Quais treinos uma criança pode fazer?

Rodrigo Reis
2025-08-07 22:17:07
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Exemplo de exercícios que desenvolvem cada capacidade:
Força
Transporte de objetos pesados: Utilizando garrafões de água, podem estar mais cheios ou mais vazios consoante o grau de dificuldade que queira impor, a criança deve transportar o mais rápido possível 6 garrafões de um ponto A para um ponto B.
A tarefa pode ser cronometrada para ver a evolução ou aumentar o peso dos garrafões.
Resistência
Corridas de bicicleta: Defina um percurso para realizar de bicicleta que possa durar entre 4 a 5 min (por exemplo numa ciclovia) e repita este percurso 5 vezes com pequenas pausas para descansar.
Sendo uma corrida, ganha o melhor de 5.
Velocidade
Estafetas: Por equipas, ganha a equipa que concluir um percurso de corrida à vez, no menor tempo.
Pode variar o testemunho (pedaços de cabo de vassoura, cenouras, rolos de papel…).
Flexibilidade
Passos de gigante: Num espaço determinado (corredor de casa) a criança deve tentar percorrer uma distância com o menor número de passos possível (sem saltar).
Pode colocar as mãos no chão, mas não deve ter os dois pés no ar simultaneamente.
Contar o número de passos realizados, quanto menos melhor.
Orientação espacial
Caça ao tesouro: num papel, desenhe um mapa do espaço a utilizar e identifique o local do tesouro.
As crianças devem saber identificar o meio ambiente através do mapa e procurar o objeto.
Para controlar o grau de dificuldade, o mapa pode ter referências espaciais ou não.
Diferenciação Cinestésica (capacidade de manipular objetos com precisão)
Tiro ao alvo: espalhar latas vazias em vários locais, a criança com bolas feitas de meias enroladas tenta derrubar as latas.
Pode variar a dificuldade através do tamanho das latas, ou da distância de arremesso.
Reação
Tempo de reação complexa: num espaço amplo com vários objetos (jardim, pavilhão, parque…) o adulto conta uma história enquanto as crianças estão sentadas de pernas cruzadas (pode variar a posição de partida).
Cada vez que na história se menciona uma cor, cada criança deve procurar no meio envolvente um objeto dessa cor.
Ganha o primeiro a tocar ou trazer o objeto correto.
Ritmo
Concurso de coreografias: em pequenos grupos, é dado uma música e tempo para ensaios (10 a 15 min) e após esse tempo, cada grupo mostra a coreografia que inventou, onde todos os membros do grupo têm de participar.
O adulto é o júri que pontua cada atuação.
Equilíbrio
Pegadas perdidas: Imprima formas de pés e mãos e distribua pela casa de forma a fazer um caminho entre uma divisão e outra.
A criança deve realizar o percurso apenas utilizando o apoio solicitado pelo desenho no chão.
Para variar a dificuldade, aumente ou diminua o espaço entre os apoios.
Para tornar os exercícios ainda mais divertidos, pode fazer um circuito que inclua vários exercícios em sequência: Corrida, saltos, equilíbrios, pontaria, rolamentos e deslocamentos variados (gatas, rastejar, caranguejo…), força e mudanças de direção.

Álvaro Esteves
2025-08-07 18:41:40
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Crianças pequenas e em idade pré-escolar, por exemplo, devem ser fisicamente ativas durante o dia com atividades adequadas para o seu desenvolvimento, podem correr, dançar e participar de jogos que promovam o movimento.
Crianças de 3 a 5 anos: Ser fisicamente ativas durante o dia para promover o crescimento e o desenvolvimento; Incentivar brincadeiras e atividades que envolvam movimento.
Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos: Fazer pelo menos 60 minutos diários de atividade física de moderada a vigorosa; Incluir atividades aeróbicas, como correr, nadar ou andar de bicicleta; Realizar atividades de fortalecimento muscular e ósseo, como escalar, fazer flexões, saltar ou correr, pelo menos três dias por semana.
A partir dos 6 até os 12 anos já é recomendado fazer até 60 minutos de atividade física moderada por dia, como: futebol, basquete, ginástica, natação, entre outros exercícios que fortaleçam os músculos e os ossos.
Já os adolescentes e jovens, de 13 anos em diante, podem fazer tudo, inclusive treinamento de força e exercícios de resistência, sempre com orientação adequada de profissional para evitar lesões.
É crucial diversificar as atividades para desenvolver rapidamente as habilidades motoras, a força, a flexibilidade e a resistência cardiovascular.
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