:

O que é agachamento livre?

Alexandra Pinheiro
Alexandra Pinheiro
2025-07-29 03:36:05
Count answers : 17
0
O agachamento livre é um exercício de treinamento de força que envolve o movimento de flexão dos quadris e joelhos, com os pés posicionados na largura dos ombros. É uma técnica fundamental em muitos programas de condicionamento físico. Este exercício trabalha principalmente os músculos das pernas, como: Quadríceps, Isquiotibiais, Glúteos. Além disso, também fortalece a região lombar, os músculos do core e os músculos estabilizadores.
Lorena Mota
Lorena Mota
2025-07-29 00:35:51
Count answers : 13
0
O agachamento livre é um exercício muito popular na musculação, pois trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo e pode ser feito sem a necessidade de equipamentos específicos. O agachamento livre é um exercício multiarticular que trabalha diversos músculos, incluindo: Quadríceps femoral Glúteos Isquiotibiais Panturrilhas Músculos do core A execução correta do agachamento livre envolve duas fases: Flexão/extensão de quadril Flexão/extensão de joelhos O movimento começa com os pés afastados na largura dos ombros, as costas eretas e a barra apoiada na altura dos ombros. Na fase de flexão de quadril, o objetivo é inclinar o tronco para frente e empurrar o quadril para trás, mantendo os joelhos flexionados. Na fase de extensão de quadril, o objetivo é retornar à posição inicial, estendendo os joelhos. O agachamento livre oferece diversos benefícios, incluindo: Fortalecimento dos músculos das coxas e do core Melhora da postura Aumento da densidade óssea Contribui no processo de emagrecimento Melhora a estabilidade e equilíbrio.
Vasco Fernandes
Vasco Fernandes
2025-07-29 00:10:36
Count answers : 19
0
No agachamento livre são necessários mais força, equilíbrio e coordenação. Consequentemente, há uma maior necessidade de ativação muscular dos músculos principais do movimento e estabilizadores, o que o torna mais difícil para indivíduos iniciantes, já que aumenta a demanda por equilíbrio e coordenação. O agachamento livre com barra trabalha principalmente quadrícepos, glúteos e isquiotibiais, além de recrutar core, músculos da parte inferior das costas e panturrilhas como músculos estabilizadores. Já na barra livre o praticante consegue adquirir mais força e maior funcionalidade, gerando uma melhora significativa na coordenação e no equilíbrio, além de proporcionar movimentos mais naturais. Em resumo, um poderá servir no treinamento para iniciantes, promovendo mais estabilidade, enquanto o outro irá dificultar o exercício, aumentar a intensidade e promover um movimento mais natural, ativando músculos do core, ou seja, o centro do corpo, fornecendo mais benefícios e estabilização corporal. Em geral, se o aluno busca força funcional, o agachamento livre é mais indicado.