Horas após ter ingerido sopa feita com o vegetal, uma das mulheres desenvolveu sintomas tipicamente atribuídos à ocorrência de uma intoxicação alimentar, incluindo vômitos, diarréia e náuseas.
Além dela, membros da sua família tiveram reações similares.
O estado de saúde dela ainda teria piorado após a primeira semana e ela passou por um período de perda substancial de cabelo, de acordo com um relatório publicado no JAMA Dermatology.
No segundo caso, a outra mulher também teria sido afligida por vômitos.
E, três semanas após comer a sopa, teria perdido uma quantidade significativa de cabelo, incluindo a queda de pelos nas axilas e na zona púbica.
As duas mulheres teriam desenvolvido uma condição conhecida por ‘envenenamento cucúrbita’ ou ‘síndrome tóxico de abóbora’.
A abóbora é um membro da família das cucurbitáceas, que também inclui alimentos como o melão ou o pepino.
E podem produzir uns químicos, conhecidos por cucurbitinos, que se caracterizam por um sabor amargo intenso e têm um efeito tóxico nas células humanas.
Regra geral, as plantas são geneticamente modificadas de forma a produzirem valores mínimos destes químicos, mas ocasionalmente alguns destes alimentos podem conter níveis tóxicos prejudiciais para quem os ingere.
Já sabe – se provar abóbora e a achar azeda ou com sabor que foge do normal pare de comer o alimento e fique atento aos possíveis sintomas.