Qual exercício é bom para estresse e ansiedade?

Filipa Batista
2025-09-14 18:50:11
Count answers
: 21
Para beneficiar-se da respiração, não basta deixá-la em modo automático e superficial.
Os chamados exercícios respiratórios exigem plena consciência da entrada de oxigênio no organismo - com inalações prolongadas, é possível fortalecer o corpo e acalmar a mente ao mesmo tempo.
Para trazer consciência à maneira de respirar, há uma variedade de exercícios de respiração que aliviam e reduzem os sintomas de estresse e ansiedade.
A respiração 4-7-8 é uma grande aliada para fortalecer a função pulmonar e, simultaneamente, conter pensamentos acelerados, sendo utilizada principalmente antes de dormir (mas é útil em qualquer momento de ansiedade).
Essa prática pode colocar seu cérebro em um estado de relaxamento, reduzindo o risco de problemas de saúde como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
20 minutos diários de respiração diafragmática pode melhorar a qualidade da respiração natural, além de reduzir a ansiedade e o estresse.
A proposta do relaxamento progressivo é juntar o bem-estar muscular com uma respiração consciente e leve, o que beneficia o sono e alivia tensões musculares.
Assim como nas técnicas anteriores, é necessário estar plenamente atento nos movimentos respiratórios e no relaxamento muscular.
Esta prática pode ser realizada enquanto sentado ou deitado confortavelmente.
Após entrar em um estado de calma, comece a perceber os músculos que estão tensos de alguma forma, como a testa, sobrancelhas e ombros.