:

O que é melhor para dor lombar, quente ou frio?

Emanuel Anjos
Emanuel Anjos
2025-08-07 19:21:16
Count answers : 12
0
Recorrer a gelo ou a calor pode ser muito útil para reduzir a dor. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na zona da lesão, contribuindo para a redução da inflamação e inchaço, e atua como analgésico. O calor ativa o fluxo sanguíneo e é utilizado como relaxante muscular ou analgésico. O calor é indicado para dor lombar ou de pescoço, por exemplo.
Bruno Reis
Bruno Reis
2025-08-07 18:37:06
Count answers : 20
0
A compressa fria deve ser utilizada em caso de pancadas, tendinites, distensões musculares, lesões articulares, artrite, ou após exercícios. O gelo tem a função de diminuir o fluxo sanguíneo na região afetada, amenizando o inchaço e a inflamação. Na região das costas, a compressa fria causará uma vasoconstrição. Com isso, processos inflamatórios serão reduzidos, fazendo com que edemas e hematomas sejam drenados com mais facilidade. Já a compressa quente é utilizada para aliviar dores musculares, hematomas já formados, torcicolos, e situações infecciosas em que há inflamação com formação de pus. A compressa quente, quando aplicada nas costas, causará uma vasodilatação, relaxando a musculatura e sendo mais utilizada em lesões crônicas. Além de aumentar o fluxo sanguíneo, ela propiciará o aumento da mobilidade e o relaxamento dos músculos.
Edgar Freitas
Edgar Freitas
2025-08-07 16:14:48
Count answers : 14
0
Como regra geral, é melhor aplicar a terapia fria na região lombar nas primeiras 24 a 72 horas após a lesão lombar. A aplicação da terapia fria pode minimizar sua inflamação e inchaço - o que, por sua vez, pode reduzir sua dor. Depois que o inchaço inicial e a inflamação tiverem diminuído, a terapia de calor pode ser usada para estimular a cura na região lombar. A aplicação da terapia de calor estimula o fluxo sanguíneo para a área, que traz oxigênio e nutrientes restauradores. Além disso, o calor pode inibir a transmissão de sinais de dor ao cérebro e diminuir sua rigidez. Encontrar o equilíbrio entre o frio e a terapia de calor para a dor lombar crônica é um processo de tentativa e erro - e o que pode funcionar para um paciente pode não funcionar para outro. Mas quando se trata de exercício, muitas pessoas com dor lombar crônica optam por terapia de calor, ajudando a aquecer os músculos, enquanto a terapia fria ajuda com dor e inflamação posteriormente.
Iara Machado
Iara Machado
2025-08-07 15:01:19
Count answers : 17
0
O frio reduz a circulação sanguínea e a atividade nervosa, o que ajuda a diminuir a dor e a inflamação e os hematomas. Aplicar gelo ou uma compressa fria num músculo ou zona específica do corpo é o mais adequado em situações isoladas, muitas vezes associadas à atividade desportiva ou exercício físico. Já o calor tem um efeito benéfico no alívio de dores, na flexibilidade dos músculos ou na recuperação de zonas doridas. Se o frio ajuda em casos agudos, como tratamento inicial, o calor é mais útil a médio e longo prazo, através de uma aplicação continuada. O calor relaxa os músculos e aumenta a circulação do sangue. Não deve usar-se calor em feridas, bolhas, e em zonas com inchaço e inflamação, onde o frio é mais adequado. Em geral, é importante que não haja um contacto direto com a pele, principalmente no caso do gelo, e deve ir-se monitorizando a zona para prevenir danos associados à temperatura. Tanto o calor como o frio podem ser aplicados várias vezes ao dia, mas convém que a pele volte à sua temperatura e cor normais antes de repetir o tratamento. A aplicação de gelo ou exposição ou frio deve ser feita por períodos curtos - habitualmente, não deve ultrapassar os 20 minutos - e pode ser repetida. Pessoas que tenham dificuldades de circulação do sangue ou alterações da sensibilidade como a diabetes, devem evitar usar tratamentos de frio. O calor é mais útil a médio e longo prazo. A aplicação de calor pode ser continuada durante cerca de 30 minutos a duas horas. O frio é mais adequado em casos agudos.