:

Qual atividade física melhora a ansiedade?

Rita Pinho
Rita Pinho
2025-08-15 06:03:30
Count answers : 26
0
Estudos mostraram que pacientes com depressão em tratamento com psicoterapia responderam melhor ao tratamento quando associados a exercícios físicos moderados. Em 2023, estudo do Journal of Affective Disorders acompanhou 141 pacientes por 16 semanas e mostrou que, para depressão ou ansiedade patológica, correr duas vezes na semana pode ter efeito semelhante ao proporcionado por medicamentos antidepressivos e ansiolíticos. Isso porque a atividade física libera hormônios que contribuem para a sensação de bem-estar e aumenta a disponibilidade de serotonina e dopamina, regulando o humor e a sensação de felicidade. Além de aliviar o estresse e melhorar os sintomas de depressão e ansiedade, a prática de exercícios auxilia pacientes com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Entre as atividades recomendadas para manter a saúde mental estão caminhada, corrida, pilates, natação, ciclismo, musculação e a exercícios aeróbicos junto com os de resistência. Os benefícios incluem liberação de endorfinas e de neurotransmissores, redução de estresse, sensação de bem-estar, combate à obesidade e melhora da autoestima, melhor qualidade do sono. Por isso, vale lembrar que qualquer atividade física é melhor que o sedentarismo e que pessoas sedentárias podem experimentar melhoras na saúde mesmo com um volume de exercício menor que os 150 minutos semanais de atividade moderada recomendados.
Alexandre Abreu
Alexandre Abreu
2025-08-07 20:14:30
Count answers : 15
0
Observou-se que todos os tipos de exercícios físicos são benéficos para a saúde mental dos jovens com sintomas de ansiedade, mas a prática de treinos de resistência se destacou. Os resultados foram melhores para tratamento e prevenção da depressão em indivíduos jovens quando o treino resistido é praticado de três a quatro vezes por semana, com sessões de 30 a 60 minutos e duração superior a seis semanas. Para os indivíduos com depressão, atividades como a musculação levaram a benefícios 94,9% significativos no tratamento da condição. A pesquisa foi feita a partir da revisão de dados de 58 publicações anteriores sobre o tema. O estudo comparou a resposta dos participantes a diferentes categorias de exercícios, incluindo os de resistência, aeróbicos, mistos e mente-corpo. Realizar exercícios de respiração, ingerir chá calmante, tentar conversar com alguém de confiança, descansar, desligar a mente, fazer atividades físicas que goste ou tentar manter o pensamento em algo que dê conforto são algumas dicas que podem ajudar a aliviar o problema.
Luís Neves
Luís Neves
2025-08-07 18:55:50
Count answers : 14
0
A prática de atividade física pode ser uma forte aliada no controle da ansiedade, ajudando a reduzir os sintomas e a melhorar o bem-estar geral. Isso porque o exercício físico estimula a liberação de neurotransmissores como serotonina e endorfina, que estão diretamente associados ao aumento da sensação de prazer e relaxamento. Além disso, exercitar-se regularmente também melhora a qualidade do sono e ajuda a manter a mente mais focada e estável. Os exercícios físicos têm a capacidade de modular a atividade de neurotransmissores — moléculas químicas essenciais no funcionamento do sistema nervoso central — ajudando a aliviar e, em alguns casos, até reverter esses transtornos. Especialistas recomendam, no entanto, modalidades que combinem aspectos de movimentação, respiração e relaxamento, proporcionando maior controle sobre o corpo e a mente. “Segundo estudos, a prática de exercícios aeróbicos, como corrida e natação, estimula a liberação dos neurotransmissores serotonina e endorfina, que possuem um efeito analgésico natural e contribuem para a melhora do humor”.