:

Qual a importância da alimentação para a atividade física?

Mara Loureiro
Mara Loureiro
2025-07-17 11:20:31
Count answers : 9
0
A atividade física é certamente elemento fundamental para perda e manutenção de peso. E uma boa alimentação, antes, durante e depois garante que nosso organismo tenha uma boa performance, gaste preferencialmente a gordura corporal durante o exercício, e mantenha, ou até mesmo ganhe massa muscular. Para isso temos de prestar muita atenção na alimentação antes, depois e até durante o treino, e não esquecendo sempre da hidratação. Uma boa alimentação antes da atividade física não necessariamente requer grandes quantidades, e sim os nutrientes indispensáveis para um bom desempenho. Alimentação antes da atividade física: é importante comer alimentos que dão energia, mas que sejam de digestão fácil, como alimentos que contenham carboidrato. O tipo de carboidrato e quantidade a ser ingerida dependem do tipo de atividade, duração e intensidade, e ainda do tempo que teremos entre a refeição e o treino. Se não há muito tempo entre a refeição e atividade física, como por exemplo, até meia hora antes do exercício, o melhor é escolher alimentos fontes de carboidratos de rápida absorção, que trarão energia rápida para que o organismo trabalhe melhor. Pode ser um biscoito simples com ou 1 fatia de pão branco com mel, por exemplo. Além disso é importante salientar que deve ser feita uma hidratação pré treino. Durante o treino: Se o treino durar até uma hora e meia, não é necessário uma alimentação como reforço, somente o consumo de água. Porém atividades que durem mais de uma hora e meia, para não diminuir a energia, disposição e a performance, é indicado fornecer ao organismo alguma fonte de carboidrato. Pode ser uma fruta ou até um sachê de mel. Depois do treino: Mesmo que seja feita uma refeição reforçada no pré-treino, durante a atividade iremos usar muitas reservas corporais para obter energia e manter a atividade física. O ideal é consumir uma refeição com boa quantidade de carboidratos, acompanhada de proteínas de boa qualidade, como as de origem animal, e complementada com alimentos fontes de vitaminas e minerais, como os vegetais. Aí então a opção pode ser um prato, com salada, carne magra e arroz ou massa; ou um sanduíche natural, composto por pão, fontes de proteína e vegetais no meio; ou ainda: torradas, ovos mexidos e suco de fruta. Outra escolha seria uma boa vitamina de frutas, onde podemos adicionar, por exemplo, leite semidesnatado, diversas frutas e cereais. Sobre a hidratação: Cada pessoa precisa de uma quantidade específica de líquidos no corpo para se hidratar e para repor a perda durante e depois da atividade física. Mas pode-se estipular o consumo médio de ½ litro de água uma hora antes do exercício. Durante a atividade o consumo médio deve ser de 200 a 250ml a cada 20 minutos. E a reposição pós-exercício deve ser de cerca de 1 copo de água a cada 1 hora mais ou menos.
Vicente Lourenço
Vicente Lourenço
2025-07-17 10:39:12
Count answers : 10
0
A IMPORTÂNCIA DA BOA ALIMENTAÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA De antemão, apenas a prática de exercícios físicos, de forma isolada, não garante uma vida saudável. Assim, uma boa alimentação também se torna importante no processo. A ingestão de bons alimentos ajuda a armazenar e a repor os estoques de energia do corpo. Ter o acompanhamento de um nutricionista é algo importante e pode aumentar o rendimento nos exercícios. Este profissional ajuda a equilibrar a quantidade de nutrientes que devem ser ingeridos antes ou depois da atividade física. Com uma nutrição correta, pode ocorrer a diminuição da fadiga. Além disso, a ingestão adequada de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais auxilia o corpo a desempenhar melhor na atividade física. Tudo que ingerimos se torna fonte de energia para a prática de exercícios, e é esta combinação que abordaremos a seguir. Os médicos recomendam não apenas a realização de atividades físicas, mas também uma boa alimentação para ter a saúde em dia.
Álvaro Matias
Álvaro Matias
2025-07-17 10:19:37
Count answers : 12
0
A alimentação aplicada à atividade física tem como objetivo promover saúde, proporcionar o funcionamento dos processos metabólicos ligados ao exercício, retardar a fadiga, auxiliar na recuperação de lesões ou traumas, reduzir o tempo de recuperação dos estoques de energia e promover o aumento da massa muscular. A adequação da dieta é condição para que a alimentação cumpra seu papel no processo de nutrição, e satisfaça as necessidades globais dos indivíduos. É importante ingerir diariamente alimentos dos vários grupos, respeitando as proporções sugeridas pela roda ou pela pirâmide dos alimentos e variando o mais possível os alimentos dentro de cada grupo e ao longo das várias épocas do ano. As refeições principais para além da carne ou peixe e dos farináceos devem conter sempre legumes crus ou cozidos e sopa. A água é a bebida que deve ser ingerida ao longo do dia independentemente do consumo de outras bebidas.
Doriana Andrade
Doriana Andrade
2025-07-17 07:52:05
Count answers : 9
0
A alimentação é o principal pilar para promover o balanço energético e levar à perda de peso. A importância da alimentação saudável e atividade física compõem os dois pilares para o emagrecimento. A importância da atividade física na perda de peso vai muito além da queima de calorias, pois repercute na saúde de forma global. A alimentação e a atividade física juntas promovem a redução do excesso de gordura e o aumento da massa magra. Além de diminuir os riscos de doenças como a obesidade. A alimentação não é o ponto exclusivo do tratamento da obesidade, mas é o principal componente na mudança de estilo de vida.