:

Quais são os efeitos do consumo em excesso de abóbora?

Samuel Magalhães
Samuel Magalhães
2025-06-24 14:04:14
Count answers : 16
0
As sementes de abóbora podem ser difíceis de digerir para quem tem condições como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn ou colite ulcerativa. O seu consumo pode causar inchaço, gases ou desconforto abdominal. Por serem ricas em gorduras, mesmo que saudáveis, as sementes de abóbora podem agravar os sintomas de refluxo, como azia e queimação. As sementes de abóbora contêm oxalatos, compostos que podem contribuir para a formação de cálculos renais em indivíduos predispostos. Embora ricas em nutrientes, as sementes de abóbora possuem gorduras que, em excesso, podem sobrecarregar o fígado, especialmente em pessoas com condições como esteatose hepática ou insuficiência hepática. As sementes de abóbora podem ser uma fonte de carboidratos, especialmente quando consumidas em grandes quantidades. Isso pode impactar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes que precisam de controle rigoroso.
Maria Gomes
Maria Gomes
2025-06-24 13:12:44
Count answers : 17
0
Alguns benefícios da semente de abóbora incluem a presença de nutrientes como proteínas, fibras, ferro, magnésio e zinco, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Isso pode favorecer a saúde da próstata, melhorar a qualidade do sono e contribuir para a saúde cardiovascular e digestiva. No entanto, é importante consumi-la com moderação, pois apresenta muitas calorias. A semente de abóbora é rica em fósforo, o que pode ser um problema para pessoas com problemas renais, que devem monitorar a ingestão desse mineral. Além disso, é fundamental observar a reação ao consumir essa parte do alimento para evitar qualquer alergia específica.
Miriam Nunes
Miriam Nunes
2025-06-24 08:50:58
Count answers : 16
0
Horas após ter ingerido sopa feita com o vegetal, uma das mulheres desenvolveu sintomas tipicamente atribuídos à ocorrência de uma intoxicação alimentar, incluindo vômitos, diarréia e náuseas. Além dela, membros da sua família tiveram reações similares. O estado de saúde dela ainda teria piorado após a primeira semana e ela passou por um período de perda substancial de cabelo, de acordo com um relatório publicado no JAMA Dermatology. No segundo caso, a outra mulher também teria sido afligida por vômitos. E, três semanas após comer a sopa, teria perdido uma quantidade significativa de cabelo, incluindo a queda de pelos nas axilas e na zona púbica. As duas mulheres teriam desenvolvido uma condição conhecida por ‘envenenamento cucúrbita’ ou ‘síndrome tóxico de abóbora’. A abóbora é um membro da família das cucurbitáceas, que também inclui alimentos como o melão ou o pepino. E podem produzir uns químicos, conhecidos por cucurbitinos, que se caracterizam por um sabor amargo intenso e têm um efeito tóxico nas células humanas. Regra geral, as plantas são geneticamente modificadas de forma a produzirem valores mínimos destes químicos, mas ocasionalmente alguns destes alimentos podem conter níveis tóxicos prejudiciais para quem os ingere. Já sabe – se provar abóbora e a achar azeda ou com sabor que foge do normal pare de comer o alimento e fique atento aos possíveis sintomas.