:

Qual a melhor atividade física para criança de 7 anos?

Helena Garcia
Helena Garcia
2025-09-04 07:42:56
Count answers : 20
0
Atividades físicas ideais para os pequenos são as brincadeiras tradicionais, com muito movimento, como pega-pega, esconde-esconde, jogos com bola, subir em árvore, pular corda, amarelinha, entre outras. Já a partir dos 6 até os 11 anos de idade, inicia-se a compreensão de regras e de limites. As artes marciais podem ser alternativas para a fase dos 6 aos 8 anos. Em relação à parte física, na faixa etária de 6 a 8 anos, a criança ainda está desenvolvendo suas habilidades, mas não tem velocidade nem força para praticar esportes de competição. As atividades indicadas são modalidades individuais, como a corrida, as artes marciais e a ginástica.
Isabela Simões
Isabela Simões
2025-08-23 21:59:29
Count answers : 18
0
A atividade, tanto para psicólogos quanto para profissionais de educação física, é tida como fundamental para crianças antes da idade escolar, entre 2 e 7 anos. Brincar com seus filhos no escorregador, gira-gira, tanque de areia, balanço e gangorra são ótimas chances de incentivar o gosto pelas atividades físicas e ao ar livre nos pequenos. Depois dos 7 anos de idade, atividades que desenvolvam a coordenação motora e a identificação de ritmo e tempo nas brincadeiras é importante – e pular corda é uma ótima opção, pois as crianças aprendem a se equilibrar revezando os pés, além de aprender a fazer os movimentos básicos de agachar e girar. O balé também é uma atividade que pode ser iniciada aos 7 anos de idade e trabalha, além dos músculos do corpo todo, flexibilidade, disciplina, musicalidade e ritmo. A ginástica olímpica é outra opção divertida e que trabalha disciplina e força, e crianças a partir dos 4 anos de idade já podem começar a se aventurar no esporte. O futebol é um esporte que pode ser praticado por crianças a partir dos 7 anos de idade e ajuda a desenvolver resistência e coordenação motora, além de trabalhar habilidades sociais como o trabalho em equipe. O karatê é uma arte marcial que pode ser iniciada a partir dos 4 anos de idade e ajuda a reforçar a disciplina e o respeito às regras sociais nas crianças, além de trabalhar força e coordenação motora. A natação é um esporte aquático que pode ser iniciado a partir dos 6 meses de idade e ajuda a melhorar a respiração, o equilíbrio, a força, a coordenação motora e a velocidade, além de desenvolver habilidades psicomotoras. Pedalar é um ótimo exercício que pode ser feito com a família toda envolvida e a partir dos 3 anos, a criança já pode começar a se aventurar num modelo com rodinhas, e depois, ir aprendendo a se equilibrar sem a ajuda delas. A videogame é uma opção para as crianças saírem um pouco do sofá, que une a diversão do jogo de videogame com as atividades físicas, mas é importante que a criança faça atividades físicas acompanhadas de um profissional da área.
Fernando Garcia
Fernando Garcia
2025-08-15 08:26:16
Count answers : 23
0
A partir dos 6 anos, atividades esportivas em grupo, como futebol, basquete e vôlei, podem ser introduzidas, favorecendo a socialização, o trabalho em equipe e o espírito competitivo saudável. Atividades relacionadas à mobilidade como a prática de skate, corridas e de ciclismo também podem ser experimentadas. É preciso respeitar o gosto individual de cada criança, até para obter resultados durante a prática. Estes indicativos são apenas para referência, mas os pais devem ter em conta o ritmo de crescimento, o desenvolvimento global e as habilidades de cada criança ou adolescente. O leque de atividades é vasto, sempre haverá alguma que se encaixe na rotina da criança. A atividade física vai muito além da estética. A gente tem estímulos motores, cognitivos e psicomotores. Então, o ideal é fazer atividades variadas, pensando na manutenção da saúde.
Sara Barros
Sara Barros
2025-08-07 22:36:31
Count answers : 24
0
Crianças focadas e que apresentam boa coordenação podem aproveitar ao máximo a prática de esportes coletivos, como o vôlei, futebol, basquete e handebol. Para as mais inquietas ou distraídas, a natação e o atletismo são opções recomendadas. Os pequenos com disciplina e autocontrole podem render bastante em atividades como ginástica, balé, tênis ou artes marciais. Segundo a SBP, crianças e adolescentes de 6 a 19 anos devem acumular pelo menos 60 minutos diários de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, que aumentam as frequências respiratória e cardíaca. Os especialistas destacam que atividades intensas ajudam no fortalecimento e desenvolvimento de músculos e ossos e devem ser feitas pelo menos três vezes por semana.