Quais as doenças que a abóbora combate?

Fernando Tavares
2025-08-03 13:29:15
Count answers
: 17
A semente de abóbora é um alimento anti-inflamatório.
Por conter zinco, a semente de abóbora ajuda na melhora e no fortalecimento do sistema imunológico.
A vitamina A é importantíssima para a saúde dos olhos e ajuda a prevenir doenças degenerativas maculares.
A vitamina E previne o envelhecimento por ser antioxidante.
A semente de abóbora combate os vermes.
Melhora o colesterol e a digestão.

Paulo Macedo
2025-07-23 04:09:05
Count answers
: 20
As doenças crônicas especialmente aquelas relacionadas ao estresse oxidativo têm levado estudiosos a avaliar a habilidade da abóbora para a prevenção delas. Os fitoquímicos da abóbora foram associados à prevenção do câncer de próstata e destacados para vários estudos em campos de pesquisa relacionados à doença.
De outro lado, os cientistas tem apontado alguns alimentos como benéficos para a prevenção e tratamento dessa doença.
O poder antioxidante e dos fitoesteróis presentes no óleo de abóbora inibem a inflamação ou o crescimento do tecido prostático, que está na origem de problemas de micção.
Foram obtidos excelentes resultados em doentes com alterações da próstata ou infecções urinárias tratados com óleo de abóbora.
Pesquisas científicas tem provado que o óleo contido nas sementes de abóbora possui positivos efeitos no tratamento de problemas da vesícula e próstata.
Análises químicas e estudos farmacológicos indicam que o óleo extraído das sementes apresenta efeito anti-inflamatório ao interferir na formação de prostaglandinas pró-inflamatórias.
O tratamento desse problema que causa incomodo e tira a qualidade de vida do homem, feito com o óleo de abóbora é uma prática corrente em toda a Europa e tem sido comprovado por vários trabalhos científicos.
A abóbora é benéfica no combate ao câncer de próstata e ao crescimento do tecido prostático.
A abóbora também é capaz de prevenir problemas urinários em mulheres e doenças da vesícula biliar devido ao seu poder antioxidante.
Homens que ingerem vitamina E, selênio, betacaroteno e licopeno diariamente, presente em cerca de 4 mg de óleo de abóbora ou ¾ de xícara de polpa com semente, apresentam redução de 36% a 75% na incidência da doença.

Wilson Campos
2025-07-17 15:26:04
Count answers
: 21
Graças à presença de magnésio, zinco, fitoesteróis e ômega 3, essa semente contribui para a saúde do coração, uma vez que essos nutrientes controlam a pressão arterial, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos e, consequentemente, reduzindo o risco cardiovascular.
Substâncias presentes na sementes de abóbora podem aliviar sintomas de hiperplasia prostática benigna —condição comum que causa problemas urinários em homens.
Estudos indicam que compostos presentes nas sementes de abóbora contribuem também para prevenir o desenvolvimento de certos tipos de câncer.
As sementes de abóbora são muito benéficas para os pacientes que têm diabetes, por ajudar a regular os níveis de glicemia.
A semente de abóbora é uma grande aliada para a função imunológica.
A semente é rica em substâncias antioxidantes, entre elas, a vitamina E, carotenoides, esqualeno, ácidos fenólicos e flavonoides, que atuam reduzindo os processos inflamatórios do organismo.
Além de oferecerem nutrientes importantes para a imunidade, as sementes de abóbora têm propriedades antifúngicas e antivirais, o que as tornam importantes na luta contra infecções.

Júlia Morais
2025-07-10 03:51:58
Count answers
: 12
A semente de abóbora é rica em ferro e ajuda a prevenir a anemia, especialmente quando combinada com vitamina C.
Auxilia na saúde da próstata e da bexiga, ajudando a aliviar sintomas de hiperplasia prostática benigna.
Possui compostos que podem reduzir o risco de câncer, especialmente de mama na pós-menopausa.
Contribui para o controle do açúcar no sangue devido ao seu teor de fibras e magnésio.
Tem ação antioxidante, ajudando a reduzir inflamações e prevenindo doenças crônicas.
Beneficia o coração, reduzindo colesterol, triglicerídeos e regulando a pressão arterial.
Fortalece o sistema imunológico por ser rica em zinco e auxiliar no equilíbrio intestinal.

Joana Moura
2025-06-29 13:19:30
Count answers
: 14
A abóbora combate doenças como a podridão dos frutos, que ocorre quando há excesso de chuvas, alta temperatura e umidade, e pode ser provocada por fungos e vírus.
Outra doença é o Oídio, que é comum em condições de baixa umidade do ar, pouca insolação, alta temperatura e em final de ciclo da cultura, e se manifesta com manchas de cor amarelo-palha nas folhas, pecíolos e hastes jovens.
Além disso, a abóbora também é afetada pelo Mildio, que é causado pelo fungo Pseudoperonospora cubensis e pode causar grandes perdas econômicas, pois as folhas da aboboreira apresentam manchas de cor verde mais claras e podem tornar-se necróticas.
O tombamento é outra doença que acomete a abóbora, principalmente na fase inicial da cultura, e é ocasionada por fungos, levando ao escurecimento e amolecimento da base da planta.
As viroses também são um problema significativo, com mais de trinta vírus relatados no Brasil, e podem ser transmitidos por insetos sugadores como a Mosca-branca, Pulgão verde e Trips.
Os nematoides também são uma ameaça, consumindo aproximadamente 10% da produção agrícola global, e atacando as raízes da abóbora, prejudicando a absorção de nutrientes e água.
Read also
- É saudável comer abóbora todos os dias?
- O que a abóbora faz no corpo?
- Quais são os 10 benefícios da abóbora?
- Quais são os efeitos colaterais da abóbora?
- Qual o benefício da abóbora para o homem?
- A abóbora é um carboidrato ou uma proteína?
- Quais são os efeitos do consumo em excesso de abóbora?
- O que a abóbora faz no intestino?
- Quem tem gordura no fígado pode comer abóbora?