O ioga é bom para depressão?
Tatiana Costa
2025-09-16 13:24:18
Count answers
: 19
Uma nova revisão de estudos publicada no British Journal of Sports Medicine concluiu que a prática de ioga é capaz de reduzir sintomas depressivos em pessoas que sofrem de ansiedade, estresse pós-traumático e depressão.
A pesquisa avaliou um total de 1080 voluntários, que para obter os benefícios da atividade física no combate à depressão praticaram modalidades como hatha ioga, vinyasa e svyasa de duas a três vezes por semana, por 20 a 90 minutos, durante uma média de seis semanas.
Além disso, a ciência já comprou que a prática regular de ioga é capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, melhorar a memória e aliviar dores nas costas crônicas.
Os movimentos podem ser feitos por iniciantes e têm como foco principal fortalecer e aliviar a tensão e dores na região das costas —um problema que muita gente anda enfrentando durante a quarentena, já que ficamos sentados ou deitados a maior parte do dia.
O professor Marcus Rojo mostra seis posturas de hatha ioga que vão ajudar a garantir os benefícios trazidos pela modalidade, entre eles o combate à depressão comprovado no estudo.
Mariana Teixeira
2025-09-09 17:38:55
Count answers
: 21
A prática regular de ioga auxilia no combate à ansiedade e depressão em pessoas idosas.
A pesquisa aponta que a melhora sobre os sintomas ansiosos e depressivos foi verificada a partir de uma contagem global em um conjunto de perguntas envolvendo sintomas característicos.
Quanto maior a frequência e o período dedicados à prática, mais expressivos serão os efeitos de maneira global.
Os exercícios de ioga “vêm chamando cada vez mais atenção como um sistema eficaz para a administração do estresse, redução de sintomas ansiosos e depressivos e a promoção de bem-estar e qualidade de vida”.
A prática de ioga representa uma possibilidade de intervenção acessível e segura para a prevenção e promoção de saúde cognitiva da população crescente de idosos, atuando de forma efetiva na qualidade de vida deles.
Iara Castro
2025-09-08 05:52:00
Count answers
: 22
Isso poderia abrandar sintomas da depressão. Níveis adequados de GABA deixam a pessoa mais tranquila. Ele exerce um efeito 'ansiolítico'. Os resultados apontaram que ambos os grupos apresentaram melhoras depois de 90 dias de prática. A análise da ressonância magnética por imagem revelou que os níveis de GABA depois deste período ficaram elevados em comparação a antes do início das sessões, por aproximadamente quatro dias após a última aula. Até onde sabemos, esse é o primeiro estudo que correlaciona GABA, ioga e sintomas de depressão.
Raquel Pinheiro
2025-08-26 10:55:32
Count answers
: 14
Mas, de acordo com uma nova pesquisa publicada no Journal of Clinical Psychiatry, o ioga pode ajudar a reduzir sintomas depressivos.
Além disso, alguns dos participantes que só compareciam às aulas uma vez por semana ainda viram o benefício da diminuição dos sintomas depressivos.
No entanto, outros estudos já comprovaram que a prática regular de qualquer tipo de ioga pode ajudar nos sintomas de depressão, assim como de ansiedade e outros problemas de saúde mental.
O ioga ajuda e dá força para lidar tanto com a ansiedade e o estado de euforia quanto com a depressão e as crises de pânico, por exemplo.
Então, seja numa sala quente e úmida, seja num estúdio tranquilo e confortável, encontrar determinação para praticar ioga, mesmo que apenas uma vez por semana, pode fazer a diferença na sua batalha contra a depressão.
Ioga para depressão.
Melissa Lopes
2025-08-23 21:01:49
Count answers
: 16
A lista de benefícios que a prática da ioga pode trazer para o organismo não para por aí. Essa arte que combina posições físicas com respiração controlada e meditação também ajuda a reduzir, o estresse, a ansiedade e a depressão. Isso porque a ioga parece controlar as respostas do organismo ao estresse e a ansiedade, por exemplo, reduzir a frequência cardíaca, a pressão arterial e a percepção de dor conforme apontam alguns estudos.
Já a respiração controlada praticada na ioga ajuda a aliviar a depressão.
Para idosos e pessoas que sobreviveram a algum trauma, a ioga também pode melhorar o humor e a qualidade de vida no geral.
Diogo Freitas
2025-08-16 18:48:34
Count answers
: 16
A ioga é capaz de diminuir os sintomas da depressão.
Uma pesquisa feita pelo Centro Médico de Veteranos de São Francisco identificou redução significativa dos sintomas da doença após oito semanas de prática de hatha ioga.
Pacientes com níveis altos de depressão reduziram significativamente seus sintomas.
Os estudos sugerem que intervenções utilizando ioga são uma promessa para estados depressivos e alternativas viáveis para pacientes com depressão crônica e resistentes ao tratamento.
Os pesquisadores alertam, no entanto, que a prática deve ser combinada com os tratamentos convencionais para depressão.
Neste momento, podemos apenas recomendar a ioga como uma abordagem complementar, provavelmente mais eficaz em conjunto com abordagens padrões oferecidas por terapeutas licenciados.
Claramente, a ioga não é um remédio, mas com base em evidências empíricas, parece haver muito potencial para isso.
Dinis Melo
2025-08-09 16:15:53
Count answers
: 18
A ioga libera serotonina, endorfina e propamina, substâncias capazes de aumentar a oxigenação sanguínea, o relaxamento muscular e a sensação de prazer.
Soma-se a isso a redução dos níveis de cortisol, um hormônio ligado ao estresse.
O princípio ativo desse antidepressivo natural é a respiração.
Feitos lentamente e aliados à meditação, os exercícios respiratórios da ioga, chamados de pránáyáma, melhoram a oxigenação do cérebro e incrementam a produção dos hormônios relacionados à sensação de bem-estar.
Algumas posturas iogues dão uma forcinha extra ao estimularem o funcionamento de órgãos como a tireóide, responsável pela produção de hormônios que gerenciam a velocidade das reações químicas de todas as células do corpo – o mau funcionamento dessa engrenagem é uma das principais causas dos distúrbios emocionais.
O alívio de sintomas como taquicardia, excesso de preocupação e pensamentos desorganizados – típicos de ansiedade e depressão – chega acompanhado pelo autoconhecimento e pela tranqüilidade.
A ioga e a meditação atuam como terapia complementar.
Matheus Baptista
2025-07-28 11:19:49
Count answers
: 20
Por meio de técnicas que combinam respiração e meditação, a prática da ioga tem se mostrado eficaz contra os sintomas da ansiedade e da depressão.
Tanto é assim que a ioga foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma estratégia efetiva no enfrentamento de problemas relacionados à saúde mental.
Além dos benefícios da ioga para ansiedade e a saúde mental, a prática também traz vantagens significativas para a saúde como um todo.
Integrar a ioga à sua rotina pode ter um impacto significativo na sua qualidade de vida.
Samuel Faria
2025-07-28 09:58:59
Count answers
: 24
De acordo com um estudo feito por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, algumas sessões aquecidas de ioga podem reduzir significativamente os sintomas de depressão em pacientes com quadro grave ou moderado da doença. Os sintomas depressivos foram reduzidos mesmo em participantes que fizeram apenas uma sessão de hot ioga, sugerindo que aulas uma vez por semana poderiam ser benéficas se comparadas a nenhum tratamento para a depressão. A equipe de pesquisa observou que 44% das pessoas do grupo que fez ioga tiveram resultados acima do esperado. Segundo esses voluntários, os sintomas depressivos foram tão baixos que eles acreditavam estar em remissão da doença. Os outros 66% dos participantes do grupo relataram diminuição na depressão geral. Intervenções baseadas em ioga e calor podem potencialmente mudar o curso do tratamento para pacientes com depressão. Pesquisas futuras são necessárias para explorar se o calor tem benefícios superiores aos da ioga no tratamento da depressão, especialmente dadas as evidências promissoras da hipertermia de corpo inteiro como tratamento para o transtorno depressivo maior.
Read also
- O yoga ajuda a aliviar o estresse?
- Quais exercícios de yoga podem ajudar a combater a ansiedade?
- Como o yoga pode ajudar a controlar a raiva?
- Quais são 5 benefícios do yoga?
- Como relaxar e diminuir o estresse?
- Como desestressar rápido?
- Quais exercícios podem ajudar a diminuir o cortisol?
- Qual exercício alivia a ansiedade?