álcool é a desidratação. Alguns estudos mostram que estar desidratado durante a prática de um esporte afeta a agilidade, rapidez e balanço corporal. Mesmo o álcool consumido no dia anterior pode prejudicar a performance esportiva: um estudo recente apontou que beber no dia anterior à prática intensiva de esportes afeta negativamente o desempenho muscular, diminuindo a força e aumentando a fadiga. Além de prejudicar o desempenho esportivo, o consumo de álcool pode afetar a recuperação do organismo após a atividade física. Uma revisão recente de literatura aponta que, mesmo que o consumo de álcool após atividade física não afete muitos parâmetros importantes da recuperação corporal, os níveis de cortisol tendem a aumentar e o nível de testosterona tende a diminuir, prejudicando a síntese de proteínas musculares, indicando um prejuízo na saúde muscular a longo prazo. De maneira geral, a performance esportiva é afetada por múltiplos fatores. Primeiro, nunca beber imediatamente antes de um treino, sempre ter um intervalo de, pelo menos, uma noite. Caprichar no consumo de água e na alimentação quando fizer uso de álcool. Isso vale também no pós-treino: se você quiser tomar uma bebida alcoólica depois de ter treinado, fazer bastante hidratação com água ou alguma outra bebida com eletrólitos, junto com o consumo de álcool. Então, não fazer o uso exclusivo de álcool e também caprichar na reposição energética e no consumo de carboidrato e proteína.
Rodrigo Loureiro
Rodrigo Loureiro
2025-08-03 16:58:43
Count answers : 26
0
Consumir bebidas alcoólicas logo após o treino pode prejudicar diretamente toda a recuperação muscular. O álcool tem propriedades inflamatórias que podem prejudicar a disponibilidade de nutrientes e diminuir a secreção do hormônio do crescimento. O consumo de álcool após exercícios de resistência não parecia interferir na recuperação metabólica após o treino. No entanto, o consumo de álcool pode reduzir a taxa de síntese muscular em 37%, mesmo quando co-ingerido com suplemento proteico. A ingestão de álcool pode suprir a resposta anabólica no músculo esquelético e, portanto, prejudicar a recuperação e adaptação ao treino e/ou desempenho subsequente. O consumo de álcool pode levar à diminuição do uso de glicose e aminoácidos pelos músculos, interferindo no depósito de energia e no metabolismo durante o exercício. A ingestão de álcool durante a recuperação pode ser frequente, o que indica que as adaptações musculares a longo prazo podem ser prejudicadas. Após o treino, é importante hidratar-se e alimentar-se antes de ingerir qualquer bebida alcoólica, pois a absorção intestinal do álcool tende a ser menor com o estômago cheio.
Helena Pires
Helena Pires
2025-07-22 02:17:07
Count answers : 27
0
O álcool pode ter um efeito catabólico nos músculos, ou seja, ele cataboliza, contribuindo para a quebra de tecido muscular. Isso acontece porque o álcool quando metabolizado pelo nosso organismo, elimina uma toxina muito prejudicial para o nosso corpo, o acetaldeído, que interfere na síntese proteica, reduzindo a eficiência com que os músculos se recuperam e crescem após o treino. A combinação de álcool e musculação pode ser complexa se não for gerenciada corretamente. O álcool pode diminuir a força, atrasar a recuperação, desidratar o corpo e até mesmo reduzir a capacidade aeróbica. O consumo de álcool após o treino pode afetar a recuperação muscular e a reidratação, elementos cruciais para quem pratica musculação. Além disso, o acetaldeído pode danificar as células musculares, aumenta a inflamação do corpo. Muitos se perguntam se é possível treinar e beber no mesmo dia, mas a resposta é complexa e depende de vários fatores, como a quantidade de álcool consumida e o tempo entre o treino e o consumo de bebidas. O álcool pode afetar negativamente a recuperação muscular e a hidratação, dois aspectos fundamentais para quem pratica musculação. Quem malha pode beber, mas beber em excesso ou imediatamente após o treino pode ser prejudicial, mas um consumo responsável, com atenção ao tempo e à quantidade, pode ser manejável.