Atividades físicas podem auxiliar no gasto de energia de crianças com TDAH, que costumam ter um acúmulo maior de energia, que não conseguem ficar paradas e que são mais curiosas do que as demais que não são diagnosticadas com o mesmo tipo de condição neurológica crônica.
A Atividade Física também é uma forma válida para auxiliar no tratamento de pessoas com TDAH, já que, de acordo com estudos, ela é uma importante aliada para a melhoria tanto da concentração quanto da função cognitiva da criança.
Algumas opções incluem andar de bicicleta, que oferece uma sensação de liberdade, ajuda no equilíbrio e na concentração, e ainda permite conhecer lugares e pessoas novas.
Outras opções incluem atletismo, ginástica e dança, que proporcionam uma melhora na coordenação e na habilidade de socialização, além de serem benéficas para o fortalecimento físico e o gasto de energia.
O futebol também é uma opção, pois ajuda a aprender e a mostrar perseverança, além de promover a empatia e a tolerância entre os colegas.
A natação é outro esporte que permite uma queima de energia e instiga maior interesse pela vida, desde que a criança se divirta enquanto realiza o exercício.